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Alie agendamento online com SMS e melhore a sua clínica médica

Agendamento online e envio de SMS: vantagens para os profissionais da saúde

O ritmo da vida moderna é intenso. Com isso, para otimizar o tempo, as pessoas buscam meios mais rápidos para cumprir os compromissos do dia a dia. Esse aspecto ficou mais acentuado com o advento da internet, que possibilitou o desenvolvimento de inúmeros sistemas de informação, comunicação e a execução de várias atividades à distância, como, por exemplo, o agendamento online de consultas e exames.

Aprendemos rapidamente a viver e usufruir das facilidades do mundo virtual. E a querer, cada vez mais, serviços digitais de qualidade. Portanto, compensa muito pensar em todos os meios para tornar o nosso trabalho mais eficiente e dinâmico, além de buscar diferenciais para projetar a nossa marca.

O setor de saúde tem que evoluir nesta direção. O mercado é bastante concorrido e muito sensível a reclamações. Portanto, é vital manter um padrão de qualidade nos serviços e atendimento. A opinião de um cliente insatisfeito pode afetar a imagem da organização e dos profissionais.

Por isso, investir no relacionamento com o cliente é essencial ao sucesso do negócio. Isto implica na adesão às tecnologias para modernizar e tornar mais eficiente a gestão do negócio. Afinal, um serviço de saúde não existe sem pacientes, os quais, satisfeitos com o atendimento, espontaneamente farão a tradicional propaganda boca a boca, enaltecendo as qualidades do estabelecimento.

É importante considerar que a crescente demanda nos serviços de saúde pode gerar vários transtornos e gastos desnecessários se não houver uma gestão eficiente e eficaz, especialmente quando do tratamento é dispensada a parte mais importante do negócio – os pacientes e os profissionais que realizam os atendimentos. As inovações tecnológicas estão aí para melhorar todos os processos. Acompanhar as tendências e buscar soluções inovadoras para se destacar no mercado e, claro, conquistar a fidelidade da clientela, é fundamental para manter-se forte no mercado.

Qualidade no atendimento

Quando uma pessoa busca um serviço de saúde, espera ser bem atendida. Ninguém quer passar horas aguardando atendimento pessoal ou telefônico, quando é possível agregar, aos processos gerenciais, tecnologias digitais de informação, comunicação e relacionamento com clientes e parceiros.

As pessoas querem economizar tempo e dinheiro. Ninguém aguenta ficar muito tempo em uma sala de espera para fazer algo simples, como o agendamento de uma consulta ou exame. Sendo assim, implantar o agendamento online é uma decisão inteligente, que proporciona vários benefícios aos empreendedores e profissionais da saúde.

Sem o agendamento online, o estabelecimento é obrigado a dispor de uma equipe para o atendimento pessoal ou por telefone. Ou seja, há um gasto maior com folha de pagamento, encargos e telefonia. Além disso, este fluxo sobrecarrega o pessoal de atendimento e congestiona as linhas telefônicas, deixando as pessoas mais irritadas e impacientes com a demora. Sem contar que potenciais clientes – aqueles que ainda não conhecem os serviços – podem desistir e buscar outra clínica. Em uma época como a atual, dá para perder clientes? Claro que não!

Para resolver o problema, não há “jeitinhos” ou “ideias mirabolantes”. Há, sim, soluções tecnológicas desenvolvidas para atender às necessidades do setor da saúde. Neste sentido, a nossa empresa desenvolveu um software com várias funcionalidades para melhorar a gestão de serviços de saúde.

Inove a gestão e conquiste mais clientes

O iMedicina é o software ideal para a gestão de relacionamento com clientes de clínicas e consultórios médicos, odontológicos, de fisioterapia e outros. É um sistema completo, capaz de executar várias funções, que possibilita um eficiente controle administrativo e financeiro e, principalmente, um sistema ágil de informação e comunicação com os públicos interno (equipe) e externo (pacientes).

Com o iMedicina, é possível ter uma agenda muito mais organizada, banco de dados detalhado, gerenciar tarefas, efetuar os lançamentos do fluxo de caixa, obter dados estatísticos e gerar gráficos que possibilitem uma análise detalhada no negócio, bem como o perfil da clientela, relatórios gerenciais, criar o site, blog e desenvolver estratégias de marketing, conforme a segmentação do público atendido e, principalmente, oferecer ao público algo valioso – o agendamento online de consultas e exames.

Como o sistema permite o acesso remoto, o profissional poderá acessar, a qualquer momento, as informações sobre o paciente, dados administrativos e financeiros de seu consultório ou da clínica onde trabalha com total segurança. Inclusive, ao atender um paciente internado em um hospital, por exemplo, o médico terá acesso aos dados do prontuário eletrônico. Também é possível compartilhar informações com outros especialistas que prestem atendimento aos mesmos pacientes.

Agendamento online

Entre as aplicações deste software, destacam-se o agendamento online e o envio de SMS aos clientes. São dois recursos que agregam valor aos serviços prestados, proporcionando praticidade, agilidade, redução de erros na marcação de consultas e exames, banco de dados mais completo sobre cada cliente, compartilhamento de informações entre os vários especialistas da clínica, bem como a possibilidade de incluir o público, com a devida autorização, no sistema de marketing digital para o envio, por exemplo, de e-mail marketing.

O agendamento online de consultas e exames torna a vida muito mais prática. O cliente não precisa se deslocar à clínica, ao consultório ou ao laboratório para marcar o atendimento desejado. Nem aguardar o atendimento por telefone. Basta utilizar qualquer dispositivo conectado à internet – celular, tablet ou notebook – para acessar o site e preencher o formulário de agendamento online.

A plataforma dispõe de todos os dados necessários para que o paciente efetue a marcação. É possível incluir nome e registro profissional, endereço da clínica ou consultório, horários disponíveis, etc. O profissional pode, inclusive, disponibilizar a agenda parcial, com a finalidade de preencher os horários que costumam ficar ociosos.

O sistema, automaticamente, informa a data e o horário do atendimento. O melhor é que o cliente poderá fazer a solicitação em qualquer momento, já que o sistema pode funcionar 24 horas, em qualquer dia da semana. A plataforma de agendamento online também possibilita a remarcação de um procedimento, com total segurança no controle de informações.

O agendamento online é simples, rápido e resulta em grande economia, uma vez que elimina a necessidade de manter uma estrutura ampla de atendentes no call center. Além disso, o sistema está integrado ao atendimento presencial e telefônico, evitando, assim, que consultas e exames sejam marcados nos mesmos horários.

A plataforma armazena os dados e, a qualquer momento, é possível consultar o histórico de agendamentos online, além de gerar relatórios com informações específicas, tais como os períodos com maior fluxo de atendimento, o perfil do público, os serviços mais solicitados, a quantidade de cancelamentos, as remarcações, entre outros dados que permitem uma análise criteriosa sobre o andamento do negócio e servem de base para renovar o planejamento estratégico da clínica para o ano seguinte.

Agendamento online aliado ao SMS

Com tantos compromissos, fora os imprevistos do dia a dia, não é difícil esquecer uma consulta ou exame agendados com muito tempo de antecedência. Para reduzir o número de faltas, clínicas e consultórios costumam entrar em contato, geralmente por telefone, para lembrar o paciente sobre o compromisso marcado. Quanto trabalho para uma secretária! Sem falar do custo com o serviço telefônico, já que alguns pacientes informam apenas o número de telefone celular. São dezenas de ligações ao mês.

Por isso, o software iMedicina possibilita o envio de lembretes aos telefones celulares dos clientes. É muito mais rápido e econômico. Através do SMS, a organização ou o profissional da saúde poderá enviar lembretes ao cliente, sobre a data e o horário do atendimento ou outras solicitações pertinentes.

O SMS, além de prático, é menos invasivo, se comparado a uma ligação telefônica em horários indesejáveis. Além disso, o envio de SMS traz outro resultado positivo – a redução de faltas às consultas e exames em até 30%. Quando o paciente remarca a consulta ou exame, pode-se, por meio do SMS, oferecer a outros pacientes a possibilidade de anteciparem suas consultas, bastando confirmar com uma resposta à mensagem recebida.

O agendamento online tem outras vantagens, como a redução de gastos com papéis, impressão de formulários, espaço para o arquivamento de prontuários, agilidade na pesquisa de informações de pacientes. Com alguns cliques e poucos minutos, dá para resolver muita coisa.

O agendamento online, aliado ao envio de SMS, já é uma realidade para médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde. O iMedicina tem todas as ferramentas necessárias para revolucionar a gestão de sua clínica ou consultório. A plataforma de agendamento online, sem dúvida, é uma facilidade que conquistará o público.

Oferecer o agendamento online é imprescindível na época atual. As pessoas vivem conectadas o tempo inteiro e são conquistadas por todas as facilidades que a tecnologia traz para o dia a dia. Se você ainda não possui o sistema de agendamento online, conheça o software iMedicina.

O custo-benefício mostrará que vale a pena investir neste recurso para otimizar o funcionamento de sua clínica ou de seu consultório. Com isso, você terá muito mais tempo para concentrar-se em outras questões, como dar continuidade ao aperfeiçoamento profissional, expandir os negócios, associar-se a outros empreendimentos da saúde, etc. Com o agendamento online integrado ao SMS, sem dúvida, você dará um passo importante para melhorar o gerenciamento de seus negócios.

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Escrito por
Equipe iMedicina