8 inovações da área da saúde que irão revolucionar a Medicina

8 Inovações da área da saúde que irão revolucionar a medicina

O setor da saúde está em constante evolução, seja com a chegada de novos equipamentos ou com o desenvolvimento de novas técnicas e tratamentos. Pode acreditar: algumas dessas inovações prometem revolucionar a Medicina.

Ademais, o advento de novas tecnologias trouxe mudanças significativas para todos os setores da sociedade. Desde o aprendizado no início da vida escolar até a ocupação profissional. Assim, a transformação digital tem estado cada dia mais presente em nosso cotidiano.

A Medicina, por exemplo, é um dos setores fortemente impactados com as inovações tecnológicas. Agora, o trabalho dos profissionais de saúde não está mais voltado apenas para a cura e a restauração da saúde dos pacientes, mas também para a prevenção de doenças.

Neste sentido, surgiram os wearables, dispositivos vestíveis que permitem o monitoramento dos sinais vitais, possibilitando a identificação precoce de sintomas. Contudo, essa é apenas uma das muitas tecnologias que introduzem um novo caminho para a Medicina.

Você conhece as recentes inovações que prometem mudar a forma como conhecemos a Medicina? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, entenda como esses avanços pretendem revolucionar o mercado.

1 – Prontuário eletrônico com IA: o futuro da medicina

Os softwares médicos já são conhecidos e amplamente utilizados pelos profissionais de saúde. Com a transformação digital, não há mais espaço para processos analógicos e ultrapassados, exigindo o uso dessa ferramenta.

No entanto, essa tecnologia foi aprimorada, o que levou ao surgimento dos prontuários eletrônicos com Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, a ferramenta passa a ser dotada de inteligência que pode ser ampliada ao ser abastecida por dados.

Ainda, essa inovação permitiu que os softwares sejam capazes de identificar sinais de patologias a partir da análise do histórico do paciente registrado no prontuário. Esse recurso permite que os diagnósticos sejam mais precisos e rápidos.

Além disso, a IA torna mais ágil e prático o preenchimento dos dados, eliminando a necessidade de retrabalho e fornecendo mais tempo para o médico se dedicar ao relato do paciente.

Desse modo, é possível afirmar que o prontuário digital com Inteligência Artificial tem o grande potencial de salvar vidas a partir de análises mais precisas e, consequentemente, da indicação de tratamentos mais assertivos.

E-book: Você sabe o que um sistema de prontuário eletrônico precisa ter para REALMENTE te trazer resultados?

2 – SLIT

A sigla SLIT significa, em inglês, Sublingual Immunotherapy (imunoterapia sublingual do amendoim) é um tipo de terapia que está em desenvolvimento e visa otimizar o tratamento de pacientes alérgicos.

Ainda, essa imunoterapia pode ser administrada por até cinco anos, sendo capaz de garantir a redução na hipersensibilidade ao amendoim. A técnica consiste em colocar uma pequena amostra de proteína de amendoim sob a língua.

Com isso, a substância alcança a corrente sanguínea, levando a dessensibilização dos pacientes a quantidades maiores do alérgeno. A terapia é baseada no fato de que a aplicação sublingual evita a digestão. 

Entretanto, mesmo com estudos que comprovam a eficácia da SLIT em comparação a outras técnicas de imunoterapia, o tratamento ainda está em caráter experimental. Assim, são necessários testes mais abrangentes para sua utilização em massa.

3 – Health Centers: ampliação do acesso à medicina

A democratização do acesso à saúde passa pelo barateamento desses serviços. Essa é justamente a proposta dos health centers, um modelo de centro médico de baixo custo e que tem como foco a prevenção de doenças.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Nestas organizações, os pacientes podem realizar diferentes tipos de exames por preços mais acessíveis. Além do Walmart, outras grandes empresas de tecnologia estão investindo nos healh centers, como é o caso da Amazon, Google e Apple.

4 – Impressão de órgãos em 3D

A criação da impressora 3D trouxe muitas expectativas sobre o uso dessa tecnologia. Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para a indústria automobilística, a ferramenta já foi inserida em diversos segmentos, inclusive na Medicina.

Ainda, essas impressoras utilizam-se de diferentes tipos de materiais, tais como gel, filamentos de plástico ou metal, biotinta e gel. Sua primeira aplicação na área de saúde foi para a produção de próteses personalizadas, feitas sob medida para os pacientes.

Porém, o futuro das impressoras 3D vai além. Agora, a ferramenta está sendo usada para a produção de partes sintéticas do corpo humano. O objetivo desta aplicação é ampliar o conhecimento dos médicos sobre o quadro clínico dos pacientes.

Desse modo, os órgãos 3D facilitarão o planejamento de tratamentos e cirurgias, trazendo mais precisão e garantindo o alcance dos resultados esperados. Com o aprimoramento desta inovação, o médico entrará na sala de cirurgia tendo a exata noção do que precisará fazer.

5 – Pulseira com interfaces neurais

As pulseiras com interfaces neurais prometem tornar realidade uma ação vista apenas em filmes futuristas: a escrita de textos a partir do pensamento. Essa é a proposta da CTR-Labs, empresa adquirida pelo Facebook.

Ainda, essas pulseiras serão compostas por eletrodos capazes de traduzir interfaces neurais em ações digitais, criando uma espécie de conexão entre o cérebro humano e as máquinas. Outrossim, o objetivo da ferramenta é conceder autonomia para pessoas com mobilidade reduzida e outras deficiências.

Ademais, com a aquisição, o Facebook pretende integrar a tecnologia aos sistemas de realidade aumentada e virtual. Assim, as pulseiras com interfaces neurais prometem ser uma das inovações mais revolucionárias da Medicina.

6 – Envelopes embebidos em antibióticos

Os envelopes de antibióticos já são uma realidade para a Medicina, sendo utilizados, inclusive, no Brasil. Porém, não deixam de ser uma das inovações recentes mais importantes. Esses envelopes previnem infecções em pacientes com dispositivos cardíacos implantados.

Ademais, existem estudos que comprovam a eficácia dos envelopes embebidos em antibióticos, reduzindo o risco de complicações, de doenças infecciosas graves e de outros problemas relacionados ao procedimento.

7 – Big Data: mais informações para o uso da medicina

O Big Data na Medicina tem causado grande impacto no setor. A tecnologia consiste na ampliação da capacidade de extração e processamento de dados que circulam na internet, classificando-os e criando uma grande base de conhecimento.

Ainda, com o uso dos filtros adequados, o big data permite a observação de padrões de comportamento da população. Com isso, é possível identificar áreas mais propensas a surtos de doenças, como, por exemplo, a dengue.

Ademais, o big data pode ser aplicado na Medicina para promover a prevenção de doenças, ampliar as possibilidades de diagnóstico precoce e melhorar a investigação clínica do paciente. Dessa forma, estabelece uma conexão entre a pesquisa acadêmica e a prática.

Outrossim, a coleta de um grande volume de dados pode transformar o que se conhece até hoje sobre as causas de doenças e tratamentos que promovem a cura. Desse modo, proporcionam a melhora na qualidade de vida da população.

8 – Ultrassom de bolso

Outra inovação que promete revolucionar o exercício da Medicina. Com o ultrassom de bolso é possível realizar o exame de qualquer lugar. A ideia é a mesma dos termômetros, que surgiram como equipamentos médicos de grande porte.

Assim, com o desenvolvimento e barateamento dessa tecnologia, é possível levar o procedimento a quase dois terços da população que não tem acesso a exames de imagem.  Outrossim, o ultrassom de bolso permite desde o acompanhamento neonatal até a identificação de tumores.

Enfim, a cada novo dia surgem novas tendências tecnológicas para o setor da saúde. Em pouco tempo, a Medicina será muito diferente do que conhecemos hoje. Então, esteja atento às novidades e mantenha-se atualizado para melhorar a experiência do paciente.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: