Prontuário eletrônico: qual o melhor?

prontuário eletrônico

Além da telemedicina e da disponibilidade de terapias cada vez menos invasivas, novas ferramentas para o setor médico vêm surgindo ao longo dos anos. A modernização de processos ganha cada vez mais espaços dentro dos consultórios. A substituição do prontuário do paciente na modalidade física pelo prontuário eletrônico – o PEP – é um exemplo.

O anseio pela modernização dos atendimentos e agilidade de processos tende a dificultar a escolha pelo melhor prontuário eletrônico. Neste sentido, é interessante desvendar todas as funcionalidades de cada opção, entendendo seus diferenciais e analisando como será o impacto da ferramenta na rotina médica.

Para lhe auxiliar na escolha do prontuário eletrônico ideal, elaboramos nosso conteúdo de hoje. Ao final da leitura você estará pronto para contratar um sistema de PEP eficaz, seguro e que auxilie no gerenciamento da sua cartela de pacientes.

Fique conosco e saiba mais!

O que avaliar ao escolher um prontuário eletrônico?

A escolha do software médico de prontuário digital perfeito para o seu consultório deve ser minuciosa. Afinal, essa decisão impactará diretamente na gestão das consultas, avaliações e diagnósticos.

Existem alguns requisitos que valorizam certos prontuários eletrônicos e desqualificam outras opções, tornando-as insuficientes. A seguir, elencamos alguns tópicos que você deve avaliar antes desta importante aquisição. Veja agora!

Segurança dos dados dos pacientes

O acesso aos dados dos pacientes é restrito aos médicos envolvidos no tratamento, ao próprio paciente e seus representantes legais. Sendo assim, as informações presentes no prontuário do paciente não podem ser acessadas por terceiros. Aliás, é o que consta na Lei de Proteção de Dados, que também é aplicada a área da saúde.

Neste contexto, você, médico, deve manter todas as informações do prontuário em sigilo para terceiros, independentemente da ocorrência. Prontuários eletrônicos cujos dados sejam armazenados em servidores na nuvem são, de fato, os mais seguros. Isso porque inexiste a possibilidade de acesso via servidores locais.

O ideal, neste caso, é optar por um prontuário eletrônico que ateste essa segurança e utilize servidores de alta qualidade, bem como criptografia de dados.

Outro ponto importante se refere ao salvamento automático informações. Imagine que você está prescrevendo uma receita médica e, inesperadamente, acaba a energia do consultório. Sistemas instalados diretamente no computador dificilmente conseguirão armazenar os dados através de backup e, provavelmente, você precisará reiniciar o processo.

No caso de um software médico na nuvem, as informações serão salvas automaticamente, sem prejuízo. Isso significa muito mais segurança para a sua clínica.

Integração das informações

A integração e centralização de informações também é um aspecto fundamental dos prontuários eletrônicos.

Ter acesso fácil ao histórico do paciente permite um atendimento mais ágil e assertivo. E isso vale tanto para ações clínicas quando para o planejamento de marketing com foco na atração de novos pacientes.

Um sistema de PEP eficiente deve ser capaz de reunir, num mesmo software:

  • informações pessoais;
  • anexo de exames e demais avaliações médicas;
  • agendamento online de consultas, bem como disparo de lembretes;
  • medicações prescritas anteriormente;
  • gráficos e relatórios comparativos.

Adicionalmente, ao adotar um sistema PEP integrado, o médico responsável consegue compartilhar informações com equipes multidisciplinares através de interconsultas, elevando o nível do atendimento em todos os aspectos.

Caso o prontuário eletrônico não ofereça todas as essas funcionalidades, o processo de acompanhamento do paciente tende a ser menos ágil, passível de erros e inconsistências.

Acessibilidade

Consultórios médicos com acervos físicos não oferecem, definitivamente, facilidade ao médico. Além de exigir um espaço físico para armazenamento de cada prontuário ー que necessitam ser mantidos por no mínimo 20 anos ー a consulta as informações não auxilia o profissional em momentos cruciais e de emergência.

Para exemplificar, quando um paciente que já é acompanhado por um médico precisa de uma consulta multidisciplinar, a equipe de atendimento usualmente busca informações detalhadas junto ao médico de referência. Este por sua vez, necessita acessar o prontuário do paciente de imediato.

Se o médico está distante do consultório, tal consulta demoraria para ser concretizada. Por outro lado, se o prontuário eletrônico é utilizado, o histórico pode ser acessado de qualquer lugar via tablets, smartphones ou notebooks.

Personalização do prontuário eletrônico

Os melhores aplicativos de prontuário de paciente do mercado possuem interfaces personalizáveis. Sendo assim, é necessário verificar se o sistema permite que a adaptação dos prontuários de acordo com a especialidade e, principalmente, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Optar por um sistema passível de personalização promove agilidade à rotina médica no consultório, de modo que o profissional possa dedicar um tempo maior a construção da sua relação junto ao paciente.

Usabilidade

Se ao comprar um sistema de prontuário eletrônico você busca otimização do tempo, nada mais justo do que considerar o fato usabilidade na tomada de decisão. 

Então, antes de concluir a compra, o ideal é utilizar uma versão de testes para que seja possível testar todas as funções na prática. Os melhores sistemas ofereceram essa possibilidade!

A interface do sistema de software deve ser amigável e simples de utilizar. Uma boa análise pode ser iniciada pelo volume de informações que devem ser preenchidas e se há, ou não, preenchimento automático de informações comuns a todos os atendimentos.

Dê preferência para prontuários simples e intuitivos, com menus básicos, porém, que agreguem todas as informações necessárias.

Uma adendo importante: além dos itens mencionados, é interessante considerar o grau de dificuldade de operação do sistema. Uma verificação importante está relacionada ao tempo de execução das tarefas.

Assim, você deve avaliar, por exemplo, em quanto tempo você finaliza o cadastro de um novo paciente. Se a prescrição digital é ágil e intuitiva e se é possível solicitar o suporte técnico com praticidade. 

Além de toda a questão operacional que envolve o prontuário eletrônico, é válido destacar que a otimização das operações está amplamente ligada à saúde financeira do consultório. 

Se os atendimentos tornam-se mais ágeis graças a um bom software, consequentemente surgem mais horários vagos na sua agenda para novos pacientes, certo?

Qual o melhor prontuário eletrônico?

O melhor prontuário eletrônico é aquele que possui funcionalidades que atendem às necessidades do seu consultório para facilitar a sua rotina e aumentar seu resultado. Além disso, é preciso que ele seja seguro, fácil de usar, com custo operacional que caiba no seu orçamento e ofereça suporte de qualidade. 

Com essas informações em mãos, fica fácil saber como escolher o melhor prontuário! Cadastre-se no iMedicina e experimente!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: