Qual o perfil do profissional psicólogo?

Responsável por analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos do indivíduo, o profissional da psicologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das várias doenças de personalidades, doenças mentais e outros distúrbios.

Pesquisas apontam que a maior parte desses profissionais pertence ao gênero feminino e estão entre 26 e 44 anos de idade.

Mas, para além das questões de gênero e idade, qual é o perfil do psicólogo?

O que diz o Conselho Federal de Psicologia?

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo pode exercer sua profissão em equipes multiprofissionais ou individualmente, em instituições privadas ou públicas, organizações sociais informais ou formais, centros comunitários, postos de saúde, escolas e em áreas nas quais sua atuação seja pertinente.

O decreto de nº 53.464, Art. 4º, de 21 de janeiro de 1964 regulamenta a profissão do psicólogo no Brasil. Determina que a função do psicólogo é, dentre outras coisas, fornecer diagnósticos, orientação profissional e psicopedagógica, dirigir serviços em estabelecimentos públicos ou particulares, lecionar nas cadeiras de psicologia e ajudar na solução de problemas de ajustamento.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de psicologia prescrevem que os cursos de formação devem conferir aos profissionais a capacidade de:

– Desenvolver ações de prevenção, reabilitação e proteção à saúde psicológica do indivíduo;
– Avaliar, sistematizar e decidir condutas adequadas, baseando-se em evidências científicas;
– Liderar e tomar iniciativas;
– Aprender continuamente;
– Manter os princípios éticos da profissão;
– Ser comunicável e acessível.

Esta última habilidade é essencial, pois o psicólogo é um profissional das relações humanas.

 

Atuação

– Clínica: Trabalha na área de saúde, em equipe multidisciplinar ou individualmente. Auxilia na compreensão dos processos inter e intrapessoais. Realiza pesquisas, acompanhamentos e diagnósticos.

– Trabalho: Atua nas relações de trabalho em organizações formais ou não, individualmente ou em equipe. Responsável pela avaliação, elaboração de análises, recrutamento e seleção, pelos processos necessários na tomada de decisões, além de planejar e executar treinamentos.

– Trânsito: Desenvolve pesquisas sobre os processos psicológicos referentes aos problemas no trânsito. Realiza exames de aptidão em testes psicotécnicos, assessora no processo de implantação e elaboração de sistemas de sinalização e participa de trabalhos de prevenção de acidentes.

– Educação: Trabalha em instituições de ensino, corroborando para a compreensão do comportamento de educadores e educandos. Realiza pesquisas, diagnóstico e intervenção psicopedagógica e participa da elaboração de políticas do Sistema Educacional.

– Justiça: Trabalha em instituições governamentais ou não, atuando no planejamento e execução de projetos voltados aos direitos humanos, à cidadania e de prevenção à violência.

– Esporte: Realiza exames psicológicos dos esportistas, utiliza técnicas psicológicas, corroborando para a melhoria do desempenho do atleta/grupo.
Um “perfil universal”?

Não se pode falar num “perfil universal”, pois as áreas de atuação do psicólogo são inúmeras. Isso sem falar nas abordagens da psicologia (como a psicanálise, o behaviorismo e a psicologia cognitiva), cada uma com uma maneira distinta de analisar e de tratar o indivíduo e que possibilitam ao profissional atuar em consultório próprio, organizações, escolas, equipes multidisciplinar etc.

Por fim, é muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

E então? Gostou? Confira outros textos em nosso blog!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos