Já não é segredo para ninguém que a tecnologia tem mudado a forma de se relacionar entre as pessoas. No caso das clínicas médicas, a tecnologia tem influenciado de uma forma diferente: no processo de agendamento de consultas feitas diariamente.
O agendamento online é uma prática que está se tornando cada vez mais comum. Ainda assim, não é raro ver empresas que insistem em não utilizar esse tipo de serviço. Para alguns, o problema é que os clientes não levam a sério um agendamento online, e acabam faltando e não desmarcando. Já para outros, o problema é que esse tipo de serviço não passa a credibilidade necessária.
No final das contas, independente dos motivos, a verdade é que cada vez mais o agendamento será utilizado, por isso, não adianta ficar botando defeito em uma tendência que tende a simplificar o processo de agendamento em clínicas, é preciso saber como superar essas dificuldades. E é sobre isso que vamos falar.
Segundo pesquisas feitas pelo próprio Google, cerca de 75% dos usuários de internet acham mais cômodo marcar seus compromissos de maneira digital. Esse número mostra como os serviços online têm potencial para crescer. Porém, torna-se cada vez mais comum o hábito das empresas quererem proteger e obter o maior número de informações o possível desses clientes, a fim de criar um banco de dados.
Na verdade, nada disso é preciso. O agendamento online é feito para simplificar as coisas, e por isso, deve exigir um cadastro rápido para o cliente. Com simplicidade, os clientes começarão a considerar sua interface mais simpática, e com isso, começará uma relação de simpatia, o que influencia positivamente na percepção de credibilidade do seu serviço de agendamento online.
Quando o cliente realiza o agendamento, uma ferramenta simples que funciona muito bem no sentido de credibilizar o seu serviço é enviar um e-mail de confirmação. Atualmente, essa confirmação pode ser feita também através de mensagem de texto, de voz ou, para os mais ousados, até por WhatsApp. Essa é mais uma forma de mostrar ao cliente um atendimento multiplataforma, antenado em novas tendências, o que significa melhor prática e, por consequência, um maior nível de comprometimento com o bem-estar dele.
A partir do momento em que você está ciente de que o seu cliente utiliza esse serviço e sente confiança com respostas, aí já é possível exigir um comprometimento em contrapartida ao agendamento online oferecido. Por exemplo, ao realizar o agendamento, o cliente pode ser obrigado a concordar com os termos de contrato, que podem ser bem simples e especificarem a obrigatoriedade de cancelas o atendimento com 24 horas de antecedência ou ter que pagar a consulta.
Através desse tipo de atrelamento de obrigação ao serviço oferecido, o cliente também percebe que a clínica é séria e, portanto, está pronta para atender suas necessidades. E no final, pode não parecer, mas o agendamento online acaba se tornando uma ferramenta para resolver outro problema comercial: a fidelização do cliente.
Mas para falar sobre isso, vamos deixar para um próximo artigo.
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