Pergunta capciosa:
Você sabe quando definitivamente termina o atendimento a um paciente?
Ao fazer essa pergunta, nos consultórios que visitamos, as respostas são bem variadas. Mas dá para contar nos dedos de uma mão aqueles que entendem que o atendimento não acaba com o fim da consulta física e citam a importância de investir no relacionamento pós-consulta.
O que isso quer dizer? Ir além de propiciar um bom atendimento no dia do agendamento com os pacientes e estruturar ações que possam manter proximidade com eles é fundamental para crescer com qualidade a base de pacientes de um consultório.
Justamente por isso é importante falarmos desse assunto, por não ser uma prática adotada em muitas clínicas por aí. Há uma série de oportunidades que estão sendo desperdiçadas e talvez você nem perceba!
Há ainda o time de profissionais que até enxergam a importância de traçar ações que visam fortalecer o relacionamento pós-consulta, mas acabam desistindo antes mesmo de tomar uma atitude sequer, imaginando que são medidas que demandam muita energia ou, então, que envolvem muitos recursos.
Para quem pensa desse modo, temos duas notícias:
- Estabelecer ações de relacionamento pós-consulta é mais fácil do que se pode imaginar, desde que você conte com apoio da tecnologia certa. Elaboramos um post que explica bem isso: como softwares médicos podem ajudar a fidelizar pacientes.
- O valor investido nem é tão grande assim; o maior ganho está justamente na fidelização do paciente e melhoria de indicadores que muitos consultórios (mesmo de grande porte) enfrentam uma série de dificuldades para melhorar.
Dito isso, para que você fique ainda mais empolgado(a) em investir no relacionamento pós-consulta, reunimos três ganhos reais que as clínicas têm obtido a partir da adoção dessa estratégia. De quebra, vamos trazer alguns destaques sobre como alcançar esses resultados na prática. Topa?
Relacionamento pós-consulta ajuda a reduzir o número de faltas
Tem coisa mais desafiadora na agenda do que contar com várias faltas em um único dia? Além de ser uma hora improdutiva e nada rentável, na maioria das vezes você fica preso sem poder exercer outra atividade.
Ah, mas não tem nada que eu possa fazer para eliminar isso, porque depende única e exclusivamente do paciente.
Será? Nós acreditamos que não!
Com boas ações de aproximação com seu paciente, estreitando o relacionamento com eles, é possível reduzir índices bem ruins de faltas, seja na primeira consulta, seja de um paciente recorrente.
Para resolver isso, uma solução adequada é fazer contato antes. Há várias maneiras para isso: desde a ligação ser feita pela secretária ou mesmo com a adoção de sistemas de gestão (ou softwares médicos), que podem fazer o envio automático de mensagens por SMS ou e-mail para lembrar da consulta/retorno ou mesmo reforçar orientações pós-operatórias, por exemplo. Isso ajuda a estreitar o relacionamento com o paciente antes mesmo de chegar ao primeiro contato e até com aqueles que já estão há mais tempo.
Relacionamento pós-consulta fideliza pacientes
Quando se estruturam ações de relacionamento, podemos atuar fortemente para fidelização dos pacientes. Ou seja: fazer com que eles tenham experiências tão maravilhosas a ponto de criar um vínculo com a clínica. Uma saída interessante para isso é enviar mensagens em ocasiões especiais como, por exemplo, no dia de aniversário do paciente e em festas de fim de ano.
Com a tecnologia nas mãos, esse trabalho pode ser feito de modo bem simplificado: basta escrever uma mensagem, selecionando uma bela imagem, que o software médico pode se encarregar de enviar. É bom recomendar que, em vez de preparar mensagens promocionais, sejam desenvolvidos conteúdos que focalizem a data em si.
A oportunidade não é de promoção, e sim de lembrança! Automaticamente, a associação será feita à sua clínica, uma ação muito mais efetiva do que simplesmente ficar promovendo sua empresa.
Relacionamento pós-consulta cria pacientes promotores
Quando todas as ações estiverem funcionando muito bem, um dos resultados alcançados é gerar pacientes promotores — um sonho de todo consultório, de qualquer porte. O que é isso? São pessoas que passam a ter experiências tão extraordinárias com os serviços que você prestou a ponto de se tornarem divulgadores de sua clínica, ao recomendar seus serviços.
Isso pode ser feito de algumas maneiras: com comentários no seu site, em perfis das redes sociais, até mesmo nas páginas pessoais, relatando como foram bem atendidos ou alguma característica específica que tornou aquele atendimento mais que especial, a ponto de recomendar o serviço. Essa “mídia gratuita” é o sonho de todas as corporações e um objetivo cada vez mais procurado por departamentos de marketing. É o famoso boca a boca na internet!
Muito mais do que um bom serviço, as pessoas, hoje em dia, procuram uma boa experiência. Tenha isso em mente ao estruturar suas ações de relacionamento com seus pacientes. Torne a visita ao seu consultório um evento único e não seja apenas mais um no mercado.
Parece até uma missão impossível ou um resultado muito difícil de se conquistar, mas você verá que não: escolhendo as ações certas e com apoio das ferramentas mais adequadas, o relacionamento pós-consulta será determinante para você tornar sua clínica ainda mais rentável.
Bem… sabemos que o assunto não se esgota aqui. Por isso, preparamos 3 outros artigos fundamentais para explorar ainda mais esse ponto. São eles:
- O passo a passo para criar o marketing de relacionamento ideal para o seu consultório
- O que é CRM e como essa estratégia pode acabar com as inseguranças do seu consultório
- Por que você deve incluir o NPS entre as métricas do consultório
(o segundo é fundamental!)
Ficou com alguma dúvida sobre o que tratamos aqui? Não tem problema: deixe nos comentários abaixo ou mesmo envie um e-mail para nós esclarecermos. Combinado?