Criar o site médico para o Consultório é fundamental em sua estratégia de divulgação.
A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele. – Conrado Adolpho
Gerir um consultório não é nada fácil. Poderia ser mais simples se essa fosse a sua única função… mas nós sabemos que não é. Porque, além de gestor, você também realiza a parte técnica e estratégica do seu negócio. E nem sempre essas três funções são divididas de forma equilibrada e harmônica…
O que acontece é que, na maior parte das vezes, sua atenção estará totalmente voltada para apenas um desses três aspectos: ou para o atendimento, ou para a gestão dos funcionários, quando a situação estiver fora do controle… e quase não sobra tempo para a função estratégica que o seu consultório precisa que você exerça com mais firmeza.
Porém, o que está ficando cada vez mais claro é o fato de que sem um planejamento estratégico, abrir um consultório, atualmente, pode ser uma empreitada perigosa e vemos diversos profissionais trocando os pés pelas mãos na tentativa frustrada de atingir suas metas sem perder qualidade de vida. E temos experiência suficiente para dizer que decisões tomadas no impulso e no calor do momento não dão nada certo…
Para cobrir as despesas e cumprir as metas tão sonhadas antes de abrir o nosso próprio empreendimento, dobramos o volume de trabalho e o tempo que passamos na clínica ou consultório.
O resultado é desastroso: terminamos com zero qualidade de vida, sem tempo para absolutamente nada, e um faturamento que apenas esbarra no que sonhamos como ideal para os primeiros anos de vida do consultório.
É desanimador, eu sei. Mas para confortá-lo, preciso revelar que essa não é uma situação que só aconteceu comigo ou com você: ela é regra para qualquer empreendimento que acabou de começar.
Muito imaturos no mundo dos negócios, acabamos negligenciando a parte estratégica do nosso empreendimento, a linha que precisamos traçar para alcançar os nossos objetivos. Afinal, o que passa na cabeça de todos é sempre a mesma máxima:
Existe a demanda no mercado – as pessoas precisam de médicos a todo momento. Eu tenho a oferta (um serviço de ótima qualidade, por sinal!). Existe troca mais perfeita e espontânea do que essa?
“É só abir as portas do meu consultório e pronto: oferta e demanda em perfeita comunhão, pacientes chegando espontaneamente até mim.”
Seria maravilhoso se fosse assim!
Afinal, estudamos muito para chegarmos até aqui, e somos capacitados para isso: ótimos profissionais da área da saúde que encantariam qualquer paciente com um atendimento de excelência se….
…Se esses pacientes soubessem que você está ali!
Mesmo que você não se encaixe nessa história e até já tenha um volume de pacientes que te conhece e frequenta o seu consultório fielmente, se você deseja alçar voos mais altos e alcançar novos públicos para atingir grandes metas, você precisa de visibilidade.
E para garantir a visibilidade do seu consultório, você precisa estar onde o seu público está: no maior palco de visibilidade que temos disponível para nós, atualmente: a internet.
Para a nossa sorte, esse é um dos palcos de visibilidade mais democráticos que já tivemos! Está disponível para todos, mas não pode ser usado da maneira que bem entendermos, é claro.
Para pararmos de negligenciar a parte estratégica do consultório, temos que começar a pensar em marketing. Como os seus possíveis pacientes saberão quem você é e onde você está? É sobre isso que temos que começar a pensar daqui para frente…
Ah, mas eu não gosto de redes sociais, blogs e derivados. Prefiro manter o meu consultório fora da internet…
Tudo bem, essa é uma escolha que pode ser feita. Entre alguns médicos, dentistas e profissionais de saúde, ainda permanecem algumas ideias conservadoras de que serviços da área da saúde não permitem marketing ou qualquer outro tipo de visibilidade menos formal e descontraída.
Mas cuidado: se você está entre esses profissionais, saiba que o mercado está se movendo e evoluindo a todo momento e, em breve, esse tipo de pensamento não só perderá espaço, como também pode levar o seu consultório a uma crise de visibilidade e ser completamente massacrado pela concorrência.
É possível ser formal, ético e alinhado aos seus valores e ideais na internet. Não só é possível, como já podemos ver milhares de exemplos de consultórios que possuem uma ótima presença online, totalmente de acordo com as normas de publicidade do CFM e de outros conselhos. Olha só! Essa tem sido uma prática tão recorrente e importante que até o Conselho Federal de Medicina e outros conselhos de saúde criaram manuais para nos ajudar a executá-la de forma correta e ética.
Então, não há desculpas!
Mas dá um certo medo de começar, não é mesmo?
Falando nisso… como podemos começar?
Bom, você pode começar criando a cara do seu consultório na internet, a sua identidade online: um site médico.
Quando comecei o meu investimento em estratégias de marketing digital, a primeira pergunta que me fiz foi a seguinte: “como deve ser um site médico ideal?”.
Essa é uma pergunta pertinente, porque sempre fica aquela dúvida: será que um site médico deve ser como qualquer outro site? Com as mesmas estruturas, abas, etc.? As pessoas que procuram por um site médico se comportam da mesma forma quando procuram por algum produto ou outro serviço na internet?
Então, começaram nossos testes e as pesquisas! Eu queria descobrir o que funcionava melhor em um site médico, qual estrutura traria mais resultados e reteria os visitantes por mais tempo no meu portal. Além disso, queria descobrir a fórmula exata para um site médico de sucesso: o modelo que converteria os visitantes em ligações e agendamentos de consultas.
De teste em teste, eu começamos a eliminar formatos e modelos até começar a chegar em uma estrutura de alta performance com grandes chances de trazer resultados…
Em mais de 200 sites médicos criados por nossa equipe do iMedicina e do Consultório 2.0, reunimos todos os elementos que geravam mais resultados em um único modelo: site médico de uma única página, ou o que chamamos de site one-page.
Calma, vou explicar melhor!
Você já deve ter visitado sites que possuem uma página principal e um menu com várias abas que, ao clicá-las, te levam a outras páginas do site. Esse modelo é bem comum e não teria nada de errado com ele se não fossem as descobertas que acabamos fazendo depois de muita pesquisa, análises e teste… Olha só:
A conclusão é que a maioria das pessoas não passa da primeira página de um site médico. Ou seja, se você espalha as informações importantes sobre você e o seu consultório em várias outras páginas que só serão acessadas se o visitante clicar em uma aba do menu, a maioria dos seus visitantes não vai conhecer nenhuma dessas informações.
O site médico é a chance de você afirmar sua presença, reforçar a sua autoridade e mostrar que, caso aquele visitante precise de uma consulta, você é a melhor opção para ele. Você precisa da atenção do visitante até o final do seu site, para que ele conheça todas as informações que você julga serem importantes e fundamentais para que ele queira marcar uma consulta no seu consultório.
O que importa, na verdade, em um site médico é o conteúdo, ou seja, aquilo que você vai dizer ao visitante que acessar o seu site. O conteúdo vem em primeiro lugar e só depois o design do site. Mas quando o design e o formato do seu portal interferem na leitura do seu conteúdo, aí sim, temos um problema!
Nós, aqui no Consultório 2.0 e do iMedicina, criamos um modelo de site médico que favorece e potencializa o conteúdo inserido nele… um formato que facilita a leitura de todas as informações sobre o seu consultório até o final do seu site. Para conhecer mais sobre esse modelo de site médico, veja aqui.
Por isso amamos os sites de uma página única! O seu visitante não terá que dar nenhum clique desnecessário, só rolar a página para visualizar tudo o que precisa saber sobre você! Isso garante que nenhuma informação ficará de lado e aumenta o seu tempo de argumentação com aquele visitante!
Mas não foi só isso que descobrimos durante esse tempo de experiência em sites médicos…
Há uma série de elementos que foram incessantemente testados e comparados até chegarmos a algumas dicas que posso te contar agora que já chegamos a um resultado! Se você quer ver como ficou, dá uma olhada no meu site aqui! A estrutura ideal de um site médico deve ter:
Entre outros elementos que você vai ver, de cara, quando acessar o meu site – que foi todo desenvolvido a partir desses estudos!
A questão é: como organizar todas essas informações em um site de uma só página (que já vimos que é o ideal) atrativo e visualmente agradável? “Eu não tenho nenhuma experiência com design, sou péssimo nisso” – você pode dizer para mim. E muitos dizem…
Então, pensando nisso, percebi que precisava reunir todos os elementos que descobri ao longo da minha experiência em um modelo de site médico! Seguindo esse modelo, nenhum de nós erraria mais e nem precisaríamos nos preocupar com o design e a disposição das informações que queremos transmitir aos nossos públicos!
Mas reproduzir esse modelo pode dar um trabalhinho se você não conhece nenhuma ferramenta e não tem muito tempo disponível para aprender! Tem toda a questão burocrática da coisa: domínio, hospedagem do site, etc.
E é aí que voltamos naquele assunto que estávamos conversando no começo do artigo, lembra?
Aquela história de você, sozinho, ter que ocupar três funções no seu consultório: a de técnico, gestor e estrategista de marketing…
Como gerir a estratégia de marketing do seu site médico sendo que ainda tem que se desdobrar em várias outras funções que perdem completamente o controle sem a sua orientação?
Você é um dividido em três. Mas e se pudéssemos inverter essa conta ao nosso favor? E se, em vez de um dividido em três, você pudesse ter três em um? Em um só lugar, as três funções sendo executadas plenamente sob o seu controle?
Foi pensando nisso, que resolvemos parar com essa história de deixar a gestão do seu consultório no seu software separada da sua estratégia de marketing que fica por conta de plataformas externas que dão um trabalhão para realizar a manutenção.
Fora que você tem que analisar cada um dos elementos de um site médico ideal que conversamos hoje e tentar reproduzi-los no seu próprio site – o que pode levar tempo e não sair exatamente do jeito que você queria.
Por que a estratégia de marketing do seu site tem que estar separada da sua gestão? São funções que devem ser integradas, pois são complementares!
Por isso, criei um modelo de site médico ideal, baseando-me em todo esse tempo de pesquisa e estudos e resolvi colocá-lo no iMedicina.
Sim! No iMedicina – nosso software de gestão para consultórios – você vai ter, disponível e de forma super prática e simples, o modelo de site médico sobre o qual falamos durante todo esse artigo de hoje!
Esse modelo pode ser completamente editado para a sua área de atuação! Você pode mudar todos os campos e inserir as suas próprias informações e imagens. Facilita muito para quem não tem muito tempo para se dedicar a esse processo. Tudo ficou bem mais simples, agora!
Agora você nem precisa mais sair do seu papel de gestor para editar o seu site! No software mesmo, você realiza todas as funções que desejar, sem ter que se desdobrar em mil para dar conta de tudo!
Tudo foi milimetricamente pensado para minimizar as dificuldades e otimizar o seu tempo com um site prático de se fazer e que traz muitos resultados positivos para o seu empreendimento: ele é o resultado de anos de pesquisa em marketing digital!
Ah, mas eu não gostei do modelo! Queria criar um novo…
Bom, os resultados desse formato de site são garantidos por mim e pela minha equipe de marketing! Mas caso você opte por outro caminho…
Nós não o deixamos sem rumo!
Junto ao iMedicina, como você já deve saber, existe uma Universidade de cursos voltados para o planejamento estratégico, o marketing e a gestão de consultórios. Em vários de nossos cursos, você vai encontrar todos os passos que precisa saber para criar o seu próprio site com dicas de ferramentas, plataformas e um guia para criar o seu próprio domínio e hospedá-lo no web.
A vantagem disso é que caso você tenha uma boa experiência com outro formato de site, você pode contar pra gente e pra todos que fazem parte da comunidade iMedicina! Dessa forma, evoluímos juntos e vamos adaptando o formato de site médico que disponibilizamos no software, através das experiências compartilhadas por vários médicos de especialidades variadas!
A ideia é sempre evoluirmos e aprendermos cada vez mais!
No mais, a última dica que posso te dar hoje é essa: conheça o iMedicina! Sem compromisso, dá uma olhadinha no nosso site, navega pelo software e veja se ele pode ser uma boa opção para o seu consultório nesse momento…
Se não for, não tem problema! Nós vamos continuar postando dicas e conteúdos interessantes que vão ajudá-lo a melhorar a gestão do seu consultório, por aqui no blog… é só nos acompanhar!
Para ver o iMedicina funcionando na prática, acesse essa página aqui.
Espero que tenha ajudado!
Abraços e até a próxima!
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