Software Médico: 10 respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto

software médico

Assim como escolher um software médico, a implementação e operação do mesmo pode ser um processo complexo e confuso, principalmente se você escolheu o software errado para o seu consultório. Por conta disso, surgem muitas perguntas sobre o software – principalmente de pessoas que ainda não adotaram o sistema.

Em muitos desses casos, o “conhecimento” dessas pessoas é baseado em mitos e informações imprecisas. Portanto, acompanhe-nos agora e veja as 10 respostas para as perguntas mais comuns sobre software médico. Vamos lá?

 

1. O que é um software médico?

Um software médico é um “programa” – digital ou local – para o gerenciamento de clínicas de todas as áreas e especialidades. O sistema registra tudo em tempo real e disponibiliza informações instantaneamente e com segurança a usuários autorizados.

Um software de gestão médica completo pode ir além dos dados clínicos padrões que são coletados no consultório e ainda auxiliar em outras áreas, ajudando a conseguir mais pacientes, aumentar o faturamento, fidelizar pacientes e muito mais.

O software médico pode:

  • Conter o histórico médico do paciente, diagnósticos, medicamentos, planos de tratamento, alergias, imagens radiológicas e muito mais;
  • Permitir acesso a ferramentas para melhorar o seu atendimento, como o sistema de agendamento online, por exemplo;
  • Automatizar e melhorar o seu fluxo de trabalho.

 

2. Quais as vantagens de um software médico?

Ao ser capaz de registrar informações médicas via eletrônica através do software de gestão médica, você proporcionará um melhor atendimento aos seus pacientes.

Os benefícios de se ter um software de gestão médica incluem:

  • Fornecimento de informações precisas, atualizadas e completas sobre os pacientes;
  • Acesso rápido aos registros dos pacientes;
  • Forma mais eficaz para diagnosticar pacientes, reduzir erros no consultório e prestar cuidados de forma mais segura;
  • Armazenamento de informações mais seguro;
  • Melhoria do fluxo de trabalho através do aumento da produtividade.

 

3. Preciso de um equipamento especial para usá-lo?

Geralmente, não. Se você tem um ou mais computadores (PC ou MAC) com acesso à Internet que foram comprados nos últimos 2-4 anos, você poderá usá-los sem problema. Agora, se você possui máquinas antigas ou até mesmo nenhuma, você precisará adquirir um novo equipamento para utilizar um software médico.

PS: no caso de softwares digitais, não haverá a necessidade de trocar de equipamento, já que o sistema rodará no seu navegador, exigindo apenas uma conexão de Internet.

 

4. É fácil de aprender a usar?

Novos usuários devem se acostumar facilmente com o sistema dentro de algumas semanas. No entanto, o desafio principal aqui não é aprender a usar um software médico, mas sim gerenciar o seu consultório a partir dele. Integrar um sistema de gestão médica requer um planejamento adequado e gerenciamento ativo. Um bom gerenciamento combinado com um software médico irá acelerar o seu crescimento.

 

5. O que faço com os meus registros atuais?

Você pode utilizar o software médico para gravar as informações de novos clientes e consultar os registros em papel conforme necessário, ou você pode digitalizar os registros em papel aos poucos e ir subindo para o sistema.

 

6. Um software médico aumentará a minha eficiência?

Diversos estudos comprovaram que os softwares médicos inteligentes melhoraram a eficiência em hospitais, clínicas e outras práticas que utilizaram o sistema. No entanto, se o gerenciamento atual não vai bem, um sistema eletrônico apenas ampliará os problemas atuais. Em outras palavras, um software de gestão médica realmente aumentará a eficiência do seu consultório, mas para isso você precisa olhar para o seu estado atual e melhorá-lo – se preciso – antes de migrar para o sistema.

 

7. Ele não afeta negativamente a relação com o paciente?

Este é um dos mitos que surgem como uma razão frequente para não usar um software médico. Imagine um médico com as costas viradas para o paciente, registrando as informações em seu computador… Mas o quão diferente isso é de afastar do paciente para escrever notas em um papel? Um software de gestão médica não atrapalha a sua relação com o paciente, muito pelo contrário, ele a melhora!

 

8. O que posso esperar do suporte ao cliente?

Durante a fase de migração para o software médico, é normal precisar de um suporte nas primeiras semanas. Coisas inesperadas podem acontecer no processo de transição e, por isso, é importante ter alguém para lhe auxiliar. Desde a configuração inicial, o serviço de suporte estará com você, seja por e-mail, chat, acesso remoto ou telefone.

 

9. Qual é o custo?

Essa é, provavelmente, a pergunta mais difícil de obter uma resposta imediata. Alguns fornecedores calculam o custo com base no tamanho do seu consultório e na personalização que você deseja, enquanto outros cobram apenas um valor fixo. Isso vai de software para software. Portanto, procure se informar com o fornecedor.

 

10. Eu preciso de um software médico?

Se você possui um consultório e quer melhorar a forma como gerencia o seu negócio, a resposta é “sim”. Um software médico facilitará sua vida, proporcionando economia de tempo, melhor gestão de registros médicos e documentação, bem como a estabilidade financeira e muito mais!

E você, tem alguma dúvida sobre software médico? Deixe seu comentário!

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