Ter uma clínica de fisioterapia pode parecer um sonho distante para um recém formando, ainda mais com o mercado em retração. É, inclusive, saudável avaliar como está a concorrência e as possibilidades de lucros e prejuízos antes de montar um espaço, baseado apenas no desejo de ser dono do próprio negócio.
O fato é que com o investimento adequado e muita pesquisa, uma clínica de fisioterapia pode aumentar significativamente os lucros e seu posicionamento profissional, transformando o sonho numa realidade tangível.
O local adequado faz toda a diferença no negócio, já que precisa ser de fácil acesso, num ambiente tranquilo e com bom espaço interno. Mesmo com as obras estruturais necessárias, é importante que tenha acessibilidade, já que muitos pacientes terão dificuldade de locomoção. Isso indica que lugares com ladeiras e escadas estão descartados. Observe também se há estacionamento no local e transportes públicos.
Posiciona-la mais próxima de hospitais, clínicas médicas e ortopédicas é uma ótima visão de mercado. Os pacientes podem sair de suas consultas e ir imediatamente para a fisioterapia, inclusive ter um acordo para seu encaminhamento.
Há casos em que as clínicas de fisioterapia são instaladas dentro de centros médicos, mas em média o custo pode ser maior pela locação do espaço, o uso dos clientes e até do marketing do local.
Ao menos um profissional da área deve ser formado e com registro profissional do Conselho Regional de Fisioterapia, para se responsabilizar pela parte técnica da clínica. E ela precisa também ter um registro no CRF, para poder atuar na área.
A questão burocrática envolve registro na Junta Comercial do Estado e uma série de outros registros e documentações com a prefeitura e federal. Para obter licença do Centro de Vigilância Sanitária de Estado da Saúde, é necessário cumprir as rígidas regras para o espaço da clínica. As instalações devem ter, no mínimo, os seguintes itens para seu funcionamento:
– Sanitários para funcionários;
– Vestiário com armários individuais, para troca de roupa de funcionários e pacientes;
– Lavatórios estratégicos para a higienização das mãos;
– Sanitários para os pacientes;
– Todas as instalações devem ser revestidas com material liso, impermeável, claro e fácil de limpar;
– Iluminação uniforme e boa ventilação;
Com toda a documentação em mãos, é hora da contratação de funcionários, que pode ir desde outros fisioterapeutas, a recepcionista, faxineira e administrativo. O profissional deve saber lidar com todos os tipos de pessoas de diversas idades e classes sociais, com suavidade, empatia e discrição.
A clínica de fisioterapia pode se filiar a convênios médicos, inclusive para conquistar pacientes em seu período inicial. Embora o valor pago não seja alto, a quantidade de pessoas que um plano de saúde indica pode compensar. Além das indicações que um paciente bem atendido faz naturalmente outras pessoas.
Uma alternativa quando não se tem certeza sobre abrir um consultório próprioa clínica própria é alugar um ambiente somente nos períodos em que o profissional costuma atender seus pacientes.
Com essa opção, um fisioterapeuta tem custo menor com a infraestrutura do local, maior retorno financeiro e mais flexibilidade para definir os seus horários.
Além disso, outra vantagem nesse caso é poder utilizar ferramentas online para encontrar o consultório ideal com facilidade e segurança.
Um exemplo desse tipo de solução é o N1 Office, que além de permitir o uso de filtros com localização, especialidade, preço e data para alugar uma clinica, também presta suporte jurídico e media o relacionamento entre locador e locatário.
É possível ter a agenda cheia de pacientes logo no começo da empreitada. Basta seguir alguns princípios básicos para manter seu cliente satisfeito e receber muitos outros novos, a partir de sua prospecção.
Muitos pacientes chegam inseguros a clínica, com receio de seu tratamento não funcionar. O profissional precisa saber lidar com essa questão, conhecendo seu paciente pelo nome, como também seu tratamento e necessidades. Atender de forma personalizada, para um tratamento contínuo, é de suma importância até para a qualidade do seu resultado.
O ambiente também não precisa ser frio e sem nenhum tipo de atrativo. Apesar da obrigatoriedade da cor clara, sua decoração e mobiliário podem ser coloridos e modernos. O mais comum é que as clínicas ofereçam TV e revistas na sala de espera, mas pode incluir o wi-fi, canais diferenciados de TV por assinatura, livros de fotos, brinquedos e gibis para as crianças.
Não esqueça de investir em um site moderno e prático, mas sempre atualizado, assim como perfis em redes sociais. São formas de se apresentar para um número muito superior de pessoas e criar elos de atendimento com o paciente, que, mesmo após o fim de seu tratamento, não deve ser esquecido. O trabalho de fisioterapia pode ser necessário a qualquer momento, para qualquer pessoa, e voltar ao mesmo local onde foi bem atendido é o padrão de todo paciente antigo.
Muita gente confunde ou não sabe o real papel de um fisioterapeuta. Ele é um profissional que estuda o movimento humano em todas as suas nuances, como potencialidades, limites e expressão. Abrange tanto as alterações patológicas como psíquicas e orgânicas, em busca da integridade do órgão e seu restabelecimento.
Para reabilitar, curar e prevenir doenças em seus pacientes, ele pode se utilizar das técnicas de crioterapia, termoterapia, hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, eletroterapia, cinesioterapia e técnicas manuais, orientados de acordo com sua análise prévia de exames e contato físico.
É necessário ter curso superior completo e registro no Conselho Regional de Fisioterapia, para trabalhar na área e indicar sessões para pacientes.
A carreira pertence à área de ciências biológicas, como medicina e enfermagem, que abrange o ser humano como um todo, desde sua estrutura anatômica e biológica, até sociologia, ética e antropologia, para compreender como as sociedades se formam e sua cultura, que influencia diretamente em posturas e saúde.
O fisioterapeuta pode atuar em saúde preventiva, fisioterapia do trabalho, desportiva, neurológica, cardiorrespiratória, ortopédica e traumatológica e indústria de equipamentos, no atendimento que vai desde bebês até idosos e gestantes.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de fisioterapia e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de fisioterapia e atrair novos pacientes!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment