Tecnologia na saúde: 6 benefícios aplicados à medicina

tecnologia na saúde

Nos últimos anos, percebemos a crescente expansão do uso da tecnologia na saúde, produzindo benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Por isso, é difícil de imaginar como seria possível desfrutar da mesma qualidade de vida sem esse desenvolvimento tecnológico.

Neste sentido, preparamos este artigo para apresentar as principais inovações que já são uma realidade na medicina e para detalhar os benefícios de maior impacto que essas tecnologias trouxeram.

Como é aplicada a tecnologia na saúde?

Com os contínuos avanços da tecnologia, foi possível descobrir mais informações sobre os agentes causadores de doenças, encontrar novas soluções de tratamentos e até de medidas que promovem a cura dos pacientes.

Além disso, a aplicação dessas tecnologias na saúde permitiu a criação e o aperfeiçoamento de equipamentos e instrumentos médicos, ampliou o acesso das populações de locais mais remotos e humanizou a relação com os pacientes. A seguir, listamos os principais avanços tecnológicos já inseridos na rotina dos consultórios e hospitais.

Telemedicina

A telemedicina consiste no atendimento médico à distância, através de plataformas que conectam o profissional de saúde ao paciente. Embora muito utilizada nos EUA e na Europa, a aplicação dessa ferramenta no Brasil ainda é limitada pela legislação.

Porém, em situações emergenciais, como a pandemia da Covid-19, foi possível ampliar o uso da telemedicina, o que confirmou o grande potencial desse recurso em tornar fácil e prática a assistência médica.

Mesmo que não substitua a consulta presencial, o atendimento remoto derruba as barreiras físicas que impedem o acesso da população de locais remotos aos especialistas dos grandes centros, além de agilizar a análise de exames e a emissão de laudos à distância.

Cirurgia robótica

Trata-se do uso de braços robóticos para a realização de cirurgias minimamente invasivas, reduzindo todo o desconforto do pós-operatório. Além disso, outros benefícios dessa tecnologia são a maior precisão, controle e flexibilidade dos movimentos.

Ainda, a cirurgia robótica também permitiu que os cirurgiões realizem procedimentos de alta complexidade e que não eram possíveis antes do seu advento. Diferente do que muitos pensam, essa inovação não veio para substituir a ação humana, mas sim para ampliar as suas possibilidades.

Impressão de próteses em 3D

A utilização das impressoras 3D já se tornou uma realidade em todo o mundo, sendo aplicada em diferentes tipos de setores. A aplicação dessa tecnologia na saúde se dá com a produção de próteses para serem utilizadas em cirurgias.

Ademais, esse recurso possibilita a fabricação de implantes e até de articulações totalmente personalizadas para o paciente, sendo criadas sob medida. Além disso, o futuro da impressão em 3D permitirá a criação de pílulas compostas por todos os medicamentos prescritos para um paciente no futuro.

Inteligência artificial

A aplicação da inteligência artificial na saúde trouxe maior assertividade para os diagnósticos, reduzindo consideravelmente a ocorrência de erros. Com isso, a prescrição de medicamentos e de tratamentos passa a ser mais precisa.

Softwares Médicos

A tecnologia na saúde possibilitou o desenvolvimento de diversos sistemas para integrar o prontuário do paciente, gestão das instituições de saúde e até estratégias de marketing médico.

Essas plataformas permitem o gerenciamento de dados do paciente ao passo que auxiliam a tomada de decisão nos consultórios, baseadas em informações estruturadas e relatórios detalhados.

Todas as equipes do consultório ganham com isso, além de agilizarem os atendimentos, os softwares médicos também otimizam uma série de tarefas administrativas.

Quais são os benefícios trazidos pela aplicação da tecnologia na saúde?

Agora que você já conhece algumas das mais importantes inovações tecnológicas aplicadas à medicina, precisamos falar sobre os benefícios que elas produzem para os médicos e para os pacientes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

1 – Melhora do relacionamento entre médico e paciente

Não podemos falar de tecnologia na saúde sem citar a evolução dos softwares médicos utilizados nos consultórios. Com o advento da internet e dos novos canais de comunicação, foi possível estreitar ainda mais a relação entre médico e paciente.

Ainda, a partir do uso de um prontuário eletrônico integrado a outras funcionalidades, o atendimento ao paciente passou a ser personalizado e não é mais limitado ao momento da consulta. Agora, o profissional de saúde pode usar as redes sociais e o seu site médico para manter uma comunicação ativa com o seu público.

Ademais, a telemedicina também contribui para o fortalecimento dessa relação, pois, permite que a consulta seja realizada sem a necessidade do paciente sair de casa. Em casos de problemas de mobilidade, por exemplo.

2 – Atração e fidelização de pacientes com uso da tecnologia na saúde

Da mesma forma que aproxima o profissional de saúde do paciente, os prontuários digitais permitem o desenvolvimento de novas estratégias de marketing médico para atrair o público ao consultório e fidelizá-lo.

Ainda, entre as principais funcionalidades presentes nessa ferramenta estão o envio de mensagens automáticas para confirmação e lembrete de consultas, disparo de e-mail marketing para orientar e informar o paciente, além de enviar felicitações em aniversários e datas comemorativas.

Com isso, a tecnologia não melhorou apenas a experiência dos pacientes com o serviço prestado pelo médico, mas também possibilitou o aumento da lucratividade do consultório, em razão das múltiplas estratégias de atração e manutenção dos pacientes digitais.

3 – Otimização da gestão das clínicas e consultórios

Os softwares médicos são ferramentas desenvolvidas para informatizar toda a rotina de um consultório, fazendo com que boa parte dos processos sejam migrados do analógico para o ambiente digital.

Dessa forma, há uma transformação positiva na gestão administrativa e financeira do negócio, otimizando o acompanhamento do fluxo de caixa, agilizando o preenchimento das informações dos pacientes e dando praticidade à marcação e à confirmação de consultas.

4 – Assistência médica em locais mais afastados

Conforme já mencionamos, o advento da telemedicina foi uma das mais importantes aplicações da tecnologia na saúde, pois, entre outras coisas, possibilitou que pacientes residentes em locais remotos tenham acesso aos especialistas renomados dos grandes centros, sem a necessidade de deslocamento.

Ademais, o atendimento médico à distância também permitiu que os profissionais de saúde prestem assistência àquelas comunidades que não possuem centros hospitalares, eliminando todas as limitações geográficas e levando qualidade de vida a essa população.

5 – Uso da tecnologia na saúde permitiu diagnósticos mais rápidos 

Outro benefício dos serviços de telemedicina é a possibilidade de especialistas analisarem exames e emitirem laudos à distância. Com isso, os resultados são emitidos mais rapidamente, possibilitando que os tratamentos sejam iniciados quanto antes.

Ainda, a emissão remota de laudos também promove uma considerável redução nos erros em diagnósticos, o que elimina a prescrição indevida de medicamentos e tratamentos.

6 – Melhora da experiência do paciente

Ao dispor de todas essas tecnologias no seu consultório ou clínica, você passa a contar com inúmeras funcionalidades que servem ao paciente. Dessa maneira, ele será impactado positivamente pela excelência do serviço oferecido.

Com isso, você fornece uma experiência totalmente diferenciada da concorrência, o que terá como provável resultado o reconhecimento profissional pela população local e o aumento considerável da sua base de paciente.

Como você pode perceber, o uso da tecnologia na saúde trouxe muito benefícios para a prática da medicina. A relação entre médico e paciente também pode ter excelentes resultados com a digitalização dos processos no consultório.

Por isso, analise os custos benefícios de um software médico e comece já a informatização do seu consultório!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: