Tecnologia na medicina: como as inovações tecnológicas podem impulsionar seu consultório

Tecnologia na medicina: como as inovações tecnológicas podem impulsionar seu consultório

A tecnologia na medicina pode ajudar a otimizar processos e fluxos de trabalho em muitos departamentos de um consultório, economizando tempo da equipe e melhorando a gestão. Mas, você sabe como as inovações tecnológicas podem impulsionar seu consultório? 

Neste artigo, veremos os benefícios que sua clínica pode experimentar com a implementação de novas tecnologias. Continue a leitura e saiba mais!  

O crescente papel da tecnologia na medicina 

A tecnologia na medicina pode salvar vidas, melhorar a assistência e contribuir para uma saúde sustentável. Por meio de dispositivos, ferramentas e metodologias inovadores, o setor agrega valor aos pacientes, profissionais, sistemas de saúde e sociedade. 

Assim, essas soluções podem estar presentes em todas as fases do cuidado, na:  

  • Prevenção – ajudando na prevenção de doenças, lesões ou outras condições, por exemplo, por meio de ferramentas de detecção precoce; 
  • Diagnóstico – facilitando a realização de testes e obtenção de resultados, ajudando a identificar uma condição específica, seu desenvolvimento e na seleção de tratamento; 
  • Monitoramento – auxiliando os pacientes na verificação do status de uma doença ou condição crônica; 
  • Tratamento – contribuindo para que os pacientes superem lesões e doenças, ou tratem condições crônicas. 

Nesse sentido, por meio de plataformas como o iMedicina, a tecnologia da informação é formulada para oferecer uma experiência médica personalizada, acessível e adaptável. E, portanto, desempenha um papel significativo na atração, atendimento e fidelização de pacientes.   

Tecnologia na medicina: saiba utilizar as inovações em seus processos 

Há muitas maneiras simples de incorporar a tecnologia em seu consultório. Por isso, separamos algumas das ferramentas, técnicas e processos mais relevantes do mercado. 

A seguir, saiba como otimizar sua clínica e se destacar diante da concorrência: 

Ferramentas de gestão 

Utilizar um sistema de gerenciamento de alto nível oferece muitas opções que podem eliminar as tarefas administrativas demoradas do passado. Sendo assim, um software médico como o iMedicina pode integrar operações clínicas, financeiras e administrativas para maximizar a produtividade. Isso inclui recursos como: 

  • agendamento de consultas e lembretes por e-mail ou mensagens de texto; 
  • incorporação de informações no registro do paciente; 
  • gestão financeira; 
  • acompanhamento da performance a partir de dados; 
  • relacionamento com o paciente; 
  • soluções de projeção digital, como o marketing médico; 
  • geração de relatórios administrativos. 

Tudo isso reduz a sobrecarga de trabalho e melhora a qualidade de vida dos médicos e funcionários da clínica. 

Automação 

Os médicos gastam mais de 40% do seu tempo em tarefas administrativas, segundo um estudo do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos Estados Unidos. Dessa forma, usar a tecnologia para automatizar algumas dessas tarefas pode economizar tempo e dinheiro para os profissionais e pacientes. Ainda, os equipamentos automatizados podem ajudar nos procedimentos básicos de trabalho, como testes e monitoramento. 

Mas, onde a automação tem o maior benefício é no gerenciamento de pacientes. Com a convergência de dados, como prontuários de pacientes e formulários, os softwares de automação podem ajudar a gerenciar e otimizar o fluxo de trabalho. Isso inclui agendamento, receituário, acompanhamento, lembretes e comunicações personalizadas entre médico e paciente. 

Prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico permite o registro, armazenamento e transferência rápidos de arquivos médicos, promovendo uma integração eficiente de cuidados. Assim como na versão tradicional, ele abrange todas as informações importantes sobre a saúde do paciente. 

Com isso, a equipe médica passe mais tempo individual com os pacientes, fortalecendo os relacionamentos e potencialmente trazendo mais negócios. Ainda, uma vez que o registro é eletrônico, é mais fácil rastrear e fazer alterações em suas informações em tempo real.  

Agendamento de consultas online 

Atualmente, a conveniência é uma prioridade para o consumidor de saúde. Por isso, o agendamento online um diferencial importante que pode ajudar a impulsionar a aquisição de novos pacientes e o crescimento da clínica a longo prazo.  

Além de dar autonomia ao paciente, que pode marcar consultas de forma mais conveniente, o agendamento online é um dos pontos mais importantes da saúde digital 

Atendimento por telemedicina 

Muitos profissionais de saúde e de TI acreditam que a telemedicina se tornará ainda mais popular nos próximos anos. Nesse contexto, uma pesquisa da Conexa Saúde descobriu que mais de 70% dos pacientes que se consultaram on-line buscariam atendimento remoto novamente. 

Ademais, essa modalidade de atendimento promove a democratização do acesso à saúde de qualidade. Isso porque, principalmente, permite que os pacientes busquem assistência médica de qualquer lugar, acessando cuidados de especialistas rapidamente, de forma eficaz e barata. 

Também, facilita a comunicação entre médico e paciente, tornando essa relação ainda mais estreita e valiosa. 

Como implementar novas tecnologias na medicina 

A implementação de qualquer nova tecnologia requer algum investimento de tempo e recursos, tanto durante os estágios de seleção e implementação, quanto depois, à medida que você treina a equipe no novo sistema. 

Portanto, para garantir que você tenha um retorno do seu investimento, siga estas três dicas: 

  1. Eduque sua equipe: mesmo as plataformas mais amigáveis e intuitivas como o iMedicina exigem treinamento adequado. Então, comunique-se com sua equipe administrativa antes, durante e após a implementação de qualquer nova tecnologia. Isso não apenas dará a eles um senso de propriedade no processo de tomada de decisão, mas também definirá as expectativas com precisão.
  2. Implemente a tecnologia em fases: a implementação de um novo sistema de uma só vez pode causar muito tempo de inatividade, resultando em perda de produtividade e menor qualidade de atendimento. Além disso, se toda a equipe médica estiver aprendendo o sistema ao mesmo tempo, o fornecedor pode ficar sobrecarregado com solicitações de suporte.
  3. Sempre coloque os pacientes em primeiro lugar: certifique-se de que a implementação de tecnologias não interrompa significativamente a experiência do paciente. Procure educá-los sobre os benefícios da nova tecnologia, o que os assegurará de que não serão afetados negativamente por nenhuma mudança.

Conexa iMedicina: inovação em prol da eficiência 

Em suma, experimentar as inovações tecnológicas que mencionamos acima pode impactar significativamente na eficiência da sua clínica. Assim, com os fluxos de trabalho se tornando eficientes, a produtividade do consultório também aumenta, melhorando os serviços de saúde e a satisfação do paciente.  

Portanto, com a leitura deste artigo você viu que a tecnologia pode transformar os sistemas de saúde, fornecer soluções mais baratas, rápidas e eficazes de gerenciamento e equalizar a relação entre profissionais e pacientes. 

Quer aproveitar as vantagens do nosso software médico e alavancar seus resultados? Teste gratuitamente por 7 dias.  

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a adequação do iMedicina para seu negócio, nossos especialistas podem te ajudar, clique aqui.  

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: