Prontuário eletrônico: entenda por que investir

Prontuário médico eletrônico

O prontuário eletrônico é uma importante ferramenta tecnológica para médicos, pois garante mais segurança e qualidade no atendimento e diagnóstico de pacientes.

Ele também é conhecido como PEP, sigla para Prontuário Eletrônico do Paciente. Trata-se de uma versão digital para o documento que concentra os registros de saúde dos pacientes — agrupando informações do nascimento à morte.

As primeiras versões desse prontuário surgiram nos anos 1960, em grandes hospitais que eram parceiros de instituições de ensino como a Harvard.

As próximas décadas foram de avanço e, no Brasil, ele foi implementado em 2002, pela resolução nº 1638/2002 do Conselho Federal de Medicina.

Saiba por que investir em prontuário eletrônico e conheça seus principais benefícios!

As informações são integradas

O prontuário eletrônico permite que todas as informações e documentos a respeito do paciente sejam integrados em um único sistema — sem a necessidade de digitar manualmente.

Alguns sistemas de prontuário eletrônico possibilitam que tudo seja escaneado, para que a evolução do paciente fique armazenada. Além disso, digitalizados, você fica livre da obrigação de guardar os prontuários de papel por, no mínimo, 20 anos.

Possibilita anexar arquivos e exames

Uma vez que as informações são integradas, você tem a possibilidade de anexar arquivos e exames ao prontuário eletrônico. E, dessa maneira, ter os documentos mais recentes de cada paciente.

Assim que esses arquivos são anexados, o sistema cria uma linha do tempo que facilita a busca. Você pode encontrá-los por meio de filtros, como datas.

Subdivisão em abas, para facilitar a organização

Mesmo com todas as informações agrupadas em um único sistema, o prontuário eletrônico não dificulta sua organização. Ele é subdividido em abas, para cada processo feito com o paciente.

Cada etapa de um tratamento pode ficar em uma aba distinta, facilitando o acesso às informações mais específicas, como a prescrição e o diagnóstico. Isso agiliza o atendimento da equipe, pois todas as informações estão organizadas.

Vem com medicamentos pré-cadastrados

Na hora de receitar medicamentos, você pode contar com uma lista pré-cadastrada — facilitando encontrá-los. Também é possível incluí-los na prescrição médica em poucos cliques.

Outra vantagem se dá em razão da variedade de medicamentos disponíveis, pois o prontuário eletrônico pode pesquisar, conferir e comparar opções equivalentes ou capazes de substituí-los.

O histórico do paciente aparece em uma tela

Todas as informações ficam disponíveis na tela do seu computador, tablet ou smartphone — dependendo do sistema de prontuário eletrônico que utilize, pois há diversas opções no mercado.

Essa vantagem auxilia bastante no tratamento do paciente, pois você tem como fazer uma análise rápida e precisa sobre os procedimentos aos quais ele foi submetido e os medicamentos receitados em cada fase.

Torna o prontuário acessível

O prontuário eletrônico pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet. Desse modo, é possível checar as informações de uma última consulta diante de uma emergência.

Isso facilita ainda o trabalho de quem atua em residências. Também torna o trabalho médico mais integrado, pois profissionais de diferentes especialidades conseguem atuar em conjunto.

Possui certificação digital SSL

Destacamos ainda a segurança do prontuário eletrônico, que é protegido pela certificação digital SSL, ou Secure Sockets Layer. Trata-se de um padrão internacional que garante a segurança de sites.

Esse certificado utiliza um sistema de criptografia que embaralha e mascara os dados, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso.

Você reduz gastos com papel

As soluções eletrônicas oferecem a possibilidade de eliminar, ou reduzir bastante, os gastos com papéis. Mantê-los em seu consultório ou clínica médica representa um custo desnecessário:

  • Espaço de armazenamento;
  • Toner;
  • Impressora.

Além disso, destacamos que o uso do papel é um incentivo ao desmatamento — uma das ações que contribui para o aquecimento global e o surgimento de doenças respiratórias.

Ainda otimiza o espaço no consultório ou clínica

Sem a necessidade de guardar os prontuários impressos por, no mínimo 20 anos, você pode otimizar o espaço de seu consultório ou clínica médica. Essa diminuição no volume de material armazenado elimina grandes espaços para arquivos físicos.

Móveis podem ser descartados, vendidos ou doados, enquanto outros reposicionados para facilitar a organização e circulação no ambiente. Há ainda a possibilidade de ampliar o espaço para atendimento.

Não deixa ocorrer erros de transcrição e legibilidade

Você já deve ter ouvido comentários maldosos sobre a letra de médico — algo que não pode ser generalizado, pois todas as áreas têm profissionais que escrevem de forma ilegível.

O fato é que, antigamente, sem a popularização dos computadores, as prescrições eram feitas somente a mão pelos médicos e, em muitos casos, apenas o farmacêutico conseguia decifrar.

Essa situação pode ser evitada pelo uso do prontuário eletrônico. Ele garante que não aconteçam erros de transcrição e legibilidade, contribuindo para um atendimento rápido e que não compromete a saúde dos pacientes.

O prontuário eletrônico pode ser personalizado

Prontuário eletrônico é padrão em relação à estrutura, como você pôde conferir na resolução do Conselho Federal de Medicina. Mas pode ser personalizado para cada especialidade médica e diferentes rotinas, como numa clínica ou consultório.

Dependendo do caso, é possível adaptar o prontuário eletrônico com as informações básicas que precisam ser colhidas no primeiro atendimento — garantindo a eficiência de todo o processo.

Melhora a produtividade

Em saúde, cada minuto conta! Por isso, médicos e demais profissionais que atuam na área devem buscar meios para serem mais produtivos.

Encontrar os dados de um paciente atendido pode ser um verdadeiro desafio quando eles não estão em um prontuário eletrônico. Sendo assim, essa ferramenta digital evita o desperdício de tempo.

O prontuário eletrônico facilita o acesso aos dados dos pacientes, pois tem mecanismos de pesquisa e filtros que direcionam para as informações desejadas — independentemente de que natureza sejam.

É fato que o prontuário eletrônico ajuda a reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. E para garantir a segurança, integridade, confidencialidade e privacidade desse documento, é fundamental saber escolher o sistema ideal.

Para ajudá-lo nesse processo de escolha, nós o convidamos para baixar e ler o e-book Prontuário Eletrônico Ideal. Ele apresenta todas as funcionalidades e recursos indispensáveis no seu software de prontuário eletrônico!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: