Tecnologia

5 tecnologias para o consultório que você não pode deixar de ter

Quem não se lembra do lendário filme “Matrix” e o impressionante recado que ele deixou a todos os espectadores, sobre os avanços de um futuro não tão distante? Muita vezes, quando vou falar sobre tecnologias para o consultório há muita gente que fantasia cenas como a do filme se reproduzindo na sala de espera da sua clínica. Não é para tanto, né? Mas há alguns avanços já disponíveis no mercado que estão longe de serem futuristas, absolutamente aplicáveis em sua rotina e que vão transformar a maneira como você se relaciona com os processos da sua rotina e, principalmente, trazer mais qualidade para a relação com o paciente.

Falamos aqui sobre sistemas de gestão (ou, mais popularmente conhecidos como software médico). E o que ele seria? É uma espécie de programa, que você acessa com usuário e senha, em qualquer dispositivo conectado à internet, para gerenciar todas as informações que estão circulando pelo seu consultório. “Aham, já vi esse filme antes!”. Longe de ser a Matrix, esses sistemas facilitam a rotina médica, tornam a operação mais rentável e, de quebra, estreitam o relacionamento com pacientes.

Toda essa mágica se concretiza sem ter uma cartola se quer! Mas, sim, com recursos que são adotados por empresas de grande porte de variados segmentos. Mas que, graças ao avanço tecnológico, tem se popularizado para corporações de todos os tamanhos (inclusive, altamente recomendado para você). “Mas eu não sou uma corporação?”, ouço bastante essa queixa. Aos que ainda não o veem desse modo, precisam colocar as lentes da gestão que podem trazer muito mais eficiência para a sua rotina e, por consequência, qualidade em todos os procedimentos que são realizados.

Para comprovar o quanto elas são simples, selecionei 5 tecnologias para o consultório que você não pode abrir mão, se deseja alcançar melhores resultados na sua operação diária e aumentar o sorriso de satisfação dos pacientes. Vamos a elas?

#1 Automação de e-mails

É chover no molhado se eu falar a você a importância do correio eletrônico, certo? Veja você mesmo: o quanto a gente tem cada vez mais diminuído as interações por fala e aumentado o contato por escrito. Com nossos pacientes, não é diferente. Por isso, a automação de e-mails é um recurso essencial que muitas empresas têm adotado para se conectar a esse perfil dos pacientes.

Na prática, funciona dessa maneira: o sistema possibilita a programação de e-mails que podem ser encaminhados automaticamente pela ferramenta, a partir de eventos/ circunstâncias específicas. Por exemplo: ao inserir informação de data de nascimento e programar uma única mensagem de aniversário, o sistema se encarrega de ser o “carteiro digital”: faz o envio automático para a caixa de entrada de seu paciente, sem necessitar que você ou alguém da sua equipe dispare a felicitação. O mesmo pode ocorrer em outras situações: como celebrações de fim de ano, orientações pós-consulta, etc.

#2 Confirmação de consultas

Ainda nessa questão do contato com os pacientes, uma das etapas mais desafiadoras da rotina é relembrá-los do compromisso agendado, não é mesmo? Tanto que o esquecimento é o principal motivo apontado pelas ausências na sala de espera. Nessa situação, das duas uma: ou disponibiliza o tempo da pessoa que trabalha com você (ou você mesmo) para essa tarefa; ou aceita, com amargura, essas taxas de faltas em consulta… Certo? Erradíssimo!

A tecnologia para o consultório apresenta a alternativa mais viável para resolver essa demanda: ao agendar a consulta por um software médico, ele mesmo se encarrega de lembrar o paciente com um disparo automático de e-mail ou SMS. Esse procedimento tem sido responsável por reduzir sensivelmente as faltas nas clínicas! Não é fantástico?

#3 Modelos automáticos

Outro ganho advindo da tecnologia para o consultório é a adesão de modelos automáticos que ‘simplificam’ a sua vida e facilitam a continuidade do tratamento pelo paciente. Documentos essenciais na rotina médica (como prontuário, receituário, atestado…) recebem um único padrão, facilitando o preenchimento e uniformizando as informações que serão seguidas no pós-consulta.

O mais incrível é a integração de todas essas informações de um jeito prático de ser acessado, seguro e mantendo a privacidade de dados. Além disso, você estando com um dispositivo conectado à internet, em qualquer parte do planeta, poderá acessar essas informações, dando mais agilidade e otimizando os procedimentos a serem adotados em sua clínica.

#4 Gerenciamento de tarefas

Olhar para toda a clínica e seus detalhes, prestar um atendimento de ponta, pensar em expandir as operações, divulgar seu consultório… Haja memória e tempo para dar conta de tudo. A tecnologia para o consultório também o ajudará nisso: com a sua agenda integrada, ela funciona como uma secretária para lembrar das atividades inadiáveis, que não podem ser deixadas para depois, evitando problemas posteriores.

#5 Integração de agendamento com o controle financeiro

Também é um recurso que poucos conhecem, mas que salta aos olhos quando se fala de tecnologia para o consultório: como integrar os compromissos marcados pelos pacientes ao monitoramento financeiro, para evitar cobranças erradas (seja duplicadas ou mesmo a falta delas), que podem gerar transtornos para a clínica. Nesse sentido, os sistemas de gestão estão cada vez mais preparados: ajudam no controle do centro de custo, previsão orçamentária e fluxo de caixa. Ter todos esses dados em um sistema robusto e fácil de ser acessado é meio caminho andado para pôr em ordem as finanças de seu negócio (e mantê-las assim por muito tempo).

Viu só? Não falei aqui de nenhuma solução que prometa carros voadores ou operando máquinas complexas na sua sala de espera! Mas, certamente, as saídas apontadas representam um ganho sem precedentes a você e à sua clínica. Foque seu olhar nas tecnologias para o consultório e descubra as vantagens de viver no futuro, estando no presente!

 

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Escrito por
Equipe iMedicina