3 funcionalidades indispensáveis no software médico gratuito

Funcionalidades do software médico gratuito

Se você está buscando um software médico gratuito para o seu consultório ou clínica, você precisa ler este artigo! Algumas funcionalidades são indispensáveis neste tipo de sistema.

Soluções gratuitas nem sempre oferecem as funcionalidades que um negócio precisa, mas há opções no mercado comprometidas com esse objetivo e que possuem uma gama de ferramentas que irão ajudar o médico no dia a dia do consultório, sem onerá-lo.

Destacamos três dessas funções que não podem faltar no seu software médico:

  • a possibilidade de seus pacientes agendarem consultas online;
  • mecanismos de controle financeiro;
  • ferramentas de automação, para melhorar o relacionamento médico-paciente.

Quer saber por que esses itens são tão importantes?

Então, conheça as 3 funcionalidades indispensáveis em um software médico gratuito e veja como elas podem maximizar sua gestão!

Software médico gratuito: o que não pode faltar?

1. Agendamento online de consultas

A internet é um verdadeiro fenômeno que revoluciona o cotidiano das pessoas. Transforma hábitos, cria costumes e muda os canais de relacionamento.

Novos meios de comunicação surgiram por causa da internet. Na atualidade, basta desbloquear o smartphone para pedir comida por aplicativo, ou um carro para levá-lo a qualquer destino.

Essa transformação digital também chegou, de diferentes maneiras, ao universo da Medicina. Uma delas foi por meio do agendamento online de consultas.

Todo médico que deseja entregar um serviço de excelência para os pacientes, busca soluções para viabilizar esse objetivo. Por isso, o agendamento online é indispensável em um software médico gratuito.

Ele permite que os pacientes marquem suas consultas de forma independente, sem a obrigação de falar com sua secretária. Do ponto de vista prático, trata-se de um ganho muito importante para a rotina da clínica ou do consultório.

O agendamento on-ine facilita a vida dos pacientes, pois eles podem marcar suas consultas dentro e fora do horário comercial — respeitando a disponibilidade de vagas e os dias que aparecem no sistema.

Uma vez que eles têm essa funcionalidade na palma da mão, seu consultório ou clínica melhora a qualidade dos atendimentos e evita erros, como duplicidade na agenda, anotações malfeitas, etc.

Sua secretária, por outro lado, ganha mais tempo para se dedicar aos pacientes que estão na recepção. Também poderá ajudar na maior eficiência do consultório, inclusive, tendo mais tempo para se dedicar a outras tarefas estratégicas, como a conferência de estoque de materiais.

Esse comportamento é uma tendência que merece atenção, principalmente para quem deseja se destacar no mercado. Implementar o agendamento on-line significa ter um diferencial competitivo em relação a outros profissionais.

2. Controle financeiro

Para oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes, inicialmente, é necessário cuidar da saúde financeira do consultório ou clínica médica.

A saúde financeira não tem a ver somente com o presente. Abriga, inclusive, as condições para que sejam realizados os planos a curto, médio e longo prazos.

Quando as finanças de um negócio estão em dia, você ganha uma importante aliada para corrigir falhas de gestão, além de poder investir no crescimento e na melhoria do local.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Esse diagnóstico precisa ser feito por meio do fluxo de caixa, identificando as seguintes informações:

  • Total arrecadado por dia, semana, mês, bimestre, semestre e ano;
  • Variações de entradas e saídas financeiras;
  • Faturamento no mês.

Nos meses em que há menos consultas, por exemplo, você tem uma visão mais clara sobre as despesas que podem ser cortadas e, desse modo, equilibrar as contas.

Por esse motivo, outra funcionalidade indispensável em um software médico gratuito é o controle financeiro.

Mesmo em um plano gratuito, o sistema de gestão permite visualizar todas as movimentações financeiras do consultório.

Isso proporciona previsibilidade em relação aos faturamentos e despesas, além do controle sobre o fluxo de caixa. Você terá meios e ferramentas para analisar, por exemplo, todos os recebimentos e pagamentos.

Do ponto de vista estratégico, essa funcionalidade oferece maior segurança na tomada de decisões — principalmente em relação aos investimentos, pois direciona suas escolhas para a melhor opção, ou seja, o momento ideal e o custo adequado.

O controle do que entra e do que sai dos cofres do consultório permite que a disposição de economias para os momentos mais complicados.

Sendo assim, quando estiver em busca de um software médico gratuito, garanta que uma das funcionalidades seja o controle financeiro. Essa é uma segurança para todos: para você, seu negócio e seus pacientes.

3. Relacionamento com o paciente

Dentre as funcionalidades indispensáveis para um software médico gratuito, essa é uma das principais — e deixamos por último para que você possa refletir.

O relacionamento médico-paciente é muito importante para que o seu trabalho seja bem feito. Ele abre espaço para a confiança entre ambos e permite que o atendimento vá além das necessidades e expectativas dos envolvidos.

No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil acompanhar cada paciente fora do seu consultório. Mas a tecnologia possui ferramentas que tornam isso possível!

Uma delas é o conjunto de automações para o relacionamento com o paciente. Automações são processos realizados por sistemas, sem a intervenção humana.

4. Outras funcionalidades importantes

O software médico gratuito deve oferecer também, entre suas funcionalidades, o Prontuário Eletrônico na nuvem com salvamento automático. Assim, você não precisa buscar a versão física em um arquivo.

Também deve ter acesso a uma prescrição eletrônica completa, com uma base riquíssima de medicamentos e modelos de documentos para utilizar em seu consultório — agilizando o atendimento.

Outra funcionalidade automatizada é o envio de e-mails para criar um canal de diálogo frequente e muito eficiente entre o consultório e os pacientes. Por meio dele, é possível enviar:

  • Lembretes de consultas;
  • Confirmações de presença;
  • Felicitações pelo aniversário;
  • Conteúdos relevantes;
  • Pesquisas de satisfação.

É muito importante que o software médico gratuito tenha pelo menos as três principais funcionalidades abordadas neste artigo. Elas são fundamentais para que sua gestão dê um salto promissor no que diz respeito à visibilidade do seu consultório.

Lembre-se: esse é um investimento para a sua carreira!

Experimente o plano gratuito de iMedicina e tenha acesso a essas e outras funções — sem precisar informar os dados do seu cartão, muito menos com tempo limitado para testes!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ainda não encontrou o que buscava?

iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro

Quem leu esse artigo também se interessou por esses:

O Paciente e o Uso da Internet

Aqui no iMedicina, atuamos com Marketing para Clínicas e Consultórios há cerca de 5 anos. Nos especializamos na área de saúde. Nos tornamos uma empresa Google

logo_horizontal-branco_simbolo

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me.

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Tudo isso com planos que começam GRATUITAMENTE

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.