Como um prontuário eletrônico pode alavancar os resultados do seu consultório

prontuário eletrônico

Com uma concorrência cada vez maior, os profissionais de saúde precisam investir em novas tecnologias para se diferenciarem e, consequentemente, conquistarem mais pacientes. Neste sentido, o prontuário eletrônico pode transformar a realidade financeira e administrativa do seu consultório.

Quer saber como? Então, continue a leitura. A seguir, você entenderá como essa ferramenta funciona e conhecerá todas as vantagens em implantá-la no seu negócio.

O que é um prontuário eletrônico?

Trata-se de um sistema desenvolvido para informatizar toda a gestão de uma organização de saúde, independemente do seu porte. Com a digitalização de diversas áreas da sociedade, o mundo mudou e com ele o comportamento de consumo das pessoas.

Assim, além de estarem mais exigentes, passaram a utilizar a internet para buscar avaliações e recomendações de empresas, prestadores de serviços e até de profissionais de saúde. O que isso tem a ver com o prontuário eletrônico? Tudo!

Ao dispor dessa ferramenta, você ganha agilidade e praticidade na execução dos processos internos do seu consultório. Com isso, há um considerável aumento de produtividade e também na qualidade do atendimento oferecido aos pacientes. 

Em consequência disso, eles têm uma melhor experiência com o seu trabalho, o que faz com que sejam fidelizados, recomendem o seu serviço e também façam avaliações positivas na internet. Por isso, o prontuário eletrônico pode prestar grande contribuição para o crescimento do seu consultório.

Prova disso é que a grande maioria dos hospitais, unidades de saúde e clínicas médicas já fazem uso dos prontuários digitais. Ademais, são ferramentas que automatizam diversas tarefas rotineiras, o que confere um grau maior de assertividade na execução.

Por que o prontuário eletrônico é uma ferramenta importante para alavancar meus resultados?

Por se tratar de uma inovação tecnológica, o software de prontuário dispõe de funcionalidades que agilizam e dão praticidade à rotina do consultório. Assim, você aumenta a qualidade da prestação de serviços e aprimora a experiência do paciente.

Neste sentido, a partir das muitas vantagens que oferece, é possível atrair novos pacientes e aumentar a lucratividade do consultório. A seguir, listamos os principais benefícios alcançados pela utilização de um prontuário digital.

Atendimento prático e ágil

Independentemente da tecnologia disponível, o carro-chefe de um consultório médico ainda é o atendimento, principalmente nos dias atuais, onde os pacientes exigem uma atenção ainda maior dos profissionais de saúde.

Com a informatização do prontuário do paciente, diversas tarefas que antes eram realizadas de forma manual pelos seus colaboradores, são automatizadas. Dessa forma, eles passam a dispor de mais tempo para oferecer aos pacientes, desde a recepção até a sala de espera.

Assim também ocorre durante o seu atendimento, pois, em função da ferramenta, não precisa mais passar parte da consulta preenchendo formulários. Como todas as fichas passaram a ser eletrônicas, são facilmente preenchidas e dados inseridos anteriormente são automaticamente replicados para outros documentos.

Da mesma maneira acontece com o tempo gasto para encontrar informações dos pacientes. Anteriormente, caso não houvesse uma boa organização, os funcionários perdiam muito tempo buscando as fichas de cada pessoa.

Agora, com a centralização das informações em um único lugar, basta uma simples pesquisa para encontrar todos os dados já registrados sobre determinado paciente. Assim, a rotina do consultório é otimizada.

Com isso, você oferecer o máximo de atenção possível ao paciente, o que se torna um diferencial do seu trabalho. Em consequência disso, ele tem uma excelente experiência e passa a recomendar e avaliar positivamente o consultório.

Organização e liberação de espaço físico

Em clínicas não informatizadas, toda a gestão é realizada com base em documentos físicos, exigindo um trabalho contínuo de organização da papelada. Dessa forma, há uma grande perda de tempo na execução desse processo.

Ainda, como em cada atendimento são preenchidas novas fichas e formulários, os documentos tendem a se acumular, formando pilhas de papel. Em resumo, manter um consultório analógico organizado é uma tarefa complexa e que demanda tempo.

Além disso, há uma grande necessidade em dispor de móveis e de espaço para o armazenamento das pastas de cada paciente, até daqueles que já não se consultam mais com você, pois os papéis precisam ser guardados por até 20 anos, como determina a legislação brasileira.

Por outro lado, ao dispor de um prontuário digital, todas as informações migram para um único sistema, que automaticamente as organiza, economizando tempo dos seus funcionários. Da mesma maneira, não há mais a necessidade de fazer o arquivamento físico dos documentos, liberando espaço físico no consultório.

Redução das despesas

O lucro de qualquer negócio não é determinado apenas pela captação de novos clientes, mas também pela diminuição nas despesas. Com um prontuário, você economiza na compra de papel e suprimentos de impressão, no aquisição de móveis para arquivo, na contratação de diferentes ferramentas, etc.

Conhecer o perfil do cliente com o prontuário eletrônico

A primeira tarefa de um profissional de saúde que deseja desenvolver estratégias para atrair mais pacientes é conhecer exatamente quem é o seu cliente ideal. Para isso, precisa saber quais são seus gostos, preferências, dados pessoais, etc.

Ao dispor de um prontuário digital, o trabalho para adquirir esses dados é facilitado, pois, basta gerar relatórios baseados nas características daqueles que já são pacientes. Dessa forma, é possível estabelecer um perfil para nortear todas as suas ações de marketing médico.

Prescrição digital integrada com bulário eletrônico

Outra vantagem dessa ferramenta é a funcionalidade de prescrição digital, que oferece ao profissional de saúde a possibilidade de prescrever medicamentos e exames de forma online, sem a necessidade de impressão, pois os documentos podem ser enviados para o paciente.

Além disso, esse recurso costuma ser integrado com um bulário eletrônico, que é um banco de dados que contém todas as informações de grande parte dos medicamentos. Assim, é possível evitar erros de posologia, dosagem e contraindicação.

Alto nível de segurança 

Os prontuários eletrônicos são sistemas que possuem um alto nível de segurança, principalmente quando baseados na nuvem, pois todos os registros são armazenados em servidores externos que atendem a legislações internacionais de proteção dos dados.

Agendamento online

Um dos principais problemas encontrados por pacientes é a dificuldade em conseguir marcar uma consulta com o seu médico. Isso porque depende da disponibilidade da linha telefônica ou da secretária.

Com o agendamento online, esse processo é facilitado, permitindo ao paciente que marque suas consultas pela internet, sem intermediários, necessitando apenas acessar o site médico, verificar a disponibilidade da agenda e escolher o melhor horário.

Enfim, é possível afirmar que a implantação de um prontuário eletrônico será um divisor de águas no seu consultório, aumentando a sua base de pacientes, a satisfação deles e de seus funcionários e a lucratividade do seu negócio.

Gostou das dicas? Faça download do ebook Clínicas Digitais e entenda como informatizar os seus consultório e alavancar os seus resultados.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: