7 avanços da tecnologia na saúde

tecnologia na saúde

A revolução promovida pelos avanços tecnológicos impacta a vida e o cotidiano das pessoas, trazendo mais celeridade e precisão para diferentes situações. Para os profissionais de saúde, a evolução da tecnologia na saúde transformou todas as etapas do atendimento médico.

Neste post, falaremos sobre as principais inovações dos últimos anos e sobre os benefícios que elas trouxeram para o setor de saúde. Então, se você quer saber um pouco mais sobre a chamada Saúde 4.0, continue a leitura.

Quais as principais mudanças trazidas pela tecnologia na saúde?

A cada ano surgem novas tecnologias para substituir ou complementar etapas e procedimentos médicos. Porém, esses avanços tecnológicos fazem parte da Medicina e já são percebidos há muitos anos.

Prova disso são as diversas inovações que facilitaram o diagnóstico e o tratamento de doenças, tais como, equipamentos de raio-X, eletrocardiograma, tomografia e ressonância magnética.

No entanto, é preciso reconhecer que os desenvolvimentos recentes da tecnologia na saúde permitiram um grande salto na linha de evolução. O uso da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, agilizaram o diagnóstico dos pacientes e melhoraram o acompanhamento dos tratamentos.

Ademais, as cirurgias robóticas trouxeram a precisão necessária para os procedimentos mais complexos. Entretanto, o profissional de saúde não é o único beneficiado com as inovações, mas também a gestão administrativa de hospitais, clínicas e consultórios.

Isso porque, com o desenvolvimento dos prontuários eletrônicos e softwares médicos, passou a ser mais fácil a busca por informações dos pacientes. Da mesma forma, a automação dos processos agilizou o agendamento de consultas e a prescrição de medicamentos, possibilitando os consultórios online.

Conheça os mais importantes avanços da tecnologia na saúde

Embora exista um longo histórico de evolução tecnológica na medicina, os últimos anos foram marcados por inovações que revolucionaram o setor, trazendo benefícios que impactam de forma abrangente a atuação do médico.

A seguir, saiba um pouco mais sobre esses avanços recentes da tecnologia na saúde.

1) Software médico

Em primeiro lugar, o desenvolvimento do software médico é um marco para a gestão administrativa de hospitais, clínicas e consultórios. Essa ferramenta possibilitou a migração dos arquivos físicos para o ambiente digital, trazendo economia, praticidade e segurança.

Outrossim, essa inovação também permitiu aos médicos dedicar mais atenção aos pacientes durante a consulta. Isso porque não precisam mais analisar um longo prontuário ou consultar diversos laudos de exames impressos para diagnosticá-los. Além desse, existem outros benefícios trazidos pelo software médico, como, por exemplo:

  • agendamento online: o paciente não aguarda mais o atendimento da secretária para marcar suas consultas. Agora, pode acessar o site médico e efetuar o seu agendamento no horário que desejar;
  • prontuário eletrônico personalizável: o prontuário eletrônico também trouxe grande facilidade para os médicos, permitindo a personalização das informações e o registro digital de todo o histórico do paciente;
  • controle financeiro: o módulo financeiro desses softwares facilita a gestão de todas as despesas e receitas do consultório. Com isso, possibilitou uma análise ampla do fluxo de caixa;
  • armazenamento na nuvem: os softwares médicos em nuvem armazenam todas as informações dos pacientes em servidores externos, que oferecem a criptografia dos dados, sendo uma opção mais segura;
  • marketing: os softwares médicos também possibilitam a criação de ações de marketing para atrair e fidelizar pacientes, tais como, e-mail marketing e envio de lembretes de consultas.

2) Telemedicina

A telemedicina é um dos principais avanços tecnológicos recentes no setor de saúde. Durante a pandemia do novo Coronavírus, houve um grande volume de atendimentos remotos, comprovando a eficácia e a importância dessa modalidade nos dias atuais.

Ainda, a possibilidade de prestar atendimentos por telemedicina ampliou o acesso da população aos profissionais de saúde. Além disso, permitiu que diferentes tipos de exames sejam laudados remotamente.

Ademais, a telemedicina também reduziu os custos de um consultório e melhorou o aproveitamento das equipes médicas. Assim, essa tecnologia trouxe muitos ganhos de qualidade na assistência, tanto pela maior disponibilidade de médicos quanto pela agilidade na obtenção dos resultados de exames.

3) Mobilidade da tecnologia na saúde

Com a popularização da internet e a ampliação do acesso aos smartphones e outros dispositivos móveis, a mobilidade passou a ser uma necessidade. Com isso, a Medicina também passou a usufruir desse recurso.

Neste sentido, surgiram tecnologias que possibilitaram o acesso remoto ao prontuário do paciente, como é o caso dos softwares em nuvem, e o atendimento médico à distância através de plataformas móveis, como é a telemedicina.

4) Wearables

Os wearables são dispositivos vestíveis inteligentes que possibilitaram o fácil monitoramento de diferentes indicadores de saúde, tais como, batimentos cardíacos, qualidade do sono, quantidade de calorias gastas com exercícios, entre outros.

Com isso, o paciente passa a exercer um papel ativo na manutenção da sua saúde. Isso porque basta o acesso ao seu relógio ou celular para visualizar como o seu corpo responde a uma atividade física ou a sua alimentação.

5) Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma realidade e está mais presente em nossa rotina do que imaginamos. A machine learning, é a ciência que desenvolve a capacidade de aprendizagem em softwares e robôs. 

Ainda, a aplicação mais conhecida de inteligência artificial na saúde é o supercomputador IBM Watson. Esse robô é capaz de verificar milhares de conteúdos em poucos segundos, sendo utilizado para a solução de casos clínicos.

Outrossim, a IA está presente em muitos aplicativos e sites através dos chatbots, robôs usados para iniciar um atendimento online de pacientes. Em alguns casos, também auxilia no diagnóstico diferenciado de doenças.

6) Robótica

Em razão das diversas vantagens trazidas pela sua aplicação, o uso da robótica na saúde está em plena expansão. Por exemplo, os procedimentos são menos invasivos, reduz a dor do pós-operatório, possibilita uma recuperação mais rápida e o menor risco de complicações.

Atualmente, o principal uso dessa tecnologia está nos braços robóticos que imitam os movimentos do cirurgião, tornando a cirurgia mais assertiva. Além dessa aplicação, os robôs são utilizados na telecirurgia, telepresença e na monitoração dos parâmetros vitais.

7) Mapeamento genético

O mapeamento genético é um exemplo de uso da tecnologia na ciência. Com esse recurso, é possível identificar alterações nos genes que indicam a presença de tumores e doenças hereditárias nos pacientes.

Ainda, o mapeamento genético permitirá prever o desenvolvimento de problemas de saúde, possibilitando a adoção de medidas preventivas antecipadamente, aumentando as chances de cura.

Enfim, como você percebeu, a aplicação da tecnologia na saúde é ampla e irrestrita, trazendo muitas vantagens para a prática da Medicina e também para a saúde dos pacientes. Por isso, é necessário se adaptar e começar a pensar na informatização do consultório.

Você tem pensado nisso? Temos um e-book gratuito para você ficar ainda mais por dentro do assunto. Conheça o Guia para Informatização de Consultórios e Clínicas Médicas e leve seu negócio para outro nível.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: