Para saber se é o melhor momento para abrir uma clínica de fisioterapia, o primeiro aspecto a ser abordado é o atual estágio do setor. Em geral, se é uma demanda em estágio de expansão, sim, é um momento para se investir. A fisioterapia é regulamentada no país desde o ano de 1969.
Inicialmente, os profissionais da área prestavam serviço em clínicas, centros de reabilitação, hospitais, asilos e consultórios, além, claro, da área de pesquisa. Mais recentemente, o terapeuta ganhou espaço nas áreas empresarial, esportiva e educacional.
Ou seja, tudo indica que estamos falando de uma área em pleno processo de reconhecimento e expansão. Vale lembrar ainda que se trata de um universo complexo e diversificado, que abrange três grandes grupos: ortopedia, neurologia e respiratória.
A partir do momento em que a decisão seja de investir na construção de uma clínica de fisioterapia, há um grande universo de possibilidades de segmentação, especialização, não só pela área específica quanto pelo público (pacientes).
O tamanho e a estrutura da sua clínica de fisioterapia será consequência do projeto proposto. Sendo assim, a previsão de investimento inicial é elástica. De qualquer modo, pode-se estimar, somando instalações, equipamentos e serviços profissionais, na casa dos R$ 300 mil. A partir do início do funcionamento da clínica de fisioterapia, o custo pode ser facilmente assimilado, já que se restringe basicamente a despesas administrativas, operacionais e com serviços profissionais. Sendo assim, a clínica de fisioterapia não requer um grande capital de giro. A previsão de despesas mensais numa clínica hipotética gira em torno dos R$ 20 mil. A empresa deve buscar garantir um fluxo de receitas regular se credenciando aos convênios de saúde, uma garantia de que terá, desde o princípio, um bom fluxo de pacientes.
É preciso ter atenção às exigências legais específicas para o segmento, que devem ser atendidas, além da burocracia tradicional para abrir uma empresa.
Se o empreendedor reúne recursos e competências para atender às premissas acima, sim, o momento é sempre bom, até porque se trata de um serviço de primeira necessidade. As pessoas procuram a terapia porque precisam, por indicação médica, não por qualquer outra razão menor.
Antes de concluir é preciso, todavia, chamar atenção para dois elementos fundamentais para o sucesso. São exatamente os caminhos que vão levar sua clínica de fisioterapia ao cliente, e vice versa. A primeira questão é a localização. Você pode até se estabelecer num local onde a concorrência é grande. Se há muita concorrência, é porque há muitos clientes. Você não pode se estabelecer longe deles, em locais com pouca população.
Muita atenção também na hora de estabelecer o seu target para comunicar sua clínica. É fundamental aparecer nas listas do convênio e estabelecer relacionamento com quem indica, que são os médicos. Dentro dos ditames da ética, é recomendável trabalhar esse público para que ele indique sua clínica de fisioterapia aos pacientes. A melhor forma de fazer isso, certamente, é mostrar a qualidade do serviço que você tem a oferecer.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
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