Uma boa administração do tempo e conseguir dar conta de todo agendamento possível, sem perder a qualidade, é primordial para o bom funcionamento de qualquer clínica médica ou consultório. Afinal, agenda vazia significa menos lucratividade, não é mesmo? E definitivamente não é isso que um gestor quer para o seu negócio.
Mas quando a marcação das consultas depende somente dos médicos e profissionais, este controle fica até mais fácil. O problema é que muitas vezes ficam lacunas nas agendas devido aos mais diversos motivos.
Desde dificuldade de preenchimento até cancelamentos ou desistências. Como resolver este problema? Como se trata de algo muito comum nos estabelecimentos de saúde no mundo todo, separamos aqui algumas dicas infalíveis que podem ajudar você a reduzir a lacuna de atendimento e melhorar sua gestão do tempo. Vamos lá!
O primeiro passo é avaliar com cuidado se a forma como você lida com seu agendamento hoje está funcionando. Por onde começar?
Verifique se os profissionais de sua clínica estão realmente informando o tempo correto de cada consulta, se estão sempre presentes nos consultórios nas horas indicadas e se estão conseguindo manter a qualidade no atendimento aos pacientes.
Assim, você será capaz de organizar a quantidade de consultas por dia com mais segurança e não vai correr o risco de ficar com espaços em aberto no atendimento.
Também fique de olho se os profissionais estão agindo de forma respeitosa com o paciente. Antigamente, era comum médicos deixarem os pacientes aguardando por mais tempo na sala de espera, sem grandes problemas. Este comportamento não é mais aceito pelos pacientes e este é o fato de muitos deles buscarem pelo atendimento de outros profissionais, inclusive em outras clínicas, diminuindo o número de atendimentos na sua.
Lembre-se que, a cada dia, abrem novas clínicas e consultórios e a concorrência está sempre buscando formas de conseguir aumentar a quantidade de pacientes atendidos. Caso perceber que isso está ocorrendo em sua clínica e que vem perdendo pacientes no decorrer tempo, converse com seus profissionais.
Depois de verificar as causas que estão deixando lacunas em sua lista de agendamento, é chegada a hora de agir. Entre em contato com outros pacientes para verificar se não desejam adiantar suas consultas para as datas em aberto.
Você pode até entrar em contato com pacientes que há tempos não aparecem no consultório, convidando-os a fazer uma consulta de check-up para garantir que tudo está bem. Além de melhorar sua agenda de atendimentos, ainda vai transmitir uma imagem positiva, de quem se preocupa com a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Isso pode ser feito por telefone, mas você conseguirá mais efetividade e gastará menos se fizer isso por SMS. O SMS pode ser feito diretamente do seu sistema de gestão e possibilita entrar em contato com o maior número de pacientes ao mesmo tempo com baixo investimento.
Assim, você garante que vai conseguir entrar em contato com o maior número de pessoas possível e não vai ficar com lacunas abertas em seu agendamento.
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
Gostou de saber como melhorar seu agendamento? Então conheça outras dicas sobre clínica lendo nossos artigos.
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