Com a variedade de recursos de tecnologia que existem na atualidade, as clínicas, de modo geral, podem oferecer diversos benefícios aos pacientes, como agendamento de consultas on-line e resultados de exames pela internet, sem precisar sair de casa. Esses recursos tecnológicos vão ainda mais longe, pois, além de proporcionarem mais comodidade e praticidade ao público, eles também podem auxiliar na gestão eficiente de uma clínica de medicina, o que é essencial para evitar erros administrativos e financeiros.
Isto é, tecnologia e medicina devem andar de mãos dadas se o objetivo da sua clínica ou consultório é o de proporcionar excelência no atendimento aos pacientes. Todas as maiores clínicas e hospitais do Brasil e do mundo já investem em ferramentas tecnológicas para obter maior organização dentro do espaço de trabalho. Resistir a esses recursos, como prontuário eletrônico, agenda automatizada e controle de estoque, entre diversos outros, é algo que pode gerar prejuízos, tanto no atendimento, quanto na imagem da clínica.
Antes da invenção dos sistemas de gestão para clínicas e consultórios, os profissionais da saúde perdiam horas importantes de trabalho tendo que lidar com um monte de papéis e burocracias que, hoje, podem ser resolvidas em poucos cliques. Com isso, foi possível otimizar o tempo de trabalho e, dessa forma, oferecer um atendimento melhor ao público. Afinal, com um software de medicina de qualidade, é possível implantar um sistema de gestão que atua de forma completa e, assim, o médico pode focar no atendimento.
Você sabe como aliar tecnologia e medicina para proporcionar um atendimento melhor aos pacientes? Confira as dicas e informações que temos para você neste artigo!
Veja abaixo:
Com a implementação de tecnologias, como prontuário eletrônico, agenda eletrônica, sistema de gerenciamento de tarefas e gestão financeira e administrativa automatizado, as clínicas mais modernas conseguem proporcionar um atendimento melhor aos pacientes, porque essas ferramentas facilitam no controle de todos os aspectos do centro médico. Isto é, em poucos cliques, é possível ter o controle total da clínica e, dessa forma, evita-se problemas como confusões nos horários de consultas e atrasos, entre outros.
Além disso, com as ferramentas digitais disponíveis no mercado atual, é possível oferecer vantagens aos pacientes, como a possibilidade de marcar consultas por meio da internet e conferir o resultados dos exames sem precisar ir até a clínica. De maneira geral, esses são benefícios que agradam ao público e, muitas vezes, são decisivos no momento de uma pessoa escolher em qual consultório pretende realizar a consulta. Afinal, hoje todo mundo espera ter praticidade no atendimento.
Por outro lado, quando a sua clínica de medicina não investe em tecnologias que ajudam na gestão da empresa e na otimização do atendimento ao público, é comum que os pacientes percebam. Com frequência, os consultórios que não investem em tecnologias que agilizam os processos de trabalho sofrem com problemas como atrasos nas consultas, prontuários desorganizados e erros na contagem de estoque, entre outros transtornos que prejudicam o bom funcionamento e a boa imagem do local.
Investir em um software de gestão para a sua clínica é fundamental para ter o controle financeiro e administrativo de forma rápida e simples, sem perder horas e horas lidando com relatórios, notas fiscais e outras atividades que demandam muito tempo. No entanto, hoje não basta ter um bom sistema de gestão, pois é preciso, sobretudo, investir nos softwares mais completos do mercado, que oferecem recursos e funcionalidades que podem impactar de forma positiva no atendimento direto aos pacientes.
Com um software completo, como o iMedicina – Software de gestão e CRM para clínicas e consultórios médicos, você pode contar com recursos tecnológicos, como Agendamento On-line, Prontuário Eletrônico, Gerenciamento de Tarefas, Módulo Financeiro, Módulo de Estatísticas (gráficos, relatórios etc.), Relacionamento com o paciente, Lembretes via SMS e Módulo de Marketing, que permite a criação de um site e um blog exclusivo para melhorar a comunicação da sua clínica de medicina com o público-alvo.
Ou seja, é importante investir em um software completo de gestão para a sua clínica porque apenas um sistema que oferece todos os recursos tecnológicos pode proporcionar o atendimento de excelência aos pacientes. A maioria dos ERPs (sistemas de gestão) de medicina oferece apenas as funções mais básicas de gestão, enquanto o iMedicina é um software inovador, que proporciona todas as funcionalidades que o seu consultório precisa para trabalhar a gestão otimizada e o marketing, ao mesmo tempo.
Nas clínicas de medicina, a tecnologia não está apenas nos softwares de gestão, mas também nas máquinas e equipamentos utilizados pelos médicos, nos recursos digitais que facilitam a vida do público e na forma de fazer marketing para atrair mais pacientes até o local. Ou seja, os recursos tecnológicos estão envolvidos na maioria das atividades de uma clínica e, por isso, deixar de investir neles é algo que, sem dúvidas, irá ocasionar prejuízos no atendimento.
As clínicas médicas que não dispõem de um sistema de gestão eficiente e completo sofrem com transtornos recorrentes, como ter que adiantar ou atrasar consultas, softwares que param de funcionar em momentos cruciais, erros na contagem do estoque de medicamentos e insumos, confusões na agenda clínica e diversos outros problemas que podem, e vão, afastar os pacientes do consultório. Daí a importância de implementar soluções tecnológicas que tornem o local mais organizado.
Afinal, a boa reputação de uma clínica médica é primordial não apenas para fidelizar e conseguir novos pacientes, mas também para que os profissionais da saúde que trabalham nela não tenham a sua imagem afetada no mercado de medicina. Atrasos, confusões e mal entendidos, definitivamente, são problemas relacionados à má gestão. E eles devem ser resolvidos o quanto antes para que o seus pacientes se sintam bem atendidos e satisfeitos com o funcionamento da sua clínica.
Atualmente, cerca de 168 milhões de pessoas têm smartphones, no Brasil, e a maioria delas tem acesso à internet. Por isso, não é estranho que o Facebook, por exemplo, seja um dos sites mais acessados no país e o Marketing Digital a ferramenta que proporciona os melhores resultados às empresas de todos os tamanhos e setores. Os brasileiros estão mais conectados do que nunca, realizam compras pela internet e também utilizam a ferramenta para procurar clínicas e consultórios.
Portanto, é importante que a sua clínica esteja nas redes sociais e nos sites de busca para que ela se torne “visível” ao seu público-alvo. A maior parte dos seus pacientes está no Facebook, no Instagram e no Google, entre outros sites, buscando pelos melhores centros médicos da cidade. Quando essas pessoas encontram a sua clínica de medicina rapidamente no Google, é mais provável que a escolham e, para fazer com que isso aconteça, é essencial investir em Marketing Digital.
Não há como a sua clínica de medicina fazer sucesso nas redes sociais e figurar entre as primeiras do ranking do Google sem utilizar estratégias de Marketing Digital. Afinal, são as ações de marketing, como a otimização de conteúdo (SEO) e os anúncios pagos (outbound marketing), as responsáveis por fazer o seu site estar entre os primeiros do Google ou aparecer em destaque no Facebook e Instagram. A construção de um site exclusivo para a sua clínica de medicina, por sua vez, é fundamental.
O site da sua clínica pode servir para que os pacientes façam o agendamento on-line de consultas, vejam as opções de tratamentos oferecidos e, também, para que se informem acerca das novidades do lugar. Dessa forma, vale a pena investir em uma plataforma digital para o seu consultório porque, além de facilitar a vida do seu público-alvo, ela também pode ser um excelente forma de aproximar clínica e paciente.
Com um site para o seu consultório, portanto, você tem um ótimo canal para interagir com os pacientes, já que você pode integrar um blog à plataforma e publicar artigos e notícias exclusivas. Outro benefício é poder oferecer serviços on-line, que melhoram o nível de atendimento e o nível de satisfação dos seus pacientes. Por sua vez, as clínicas e consultórios que não investem em uma plataforma digital tendem a ficar para trás, haja vista que a maioria dos centros médicos, hoje, já contam com um site.
Fazer um site, no entanto, está longe de ser uma tarefa fácil. Não é à toa que os programadores passam tanto tempo em frente ao computador pensando em soluções tecnológicas para facilitar a vida das pessoas.
Mas, fazer um site responsivo e bem estruturado se torna mais fácil quando você conta com um sistema de gestão, como o iMedicina, que permite a criação de plataformas digitais, como site e blog, sem precisar sequer sair do software.
Ou seja, hoje a tecnologia é o que está fazendo a diferença na vida das clínicas de medicina.
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