Gestão

Software médico: o guardião da qualidade e segurança do seu consultório

Se há um adjetivo que melhor combina com a prática médica ele atende pelo nome de qualidade. O rigor em todas as etapas no consultório precisa refletir isso, desde os primeiros contatos que algum paciente faça até a efetividade do tratamento proposto.

Até aí nenhuma novidade, certo? O desafio está em manter esse padrão de qualidade em meio a centenas de atendimentos realizados por mês e os vários contatos feitos em função deles.

Ah, mas é impossível fazer isso! Mal dou conta da minha agenda…

É muito comum alguém ir logo justificando com a falta de tempo, e tenho plena consciência de que é realmente difícil realizar essa equação. Mas há maneiras altamente eficazes de estabelecer isso, sem depender tanto da sua presença ou do seu olhar sobre os processos para que essa qualidade se concretize. O primeiro passo é criar padrões!

 

“Sem padrão, qualquer coisa está bom o bastante!”

Tente imaginar a seguinte situação: você contrata um auxiliar, para ajudá-lo nas tarefas de atendimento ao paciente e, por falta de tempo, não consegue treiná-lo do jeito que gostaria. Não importa o quanto você tente, não sente que ele está pronto para realizar essas operações, desde um simples agendamento até mesmo resolver problemas maiores nessa relação com o paciente.

O problema talvez não seja o auxiliar, mas a desconexão dele com o seu consultório. Se você não tem padrões estabelecidos, qualquer nível de serviço está bom. Se não estiver bem definido o que se espera de cada pessoa que atue no consultório ou mesmo cada procedimento realizado, não podemos mensurar se a qualidade desejada está sendo aplicada. Trocando em miúdos: o que está sendo feito, está de bom tamanho

O que isso quer dizer? Se você já tem um consultório há um tempão ou está pensando em desenvolver um, dedique parte do seu tempo para estruturar esses padrões. Uma vez estabelecidos, acompanhar ele será bem mais fácil do que se possa imaginar. E principalmente: ter procedimentos claros que ajudem a imprimir qualidade nas etapas significa a garantia de que sua operação estará cada vez mais focada em alcançar resultados melhores.

 

Software médico como aliado do padrão de qualidade no consultório

A boa notícia para ajudar a controlar a qualidade vem da tecnologia especializada para a gestão da clínica. Software médico pode ser o principal aliado para garantir a execução dos padrões de qualidade, sem necessitar do seu acompanhamento presencial em cada uma das etapas. Afinal de contas, ele consegue garantir que o passo a passo de processos extremamente simples sejam feitos.

Uma tecnologia focada nas necessidades dos consultórios médicos, isto é, desenvolvida por quem entende dos desafios da rotina da clínica, conta com recursos que automatizam os processos. É justamente contar com apoio de sistemas de gestão para que todas as etapas, desde o agendamento de consulta, passando por incluir recomendações médicas e até o relacionamento com esse paciente seja operado pela solução tecnológica.

Para ficar mais fácil de compreender, veja como uma etapa simples pode ter ganhos significativos com o apoio de software médico. Hoje se um paciente vai agendar a consulta, ele precisa entrar em contato com sua clínica, ser recebido por um funcionário que checará a disponibilidade da agenda para só então marcar a consulta. Além disso, na véspera do agendamento, o funcionário terá de fazer novo contato para relembrar o paciente do procedimento.

Ao implantar um software médico, existe a possibilidade do agendamento ser feito pelo próprio paciente direto na agenda da clínica, pelo site, nos horários que você deixar disponibilizados. A partir disso, a própria ferramenta se encarrega de lembrar o paciente do compromisso, enviando uma mensagem, seja por e-mail ou por SMS, a ele, confirmando dia e hora do agendamento.

Desse modo, em vez de um funcionário se encarregar de tarefas operacionais como essa, poderá se dedicar a realizar um atendimento presencial de maior qualidade, com mais foco no paciente e na experiência dele no consultório. 

Outra situação para ilustrar melhor: é natural que após o atendimento, na maioria das vezes, o paciente saia do consultório com uma série de orientações, que nem sempre são cumpridas, o que acaba tornando o tratamento pouco eficiente.

A tecnologia também contribui nesse sentido: o software médico torna o prontuário eletrônico mais organizado e ainda é capaz de disparar mensagens para o paciente com orientações que foram tratadas na consulta, relembrando a ele dos procedimentos necessários para uma boa qualidade.

Desse modo, o processo de arquivamento das informações fica mais simplificado: ou seja, em vez de escrever as orientações em uma guia médica, guardá-la em uma pasta e levá-la a um arquivo (e ter de repetir esse processo em toda visita de paciente), a tecnologia salva essas informações em único lugar, de modo seguro e com acesso somente por senha, para que possa ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet (mesmo quando ocorra uma emergência).

Tudo isso ocorre porque o software médico possibilita a automatização do processo: isto é, além de informatizar (tornar os dados digitais), a ferramenta ajuda a lembrar das etapas que precisam ser realizadas, ao exibir avisos de pendências em um agendamento, por exemplo, ou de falta de confirmação de um paciente.

Outra maneira eficaz que a ferramenta ajuda é criando relatórios, que ajudam (e muito) na gestão. Desse modo, com dados em mãos você poderá verificar se os padrões de qualidade estão sendo alcançados ou não.

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Ah, fica o convite para sempre passar aqui pelo blog: estamos sempre trazendo recomendações como a tecnologia ajuda você a ter um consultório ainda mais rentável!

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Escrito por
Equipe iMedicina