Software Médico: Como Ser Mais Produtivo no Consultório?

Software Médico

Com uma rotina cada vez mais acelerada, estamos sempre buscando formas de aumentar a nossa produtividade e assim ter uma maior qualidade de tempo para utilizar da forma que desejarmos, certo? Mas, talvez você pergunte: o que um software médico tem a ver com isso?

Podemos dizer que tudo. Assim como outras áreas de atuação, a tecnologia também traz muitos benefícios para o setor da saúde. Neste artigo, apresentaremos estes benefícios e explicaremos como eles podem tornar o dia a dia mais produtivo.

Melhore a gestão do seu tempo

Aumentar a produtividade do consultório não significa atender mais pacientes em menor tempo, pois isso afetaria diretamente a satisfação deles com o seu serviço. Quando falamos de ser produtivo, estamos falando, por exemplo, de oferecer mais qualidade nas consultas

Contudo, como você pode se dedicar mais ao paciente sem diminuir a sua capacidade de atendimento? Com a implantação de um software médico. Isso porque esses sistemas automatizam diversas rotinas que são realizadas durante a consulta, como, por exemplo:

  • preenchimento da anamnese;
  • busca por informações do histórico do paciente;
  • prescrição de medicamentos e de procedimentos;
  • anotações no prontuário clínico;
  • envio de lembretes das consultas.

Além disso, as ferramentas ajudam a evitar os típicos conflitos de compromissos e otimizam a gestão do seu tempo, pois, em razão da integração, todos os agendamentos também são registrados na sua agenda médica.

Ademais, também é possível evitar a perda de tempo com os vários cancelamentos e faltas dos pacientes. Como o sistema pode ser conectado ao Google Agenda, é possível enviar lembretes de marcação e comparecimento para eles.

Outro benefício da informatização do consultório é a automação de procedimentos que são realizados várias vezes durante o dia.  Apenas por uma rápida observação da sua rotina profissional você conseguirá identificar práticas que poderiam ser automatizadas.

Ainda, as secretárias e recepcionistas usufruem das vantagens em ter uma ferramenta. Por exemplo, quanto tempo elas levariam para realizar um agendamento? Se não houvesse essa tarefa, será que elas não se dedicariam mais ao atendimento dos pacientes?

Outrossim, os pacientes também são beneficiados, pois, com o agendamento online disponível 24h por dia, além de não precisar aguardar o atendimento telefônico, eles poderiam marcar as consultas no dia e horário que fosse mais conveniente.

Faça a gestão financeira

Dependendo do porte do seu consultório, é bem provável que o controle financeiro seja feito por você ou por algum outro funcionário não especializado no assunto. Quando não há um sistema, esse gerenciamento se torna complexo e o seu negócio fica exposto a riscos.

Porém, com a implantação de um software médico, a gestão financeira é muito mais eficiente. Na maioria dos casos, esses sistemas oferecem a possibilidade de gerar relatórios completos com todos os indicadores necessários para você acompanhar de perto o fluxo de caixa.

Além disso, a integração entre as funcionalidades da ferramenta facilita o gerenciamento das entradas e saídas de recursos. Por exemplo, os lançamentos registrados podem ser enviados para a área de faturamento, otimizando o controle.

Ainda, a saúde financeira do seu negócio merece atenção, pois, caso não seja monitorada, você pode enfrentar sérias dificuldades em manter o consultório ativo.

Acesse o software de qualquer lugar

Em um consultório analógico, todos os documentos dos pacientes são armazenados fisicamente, dificultando o acesso a alguma informação quando o médico está ausente, além da necessidade de disponibilizar espaço físico.

Dessa forma, a mobilidade oferecida por um software é um grande diferencial que precisa ser considerado, pois, permite ao profissional consultar de qualquer lugar e a qualquer hora o prontuário do paciente, o resultado de um exame, uma prescrição, etc.

Contudo, este benefício só está disponível nos sistemas que armazenam todos os seus dados na nuvem. Isso significa que eles não estão salvos localmente no computador, mas sim em servidores externos com alto nível de segurança.

Além disso, o armazenamento de dados na nuvem é uma tendência mundial em razão das vantagens que oferece, tais como:

  • redução de custos com infraestrutura;
  • manutenção e compra de equipamentos;
  • acesso ilimitado e facilitado ao software;
  • liberação de espaço físico.

Portanto, a mobilidade é um recurso que pode transformar positivamente a rotina do consultório. O único requisito para utilizá-lo é dispor de um serviço de internet.

Prescreva eletronicamente os medicamentos e procedimentos

Uma das principais funcionalidades de um software é o prontuário eletrônico, uma aplicação que desempenha a mesma função do tradicional prontuário em papel. Nele são registrados todas as informações do paciente, além do histórico e dos resultados de exames.

Além disso, ele também oferece a possibilidade de prescrever eletronicamente os medicamentos e procedimentos a serem realizados pelo paciente. 

Ainda, a prescrição digital conta com uma base atualizada com vários medicamentos, além de estar conectada com farmácias, o que permite o acesso a medicamentos com desconto. Dessa forma, você oferece amplas possibilidades ao paciente com total comodidade.

Outra vantagem muito importante é a legibilidade das receitas, uma dificuldade apontada por muitos pacientes e até por farmacêuticos. Como os documentos são digitados e impressos, o entendimento do que está sendo prescrito é facilitado.

Contudo, as mesmas regras aplicadas as prescrições em papel também devem ser respeitadas no documento eletrônico. Assim, a receita deve conter as seguintes informações:

  • nome e endereço do profissional de saúde;
  • número do CRM (Conselho Regional de Medicina);
  • especialidade médica;
  • nome, idade e peso do paciente (caso seja pertinente);
  • nome, concentração e orientações de uso do medicamento.

Utilize os modelos de documentos

Durante uma consulta, o médico deve estar focado no relato do paciente, pois conhecer suas queixas e o seu histórico de saúde contribui para um diagnóstico assertivo. No entanto, com a necessidade de preencher vários documentos, nem sempre dedicar essa atenção é possível.

Com a utilização de um software médico, o profissional tem acesso a diversos modelos pré-configurados dos principais documentos utilizados no dia a dia, como receitas, atestados, ficha de anamnese e prescrições de tratamentos.

Assim, basta preencher o modelo com as informações necessárias e imprimi-lo. Outro benefício é que os dados inseridos são salvos automaticamente, evitando erros e a perda de registros.

Além disso, quando a ferramenta é integrada com bancos de dados de medicamentos, é possível importar os fármacos para a receita, assim como a posologia e o preço médio.

As informações são centralizadas

Em um consultório não informatizado, a busca por informações sempre é uma tarefa que exige um grande esforço dos funcionários, pois são muitos arquivos para serem verificados e, nem sempre, eles estão no mesmo lugar.

Por outro lado, ao implantar um software na clínica, todos os dados inseridos estão disponíveis para serem acessados no mesmo local e por todos os profissionais que estiverem autorizados a visualizá-los.

Ademais, com o armazenamento digital dos documentos, é possível eliminar toda a confusão causada pelo acúmulo de papéis. Portanto, ter uma clínica informatiza facilita a gestão do consultório e aumenta o nível de segurança das informações do paciente. 

Então, conseguiu perceber o quanto um software médico contribui para o aumento da sua produtividade? Com a implantação dessa ferramenta, é possível ter maior disponibilidade e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar o seu consultório? Faça download do ebook Guia completo: Software Médico Gratuito.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: