Pare por um instante e pense o quanto a tecnologia facilitou a sua vida. Há 20 anos, você precisava ir ao banco realizar transações simples e hoje, do seu celular, pode realizar pagamentos, efetuar transferências, checar extratos. Viajar também ficou bem mais fácil: comprar passagens, efetuar reservas de hospedagens (mesmo em casas compartilhadas), transporte até o aeroporto… Enfim, não dá nem para comparar os avanços, né?
Mesmo assim, há muitas clínicas vivendo de forma analógica na era digital! A tecnologia no consultório ainda é vista com muitas ressalvas, como aquela que pode tolher a autonomia do médico ou mesmo complicar demais a jornada. Opa! Parece que já vimos esse filme antes, certo?
Por muito tempo, o fato de acessar a conta bancária pela internet era uma atividade vista por muitos como arriscada. É natural que toda mudança gere aquele frio na barriga… Mas em meio à transformação digital que vivemos não dá para ignorar os impactos positivos dela nas empresas.
“Ah, mas minha clínica é de pequeno porte, não há solução para isso!”. Ledo engano! As facilidades da tecnologia no consultório ajudam a todos. Todos mesmo: desde aquele que estão no início da operação ou mesmo que já tem mais de um endereço.
Por isso, somos categóricos ao afirmar: tecnologia NÃO é vilão! É mocinho!
Como não basta apresentar essa definição tão contundente sem apresentar provas, resolvi listar os benefícios mais incríveis que podem estar à sua disposição! Basta apostar as fichas certas em tecnologia no consultório. Repare o quanto funcionalidades simples podem ajustar processos e adequar rotinas no seu local de trabalho
Sabe aqueles softwares de ponta, usados por grandes corporações? O avanço tecnológico possibilita possibilita que ele chegue a todos os campos: desde o varejo, indústria (e por que não?) na área médica também. Desse modo, há várias opções de sistemas de gestão no mercado, inclusive disponíveis em português.
Basta a assinatura do serviço para ter acesso a uma ferramenta que o ajude na organização de demandas do consultório. Fique atento, apenas, para optar por soluções que automatizam o processo. O que isso quer dizer? Alguns softwares apenas informatizam os dados, fazendo com que eles fiquem armazenados nos programas. No entanto, não possuem mecanismos para integrar, o que é uma mão na roda para você.
Para ficar bem claro: uma solução que automatiza o processo, pode lembrar de compromissos, empurrar as etapas para que elas não fiquem esquecidas dentro do sistema, com lembretes personalizados.
Apenas tome cuidado para não aderir a soluções gratuitas. Elas podem representar uma economia, em um primeiro momento. Com o passar do tempo, as perdas de oportunidades e recursos desenvolvidos por quem entende dos dilemas da rotina do consultório, podem representar prejuízos.
Outro ganho incrível que só a tecnologia permite às clínicas médicas é o armazenamento seguro de dados, em plataformas absolutamente modernas. Tudo isso sem perder o dinamismo que você precisa. Afinal de contas, não dá para complicar o acesso a informações tão valiosas, especialmente se você tiver uma emergência para atender.
Ao recorrer à tecnologia no consultório, você poderá centralizar em um único local todas aquelas informações que estão espalhadas:
Além de facilitar a busca, um dos benefícios mais imediatos é reduzir sensivelmente as chances de perder dados. Basta que uma pasta do prontuário se perca, um acidente com água em cima da agenda… Melhor nem imaginar, né?
Quando todas essas informações estão em um software, você praticamente elimina essas chances. Sabe por quê? Primeiro, porque as informações estarão arquivadas na nuvem (mecanismo tecnológico seguro), livre de qualquer problema que possa ocorrer no seu computador ou celular.
Em segundo lugar, porque essas soluções podem ser acessados por qualquer pessoa que possua usuário e senha, desde que esteja conectado à internet!
Sabe aquele desafio de não saber onde está o bisturi, a gaze ou um simples comprimido? Esse anseio se multiplica quando o assunto em questão são informações! A tecnologia no consultório pode facilitar (e muito) para resolver esse problema ao concentrar em um único sistema de gestão os dados de pagamento dos pacientes, o fluxo de caixa, a agenda de contatos, o controle de pagamento dos funcionários…
Desse modo, o gerenciamento se torna muito mais dinâmico, assim como é sua rotina. Por exemplo: em vez de ter que recorrer a pastas e mais pastas, agendas e mais agendas, para conseguir uma informação sobre o fechamento financeiro da semana, basta alguns cliques e já terá isso. Não é fantástico?
Você já deve ter notado o benefício que isso pode gerar a você, certo? Com tarefas sendo simplificadas pela tecnologia no consultório, poderá dedicar tempo e atenção a questões fundamentais. Quer algumas dicas? Treinamento da sua equipe, acompanhamento das tarefas e também à maior divulgação da sua clínica para aproximar mais pacientes.
Sabe aqueles minutos que você investe várias vezes ao dia para repetir algumas atividades automáticas? Eles podem estar com os dias contados a partir do momento que você escolher a tecnologia certa! Assim, o preenchimento de receituário, prontuário e atestado, por exemplo, não passam a ser uma tarefa chata (e sim com pouco cliques você já resolve a emissão).
Ganha você, ganha o paciente! Além de poupar seu tempo, ele terá o preenchimento facilitado ao uniformizar as orientações que serão adotadas no pós-consulta!
Percebeu quantos benefícios a tecnologia no consultório podem trazer a você? Pesquise por sistemas de gestão desenvolvidos por especialistas focados nas necessidades das clínicas médicas! Os ganhos são surpreendentes.
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