Software Médico Online: Por Que É a Melhor Opção?

software médico

Antes do advento do ambiente digital, a melhor forma de um médico armazenar os dados do consultório era fisicamente e os prontuários de papel cumpriram uma importante função nesse período. Contudo, com o desenvolvimento dos softwares médicos, esse cenário mudou.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou não sabe porque este tipo de serviço é a melhor opção para você, recomendamos a leitura deste artigo.

Diferenças entre software online e offline

Quando a internet passou a ser um recurso de fácil acesso para a população, a maioria dos fornecedores de softwares médicos do mercado se modernizaram, disponibilizando os seus serviços exclusivamente online. 

Assim, além da dúvida entre migrar do papel para o digital, os profissionais de saúde também se viram no seguinte dilema: qual a melhor ferramenta? Offline ou online? Antes de responder a estas perguntas, vamos entender o que esses termos significam.

Um sistema offline é aquele que precisa ser instalado no seu computador, seja por meio de um CD ou de um pendrive. Você executa algumas etapas, o programa funciona sem necessitar de conexão a internet e todos os dados são salvos no próprio equipamento.

Já um software online não necessita de nenhum tipo de instalação. Você precisará apenas de um login e senha para acessá-lo através de um site na internet, de modo semelhante ao que fazemos para acessar o Facebook ou o Instagram, por exemplo.

Nesses casos, cada informação registrada no programa é armazenada na nuvem. Isso significa que os arquivos são enviados para servidores externos controlados por outras empresas e que costumam ter um alto nível de segurança.

Então, talvez você se pergunte: qual a diferença entre esses softwares? Para responder à pergunta, falaremos sobre os tópicos mais importantes e que precisam ser considerados antes de você tomar a sua decisão.

Segurança

Trata-se de um aspecto essencial para qualquer programa ou aplicativo, pois, quando não oferecem um bom nível de proteção, podem fazer com que as informações dos pacientes estejam vulneráveis à invasão de hackers.

No caso de um software offline, todos os registros estão guardados no HD dos computadores da empresa. Assim, se houver qualquer tipo de problema nesse componente ou se o consultório sofrer um assalto, ou um desastre natural, todos os dados podem ser perdidos.

Além disso, mesmo que não acessem a internet, se não houver um bom anti-vírus instalado, a utilização do computador para acessar sites não confiáveis faz com que todos os programas fiquem suscetíveis aos ataques cibernéticos.

Entretanto, quando você opta por um sistema online, esses riscos são reduzidos ou não existem. Isso porque são ferramentas mais seguras em função da sofisticação dos mecanismos de proteção, como, por exemplo, a criptografia e o armazenamento na nuvem.

Quando falamos de criptografia, estamos falando de um protocolo de segurança utilizado nos servidores das principais empresas do mundo. Esse recurso transforma todas as informações de um software em dados ilegíveis.

Assim, caso haja um ataque cibernético, os registros estarão inacessíveis e só podem ser decifrados pelo uso de uma chave de descriptografia fornecida pela empresa responsável pelo armazenamento em nuvem.

Ainda, essa guarda de arquivos em servidores externos também aumenta o nível de segurança das ferramentas, pois as principais fornecedoras do mercado, como a Amazon, precisam atender a uma série de requisitos de compliance, tais como, a legislação HIPAA.

Outrossim, considerando que, mesmo com toda a segurança, houve uma invasão e captura dos dados, as informações dos pacientes não serão perdidas em razão dos backups. Este recurso funciona como uma cópia de segurança de todos os registros do sistema.

Acessibilidade

Outro aspecto importante que garante o acesso aos dados do consultório de qualquer lugar e em qualquer hora. Os sistemas offline não oferecem esse nível de mobilidade, pois estão instalados localmente no seu equipamento e não podem ser acessados de outro lugar.

Por isso, podemos afirmar que a acessibilidade é um recurso exclusivo dos softwares médicos online. Em razão do armazenamento na nuvem, todas as informações salvas estão online 24h por dia.

Dessa maneira, mesmo que o seu computador fique no consultório, você pode utilizar o seu celular ou outro dispositivo eletrônico para consultar uma informação do prontuário do paciente, verificar a dosagem receita, avaliar a disponibilidade da sua agenda, etc.

Além disso, caso seja necessário viajar ou ficar longos períodos ausente da clínica, como está acontencendo durante a pandemia do novo coronavírus, a sua rotina não será alterada e o trabalho pode ser continuado de casa.

Talvez você se pergunte: afinal, como isso funciona? Como mencionamos, imagine o acesso a uma rede social. Você não consegue acessá-la de qualquer lugar e no horário que desejar, bastando apenas inserir login e senha? Então, assim também com o software médico online.

Menor custo

A necessidade de modernizar o consultório sempre envolverá custos. Por isso, eles precisam ser bem avaliados para que não haja perdas financeiras. Geralmente, a contratação de um sistema offline exige um investimento maior do que as ferramentas online.

Quando adquirimos a ferramenta offline, o seu uso dependerá do pagamento de outras taxas adicionais, tais como, licenciamento, instalação, manutenção, suporte técnico e atualizações, sendo necessário fazer esses investimentos durante todo o tempo de uso do sistema.

Por outro lado, a aquisição de um programa online não envolver custos extras. Nesses casos, é comum que o pagamento funcione como uma assinatura, necessitando apenas arcar com as mensalidades, sem taxas de licenciamento ou de qualquer outra natureza.

Atualizações contantes e automáticas

Geralmente, os softwares offline param de funcionar quando uma atualização se faz necessária. Quando são pagas, o consultório pode ficar sem acesso ao programa até que realize o pagamento e o suporte o atualize.

No entanto, nos sistemas online, toda atualização costuma ser realizada nos horários de menor utilização da ferramenta, além de serem sem custos e não demandarem nenhum tipo de esforço dos usuários, pois são feitas automaticamente.

Conheça o iMedicina

Agora que você já conhece as inúmeras vantagens em adquirir um software médico online, precisamos falar sobre o iMedicina. Você já ouviu falar neste sistema? Caso não, você precisa conhecê-lo, pois, senão é o melhor,  é um dos melhores do mercado.

Porém, para não parecer mera propaganda, iremos apresentar as razões que tornam o iMedicina um serviço tão eficaz:

  • versatilidade da ferramenta: quando observamos outros sistemas médicos do mercado, percebemos que a maioria deles são destinados a consultórios de portes específicos. O iMedicina foi desenvolvido para atender à negócios de todos os tamanhos, servindo para pequenas clínicas ou para os consultórios de grande porte;
  • software de prontuário completo e intuitivo: o prontuário digital do iMedicina é reconhecido no segmento em razão da sua facilidade de uso, com menus e janelas intuitivas. Além disso, oferece a integração entre os recursos mais necessários para a atuação médica, como, por exemplo, prescrição digital, histórico de saúde do paciente, modelos personalizados de atestados e receituários, entre outros;
  • soluções de marketing: um dos grandes diferenciais do iMedicina. Como todos os dados são integrados, é possível elaborar o perfil do seu paciente e, começar a desenvolver estratégias de marketing para atraí-los e fidelizá-los. Ademais, também permite manter um contato próximo com seus pacientes através do envio de e-mails periódicos, lembretes de consultas e até a criação de blogs.

Enfim, sabemos que a escolha de um software médico envolve diversos fatores e não é uma tarefa fácil. Por isso, avalie quais são as necessidades do seu consultório e busque uma ferramenta que seja capaz de atendê-las.

Porém, ao escolher um software médico baseado na nuvem, como o iMedicina, você tem a garantia de não estar exposto aos riscos e de estar utilizando um serviço de alta qualidade e constantemente atualizado.

Que tal começar a usar o iMedicina gratuitamente? Registre-se agora para usar o sistema.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: