Gerais

Centros de Educação de Saúde das secretarias municipais: saiba como funciona

Centros de Educação em Saúde das Secretarias Municipais: saiba como funciona

O Centro de Educação em Saúde (CES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serve como um espaço para aprimorar conhecimentos científicos e técnicos. Portanto, cabe ao CES obter, bem como administrar, as bolsas de estudo na área da saúde desde o ensino médio até os níveis de pós-graduação. Esse setor da Secretaria de Saúde propõe e coordena cursos, bem como outras ações, com o objetivo de capacitar os profissionais. Como resultado, tem-se um maior engajamento dos servidores do município em atividades como congressos, entre outros eventos fora da SMS. Em adição, é do escopo do CES gerir os estágios em saúde e atividades curriculares oferecidas por instituições de ensino que possuam convênio. Quando há solicitações para voluntariado na rede referenciada ou projetos de pesquisa, também é papel dos centros de educação em saúde analisá-los.

A infraestrutura dos Centros de Educação das Secretarias de Saúde

Para cumprirem as suas finalidades de maneira adequada, os CES da Secretaria de Saúde devem dispor de uma biblioteca bastante completa e atualizada. Somente assim os profissionais de saúde conseguem se capacitar para melhor atender a comunidade. É importante que a iniciativa compreenda material direcionado para todas as etapas de educação, pois não são apenas os indivíduos graduados que se beneficiam do serviço. Outro aspecto fundamental a ser fornecido pela Secretaria de Saúde para os servidores municipais é o laboratório de simulação. Esse local viabiliza a metodologia ensino-aprendizagem das variadas técnicas. A prática da medicina depende da fixação de conteúdo e prática constante dos estímulos mecânicos, comportamentais e cognitivos. Deve-se sempre ter em mente a relevância de uma boa comunicação entre os especialistas, o que também é exercitado nas atividades em laboratório. Recintos especiais para os residentes devem ser disponibilizados para permitir exercícios teóricos e práticos. Da mesma forma, quem trabalha na Secretaria de Saúde pode utilizar as salas para se habilitar cada vez mais.

É essencial que os ambientes dos CES contem com equipamentos apropriados para o estudo da medicina e dos ofícios relacionados. Isso significa propiciar aos ocupantes um número suficiente de computadores, tela para projeção, televisores e data-show. Em média, a Secretaria de Saúde comporta de 20 a 100 pessoas nas salas, incentivando assim o trabalho em equipe e a troca de ideias.

Caso deseje reservar uma sala, é necessário fazer um agendamento com o Centro de Educação da Secretaria de Saúde do município. Essa marcação pode ser feita tanto por telefone como por e-mail. Informe-se e aproveite as instalações do CES.

Ensino na Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde precisa de um setor de ensino para assegurar que as ações promovidas pelo órgão sejam conduzidas corretamente. Existe então uma preocupação com a estrutura e o funcionamento das capacitações geridas na área da saúde. O pilar dessas medidas é o Programa de Educação Permanente (PROEP). Por fim, o departamento é responsável por prestar assistência na administração do processo educativo para os profissionais de medicina.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler os outros textos do nosso blog!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Equipe iMedicina