Redução de custos com software médico gratuito: muito mais do que parece

Redução de custos com software médico gratuito

Parece óbvio, mas não é! Um software médico gratuito possui um impacto na redução de custos muito maior do que você imagina. Não se trata apenas da economia em relação ao pagamento dessa solução. Mas do que ela pode te ajudar a alcançar.

Ao longo deste artigo, apresentaremos os fatores que contribuem para uma verdadeira redução de custos, por meio de um software médio gratuito, em todas as áreas do seu consultório ou clínica.

Acompanhe os detalhes!

A redução de custos depende, basicamente, da sua escolha

Para você, o que significa custo ou despesa?

A atual situação econômica do Brasil coloca profissionais de todas as áreas em uma jornada para reduzir custos, que por sua vez, a cada dia estão ficando maiores.

Nesse sentido, aumentar a produtividade da sua clínica ou consultório médico é uma boa opção para contornar a escalada dos custos.

Uma rápida pesquisa na internet revela que o processo de informatização é muito positivo para a produtividade, o faturamento e o lucro. No entanto, soluções digitais têm um custo — mesmo que elas sejam gratuitas.

Contraditório? Acredite: isso tem lógica!

O processo de escolha de um software médico gratuito envolve tempo e, no seu caso, isso significa dinheiro. Se a solução desejada é extremamente limitada ou possui funções que não agregam sua rotina, você não reduz custos.

Pagar por um software médico que você não conhece ou nunca usou, vai na contramão do seu desejo, porque a necessidade de substituí-lo virá mais cedo ou mais tarde do que imagina.

Sendo assim, a redução de custos depende, basicamente, da sua escolha — que não deve ser baseada apenas em uma mensalidade, e sim nos benefícios que o software médico gratuito entrega.

Não se trata apenas de uma mensalidade

É grande a variedade de sistemas de gestão para clínicas e consultórios. Considerando apenas as gratuitas, quais são os fatores que você deve analisar em cada uma?

Lembre-se: redução de custos não significa, apenas, deixar de pagar uma mensalidade!

Você deve analisar criteriosamente cada benefício oferecido pelo software médico gratuito, encontrando a maneira como ele supre uma ou mais necessidades de sua clínica ou consultório.

Listamos alguns fatores que merecem atenção:

Pagar para testar

Muitos softwares médicos se consideram “gratuitos”. No entanto, a maioria pede que você, antes de testar a solução, deixe cadastrado os dados de cartão de crédito.

O objetivo é claro: você usará o sistema por um tempo e, após isso, terá que pagar para continuar. É uma aposta e tanto. Afinal, não há a certeza de que o software suprirá as necessidades de gestão do seu empreendimento médico.

Funções muito limitadas

As empresas de software precisam sobreviver e suas soluções gratuitas são uma forma de atrair clientes. No entanto, muitas erram ao limitar demais todas as funções do sistema.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Nesse aspecto, é importante conferir uma relação de funções e verificar quais são limitadas, principalmente o cadastro de pacientes e o backup de informações.

Diferenciais que valem a pena  

Ainda de olho na lista de funções do software médico gratuito, observe quais delas são verdadeiros diferenciais competitivos.

Não é todo sistema sem custo que oferece, por exemplo, a possibilidade de seus pacientes realizarem agendamento online, muito menos o envio de e-mails e mensagens de texto com lembretes e confirmações de presença.

Observe os impactos causados pelo software gratuito na redução de custos

Agora que você viu que a redução de custos não se resume ao pagamento de uma mensalidade, apresentaremos os impactos que um software médico gratuito pode causar na sua clínica ou consultório.

A gestão pode ser feita com confiança e responsabilidade

Soluções digitais entregam dados muito precisos, pois são menos passíveis a erros humanos. Do ponto de vista da gestão, isso é muito positivo!

Como médico empreendedor (seu consultório não deixa de ser um empreendimento que precisa de uma boa administração) você precisa ter uma rotina inteligente e muito produtiva. Portanto, ao utilizar um bom software médico gratuito, ganhará confiança para assumir de vez a liderança dessa gestão.

Já que os dados são mais confiáveis e precisos, suas decisões serão tomadas com inteira responsabilidade — dimensionando os impactos delas.

Torna-se possível gerenciar a partir de qualquer hora e lugar

Caso escolha um software médico online, poderá gerir seu consultório ou clínica a qualquer hora ou lugar — basta estar conectado à internet.

Esse ganho em mobilidade é muito importante para a redução de custos, pois você pode executar tarefas mesmo não estando em sua sala.

Seus pacientes ganham uma nova forma de agendar consultas

Quando o software médico gratuito oferece soluções como o agendamento online, você abre um leque maior de possibilidades para o paciente.

A correria do dia a dia, em muitos casos, impede que potenciais pacientes entrem em contato com sua secretária em horário comercial para agendar uma consulta.

No entanto, com a possibilidade de fazer isso pela internet, sem intervenção humana, o paciente tem a chance de agendar no próprio tempo — seja ele no feriado, fim de semana ou fora do horário comercial.

Os agendamentos, por sua vez, são feitos com menos erros

Esqueça a confusão de cadernos, blocos de anotação ou planilhas que desconfiguram facilmente. Agendamentos feitos com o auxílio de um software médico gratuito são mais precisos!

Quanto menor for a quantidade de erros nos agendamentos, maior será sua redução de custos e o nível de satisfação dos pacientes.

Tudo está sob o seu controle, diferentemente do que ocorreria em uma terceirização da gestão

O software médico gratuito é fácil de usar e não há a necessidade de gastar com equipes especializadas para operá-lo. Você e sua secretária podem fazer isso com tranquilidade!

Sistemas assim, como o iMedicina em seu plano gratuito, são extremamente intuitivos e permitem uma curva de aprendizagem muito acentuada. Com poucos cliques, é possível entender seu funcionamento.

iMedicina ainda permite que você conheça funções como o envio de e-mails, criação e armazenamento de prontuário eletrônico e acompanhamento da nota de satisfação dos pacientes em seus atendimentos, além de serviços premium de identidade digital para quem sentir necessidade.

Faça uma escolha inteligente para obter a desejada redução de custos e tenha, em uma única solução, todas as ferramentas que seu consultório ou clínica precisa para crescer!

E em nosso e-book Guia Completo Sobre Software Médico Gratuito, você tem as principais informações para escolher o seu.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ainda não encontrou o que buscava?

iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro

Quem leu esse artigo também se interessou por esses:

O Paciente e o Uso da Internet

Aqui no iMedicina, atuamos com Marketing para Clínicas e Consultórios há cerca de 5 anos. Nos especializamos na área de saúde. Nos tornamos uma empresa Google

logo_horizontal-branco_simbolo

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me.

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Tudo isso com planos que começam GRATUITAMENTE

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.