5 tecnologias para médicos em início de carreira

tecnologias para médicos

Embora já tenham sido desenvolvidas muitas tecnologias para médicos, ainda há uma grande parcela de profissionais que resistem a utilizá-las. Contudo, essas soluções são capazes de otimizar a gestão do consultório e trazer mais segurança aos dados dos pacientes.

Dessa forma, oferece praticidade e agilidade para o dia a dia, principalmente de médicos recém-formados. Neste artigo, apresentaremos algumas das principais inovações que já fazem parte da rotina de muitas clínicas e hospitais.

1) Prontuário eletrônico armazenado em nuvem

Trata-se de uma ferramenta imprescindível para quem deseja informatizar o consultório e reduzir o tempo dedicado a tarefas rotineiras. Isso porque o prontuário eletrônico possui funcionalidades que automatizam vários dos principais processos internos do seu negócio, como, por exemplo:

  • conhecer o perfil dos pacientes;
  • gerenciamento financeiro do consultório;
  • relacionamento pós-consulta;
  • agendamento online;
  • relatórios automatizados;
  • confirmação e lembretes de consultas;
  • armazenamento de todo o histórico de saúde do paciente;
  • compartilhamento de prontuários entre profissionais de saúde;
  • pré-cadastro de medicamentos.

Além disso, o prontuário eletrônico do paciente (PEP) funciona como uma versão virtual do tradicional prontuário médico, armazenando todos os dados do paciente, histórico de saúde, prescrições de medicamentos, resultados de exames, etc.

Ainda, a implantação desse sistema é regulamentada pela resolução CFM n.º 1.821/07, que aprova o seu uso para guarda e manuseio dos dados dos pacientes, autorizando a digitalização dos prontuários em papel e sua consequente eliminação. 

Outrossim, os benefícios trazidos por um prontuário digital são maiores quando ele é baseado na nuvem, ou seja, todos as informações inseridas na ferramenta são armazenadas em servidores terceirizados que possuem um alto nível de segurança.

Assim, como os dados ficam 24 horas online, é possível acessar o prontuário do paciente de qualquer lugar, em qualquer hora e de qualquer dispositivo conectado à internet, o que faz dessa ferramenta uma excelente tecnologia para médicos.

2) Integração com bulário eletrônico

Nos melhores softwares de prontuário é possível integrar todas as suas funcionalidades com outros sistemas, permitindo uma automatização completa do consultório. Por exemplo, você pode integrar o recurso de prescrição digital com um bulário eletrônico.

Dessa forma, o atendimento se torna mais ágil e prático, possibilitando ao profissional de saúde dedicar mais atenção ao paciente durante a consulta. O bulário eletrônico é um banco de dados virtual que disponibiliza o acesso às bulas de milhares de medicamentos.

Com isso, você passa a oferecer uma alta legibilidade dos documentos, evita erros de posologia, tem fácil acesso às informações dos fármacos, reduz o uso de papel e o tempo gasto com prescrições.

Outro aspecto importante da prescrição digital é que contribui para diminuir os riscos de problemas com dosagens inadequadas, interações medicamentosas, efeitos colaterais exacerbados e outras situações que possam causar risco à saúde dos pacientes.

3) Agenda eletrônica e agendamento online

A agenda médica é o coração de um consultório médico, pois é ela que orienta a rotina diária dos profissionais de saúde e dos colaboradores. Por isso, é fundamental que seja organizada e atualizada constantemente, um trabalho que demanda tempo.

Neste sentido, ao dispor de uma agenda eletrônica, além de facilitar o controle e a organização, você pode integrá-la ao sistema de agendamento online. Assim, toda marcação realizada pelo site é automaticamente replicada na agenda médica, evitando conflitos e duplicidades de horários.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Já a marcação de consultas online permite que você resolva um dos principais problemas enfrentados pelo paciente: a dificuldade no agendamento. Isso porque é possível marcar um atendimento sem a intermediação da secretária, necessitando apenas acessar o site médico e escolher o horário desejado.

Ademais, a agenda eletrônica possibilita a personalização da visualização e da organização das informações. Por isso, podemos dizer que essa é uma das principais tecnologias para médicos.

4) Telemedicina

Segundo a resolução CFM n.º 1.643/02, a telemedicina é o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Neste sentido, uma plataforma de telemedicina possibilita o fim das barreiras físicas entre você e o paciente. Contudo, até o momento, esse método só pode ser usado no Brasil para a troca de informações e para atos médicos por algumas áreas de atuação específicas.

Porém, fora dos nossos limites territoriais, a telemedicina já é uma realidade, sendo utilizada para consultas à distância, orientação, monitoramento, diagnóstico e até a realização de procedimentos cirúrgicos.

5) Sistema de gestão 

O sucesso de qualquer negócio depende de uma boa gestão financeira e administrativa. Em um consultório médico, nem sempre é possível fazer esse gerenciamento com excelência, pois, na maioria dos casos, acabe sendo mais uma responsabilidade para os profissionais de saúde.

No entanto, esse é um problema que pode ser eliminado a partir da informatização da sua clínica. Assim, é possível ter a automatização do fluxo de caixa e das rotinas administrativas, além do acompanhamento integral dos indicadores de crescimento da base de pacientes.

Com isso, você passa a ter o controle das suas finanças, permitindo o planejamento de novos investimentos a curto, médio e longo prazo, e a previsibilidade de despesas. Por isso, os sistemas de gestão são uma das mais importantes tecnologias para médicos.

Conheça o software médico, a melhor tecnologia para médicos

Com o advento da tecnologia, o bom atendimento continuou sendo o carro-chefe de um consultório, mas um ambiente modernizado e confortável passou a ser essencial. Assim, a implantação de um software médico é uma atitude necessária, pois trará diversos benefícios para a gestão da clínica e, principalmente, para o paciente. 

Benefícios do software médico

Ainda, as clínicas não informatizadas têm toda a sua gestão e os seus processos analógicos, tornando a organização uma tarefa árdua e difícil de ser mantida. Ao implantar um software médico, essa realidade é completamente alterada, pois, produz os seguintes benefícios:

  • otimização da gestão do consultório: esses sistemas oferecem a integração entre prontuário eletrônico, agendamento online e controle financeiro, fazendo com que todas as informações estejam centralizadas em um único lugar;
  • segurança dos dados: os softwares em nuvem possuem um alto nível de proteção dos dados. Na maioria dos casos, as informações são armazenadas em servidores de propriedade de grandes empresas, como a Amazon, e que atendem a legislações internacionais de segurança;
  • agilidade e praticidade no atendimento: com um prontuário digital, a busca por informações é facilitada, as prescrições podem ser realizadas rapidamente e o preenchimento dos dados do paciente é automatizado;
  • aumento da produtividade: a informatização do consultório faz com que diversas tarefas manuais sejam realizadas automaticamente, o que disponibiliza tempo para que você e seus funcionários se dediquem mais ao paciente;
  • ações de marketing: os softwares médicos possibilitam conhecer o perfil do seu paciente, permitindo a criação de ações para atraí-los e fidelizá-los.

Assim, como você pode perceber, o software médico é a reunião de todas as tecnologias mencionadas neste artigo. Por isso, é uma ferramenta completa e que permite uma modernização completa do seu consultório.

Portanto, após a leitura do texto, você conheceu as principais tecnologias para médicos. Então, como cada uma das ferramentas atua em áreas diferentes do consultório, considere a possibilidade de adquirir um software médico e, assim, dispor de todas elas.

Gostou das dicas? Cadastre-se e comece a usar o sistema do iMedicina gratuitamente.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: