Atenção, médicos! Dicas incríveis para o crescimento do consultório

consultório
Powered by Rock Convert

Empreender no Brasil não é fácil. Na área da saúde, o desafio é ainda maior. Muitos médicos acabam por priorizar a execução da profissão em si, muitas vezes se esquecendo que o consultório, além de ser o espaço para exercer a medicina, também é um atividade comercial, que precisa de estratégia, planejamento e sustentabilidade.

Abrir um consultório pode ser sinônimo de estabilidade, mais independência profissional e mais tempo para se dedicar a outras atividades. No entanto, antes de atingir esse nível de liberdade, o médico precisa se dedicar ao crescimento do consultório. Quem está começando agora, tem todo um processo de estruturação a ser enfrentado. 

Existem algumas atitudes que são certeiras para impulsionar o crescimento sistematizado e organizado do consultório. Aplicadas de forma eficiente e com acompanhamento constante, o caminho para alavancar os resultados pode ser encurtado.

Acompanhe o artigo e conheça nossas dicas!

Invista em tecnologia segura para o consultório

Os recursos tecnológicos são fundamentais para qualquer área de empreendimento. Quem não se adapta, acaba sendo atropelado pelas transformações constantes e super ágeis. Em um consultório não é diferente. 

Por mais que a essência da prática da medicina seja a interação humana – e isso jamais será substituído por uma máquina – a tecnologia ganha espaço abrindo caminho para aproximar a relação entre médicos e pacientes e modernizar os equipamentos e instrumentos de trabalho.

Por isso, esteja sempre atento às inovações do mercado da saúde, pois esses recursos são grandes aliados na hora de facilitar a chegada do paciente até você. Mas, é preciso ter cautela na escolha das empresas e ferramentas adequadas.

Não adianta investir em sistemas super potentes, que não são desenvolvidos levando em consideração as demandas de um consultório médico. Segurança também é fundamental. Tem muita invenção de moda no mercado, que muitas vezes põe em risco a segurança da informação do médico e do paciente, trazendo mais dor de cabeça que vantagens.

A dica é: comece com o essencial e vá crescendo conforme a necessidade do seu consultório. Inicialmente, você não pode deixar de ter:

Um prontuário eletrônico

Papel e caneta não atende mais as exigências de uma vida digital como a que nós estamos vivendo. É preciso ter praticidade e segurança na hora do atendimento. Com um prontuário eletrônico, você acessa facilmente toda os dados do paciente na tela, realiza uma prescrição com poucos cliques e ainda protege as informações com login e senha para que só as pessoas autorizadas tenham acesso.

Softwares de gestão

Organizar a gestão é primordial para o crescimento do empreendimento. Com os dados 

estruturados por um sistema inteligente, a tomada de decisões fica muito mais assertiva. Isso sem contar otimização do tempo com as tarefas corriqueiras da recepção e a facilidade para desenvolver processos que tornam o dia a dia do consultório mais previsível.

Agenda online

Agenda médica eletrônica minimiza os erros cometidos por confusão de horários. Além disso, ela é atualizada em tempo real favorecendo a diminuição da fila de espera e o trabalho da secretária com a marcação e agendamento de consultas.  

Ainda, é possível sincronizar as agendas eletrônicas dos melhores softwares médicos com o Google Calendar para que os compromissos sejam acompanhados de qualquer lugar, pelo próprio celular. Assim, fica muito mais fácil alinhar a rotina para que sobre tempo para se dedicar às análises das estratégias do consultório.

Invista em acessibilidade

Acessibilidade é a palavra da vez. Investir nesse recurso para suas demandas e oferecê-lo ao paciente te dá bastante vantagem competitiva.

Imagine poder acessar os dados de prontuário eletrônico de qualquer lugar, mesmo fora do consultório? E criar um relatório para discutir o melhor pano com o sócio, fora do expediente?  Acompanhar as entradas e saídas financeiras enquanto faz uma viagem? Isso tudo é possível com um software médico armazenado em nuvem

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Os dados ficam hospedados em servidores online, disponíveis a qualquer momento, desde que a pessoa tenha autorização de acesso e internet ativa.

Já os pacientes ganham com o agendamento online. Essa ferramenta permite que as consultas sejam marcadas sem precisar aguardar por um atendimento telefônico. Com poucos cliques, a pessoa consegue analisar os horários disponíveis e marcar a sua consulta no momento que preferir, direto da tela do celular.

A telemedicina também é uma excelente opção para dar acessibilidade a quem procura por seus serviços. A comodidade de poder ser atendido em casa, levando em conta todos os critérios éticos e de segurança, é um diferencial cada vez mais procurado pelas pessoas.

Construção do relacionamento com o paciente no consultório

O sucesso do consultório está diretamente ligado à manutenção da base de pacientes. Não basta que eles cheguem até você, é necessário fidelizá-los ao seu atendimento. 

Investir em formas de manter um relacionamento constante auxilia a continuidade do serviço prestado, atua na independência dos convênios e minimiza as desistências. Isso porque quando há um relacionamento com bons alicerces, o paciente além de voltar a utilizar o serviço, ainda indica o consultório para os conhecidos.

Algumas ações para fidelizar o paciente podem ser otimizadas por softwares médicos com automação de envio de e-mail marketing e lembretes de consulta. Focar nas pesquisas de satisfação também é uma medida simples de tomar, que traz ótimos direcionamentos para a gestão e demonstra a preocupação de atender a expectativa de quem frequenta o consultório.

Foco no marketing médico para o consultório

Estratégias de atração e fidelização de pacientes, assim como construção da autoridade do médico e do consultório não podem ser preteridas quando o assunto é resultado.

Cada ano que passa, a concorrência em qualquer área de atuação médica é crescente. O paciente se tornou mais exigente ao buscar serviços em saúde, tanto em virtude da maior oferta, quanto da facilidade em buscar informações online.

Em falar em online, é na internet que o paciente de hoje está. Por isso, as formas de atrair pessoas novas ao consultório precisam se adequar aos meios de comunicação que a internet criou.

Ter um consultório online é um passo à frente perante a urgência que a comunicação digital nos trouxe. Um bom site médico, perfil em redes sociais, distribuição gratuita de conteúdos relevantes fazem parte da nova rotina de atração e manutenção de pacientes fieis.

Expertise é crucial

De nada adianta ter toda uma estratégia de atração e fidelização de pacientes se a técnica ficou ultrapassada. Atualizações constantes de currículo são indispensáveis para prestar o melhor atendimento. 

Busque procedimentos modernos e menos onerosos aos pacientes, fique atento aos produtos mais modernos, procure oferecer o que tem qualidade e seja acessível ao seu paciente.

E, acima de tudo, ofereça um atendimento humanizado!

Como você pode ver, são muitas as medidas necessárias para alcançar o sucesso de um empreendimento. A boa notícia é que existem empresas especializadas em facilitar a vida do médico empreendedor para que ele se dedique ao que realmente gosta de fazer: praticar a medicina! 

Empresas como o iMedicina oferecem suporte completo em estratégias de marketing médico e relacionamento com o paciente, além de um software médico robusto, com funcionalidades para cada etapa do seu crescimento. 

Leia este artigo do blog : Tudo que o iMedicina pode fazer pelo seu consultório e entenda como alavancar seus resultados de vez.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: