Como não é segredo para ninguém, as brasileiras e muitos brasileiros têm preocupações bastante latentes quando o assunto é aparência. Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países em número de cirurgias plásticas. Poucos anos atrás, antes da recessão econômica, chegou a ultrapassar os Estados Unidos, país com população e PIB (Produto Interno Bruto) per capita bastante superior ao Brasil, estando em número 1° no ranking.
Se, por um lado, a queda no número das cirurgias plásticas é negativa para as clínicas e hospitais especializados neste tipo de procedimento estético, por outro, é uma ótima notícia para a clínica estética. A redução de procedimentos cirúrgicos não representa desinteresse do consumidor, mas sim que ele está buscando por opções mais baratas, como procedimentos estéticos não evasivos ou minimamente evasivos, todos realizados em clínicas estéticas.
Para se ter ideia da importância do mercado de estética e cosméticos brasileiro, em 2015, um dos piores anos para a economia do Brasil, este mercado obteve crescimento de aproximadamente 7,5% em relação a 2014, movimentando impressionantes R$ 9 bilhões. Assim, as projeções para este mercado em 2016 são bastantes promissoras, visto que a economia está tendo um desempenho superior quando comparado a 2015.
Apesar dos dados bastante positivos para o mercado de estéticas explicitadas acima, é necessário lembrar que isso não é motivo para os empresários do setor ficarem acomodados. Ao contrário, é necessário investir cada vez mais na melhoria da qualidade dos procedimentos, eventuais produtos, aparelhos, treinamento da equipe profissional, infraestrutura e tudo mais que concerne à clínica estética, uma vez que a concorrência em mercados promissores é infinitamente maior quando comparada a mercados estabelecidos.
Além de tudo o que foi citado, uma grande arma para que a clínica estética consiga mais pacientes está em ações de marketing digital. Dito de maneira simples, o marketing digital é um método de divulgação de marcas aplicável a empresas de todo e qualquer ramo do mercado e que possui a internet como principal plataforma.
É necessário lembrar que, atualmente, a internet é a maior fonte de informação disponível e, de alguns anos atrás, passou a ser amplamente utilizada em dispositivos móveis, aumentando o seu alcance.
Toda e qualquer estratégia de marketing digital passa pelo conteúdo em maior ou menor grau, e não seria diferente com as estratégias em marketing digital para clínicas estéticas. Aliás, o conteúdo deu forma a um novo conceito de marketing digital: o inbound marketing.
O inbound marketing parte de uma premissa que pode parecer estranha à primeira vista, mas que, com sua aplicação em larga escala, tem se provado totalmente eficaz. Nele, não é mais a empresa que tenta de toda e qualquer maneira chegar ao consumidor (muitas vezes de maneira bastante petulante), mas sim o contrário: é o consumidor que, a partir da necessidade de satisfazer um desejo, chega até a empresa.
Isso faz todo sentido, especialmente se considerarmos que o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, se baseia na busca de informação. Assim, suponhamos que o consumidor esteja interessado em realizar um serviço de redução de marcas de estrias. A primeira coisa que ele fará será entrar na internet para obter informações sobre os procedimentos disponíveis, prós e contras de cada um, preço, eficácia, dentre outras informações. É aqui que a produção e oferta de conteúdo de qualidade entra.
Para qualquer compra, informações de qualidade são decisivas na escolha. Assim, pense na informação que você oferecerá ao consumidor como um produto. Mesmo que ela não tenha valor financeiro real, é extremamente valiosa para seu cliente, pois o auxilia a resolver suas dúvidas, e para sua clínica, da qual o consumidor forma uma imagem positiva em sua mente.
Sempre é bom destacar que essa informação deve ser de qualidade, ou seja, deve ser feita de acordo com fontes confiáveis e deve ser expressa de forma clara e objetiva. Por mais paradoxal que pareça, “clara” e “objetiva” são adjetivos subjetivos, ou seja, variam de acordo com o público-alvo. Por exemplo: se o público-alvo de sua clínica estética é composto majoritariamente por pessoas pertencentes à classe C e D, de nada adianta produzir um conteúdo voltado às classes B e A, pois ele não atingirá seus objetivos.
Além da eficácia, um dos grandes benefícios da produção de conteúdo para marketing digital está em seu custo, pois, quando comparado a campanhas de marketing tradicional, seu preço é consideravelmente inferior.
Agora que você já entendeu a importância que a produção de conteúdo tem para estratégias de marketing digital e, consequentemente, para aumentar o número de clientes em sua clínica estética, cabe a pergunta: como as pessoas tomaram consciência do conteúdo produzido? Existem duas principais maneiras.
A primeira delas é por meio do Google Adwords, uma plataforma de anúncios pagos da Google que permite grande visibilidade para seus anunciantes. Dito de forma bastante simples, há duas principais maneiras de se anunciar no Adwords: através da rede de pesquisa e através da rede de display.
Na rede de pesquisa, os anúncios aparecem sempre que o internauta faz busca no buscador Google e cujas palavras utilizadas na busca tenham relação com o anúncio. Por exemplo: se o internauta pesquisar “procedimentos estéticos baratos” e você tiver definido “clínica estética” e “barato” como algumas de suas palavras-chave, seu anúncio aparecerá para o internauta. Em uma página de resultados de buscas, esses anúncios, conhecidos como links patrocinados, aparecem no topo e na margem inferior.
A rede de display segue esta mesma lógica, mas é diferente por dois principais motivos. O primeiro é que os anúncios não aparecem como links nas páginas resultantes de busca, mas dentro de sites parceiros Google que tenha alguma relação com o conteúdo pesquisado. Além disso, os anúncios não são mais em links, mas em imagens ou vídeos, o que chama ainda mais atenção dos internautas. Ambas as formas de anúncio no Google Adwords são pagas, mas o valor é bastante atrativo, especialmente se comparado aos benefícios.
É necessário destacar que, por ser pago, este tipo de anúncio deve ser contratado com parcimônia, especialmente para clínica estética, que geralmente tem pouca verba para marketing. Como sugestão, pode anunciar conteúdos versando sobre os procedimentos mais procurados ou sobre as novidades do mercado, já que estes assuntos têm maior apelo. Mas há outra forma de divulgar o conteúdo e sua clínica estética, totalmente gratuita, que você conhecerá abaixo.
O SEO (“otimização para mecanismos de busca”), amplamente divulgado, é uma estratégia para a produção de conteúdo que também se baseia em palavras-chave. Para determinar quais links aparecerão nas primeiras posições de páginas resultantes de busca, o buscador Google usa uma série de fatores de ranqueamento. Qualidade do conteúdo, palavras-chave e links são os principais aspectos levados em conta. Assim, quanto maior a pontuação nestes fatores, melhor a posição do link.
Para sua clínica estética, adotar o SEO como estratégia de marketing digital visando atrair mais clientes é benéfico por dois principais motivos: além de não apresentar nenhum custo, quando um link aparece entre as primeiras posições das primeiras páginas, as chances de clique são enormes. Assim, quando essa boa posição é utilizada de forma adequada, como listando os porquês de realizar determinado procedimento estético, pode ser decisiva na obtenção e mesmo fidelização de clientes.
Como é do conhecimento da maioria das pessoas, as redes sociais são parte integrante (e até mesmo fundamental) na vida de diversas pessoas. Quando falamos de empresas do ramo de estética, especialmente as clínicas, essa importância é ainda maior, já que nelas o culto à beleza, à saúde, ao corpo e à boa forma são ainda mais fortes que no mundo real.
A primeira coisa a ter em mente é que o uso das redes sociais deve ser feito com seriedade, pois só assim ele será verdadeiramente eficaz. O maior erro das empresas, especialmente as pequenas e médias, é gerir as redes sociais como estivessem gerindo seu perfil pessoal, o que acarreta em um grande erro, pois além de não gerar o engajamento necessário, isso pode até prejudicar a imagem da empresa, pois ela perde credibilidade. Portanto, o uso profissional das redes é fundamental para que ele surta os efeitos desejados.
O segundo ponto, e tão importante quanto o primeiro, está em seu uso estratégico. É necessário lembrar que cada rede tem um “tom”, sendo o Facebook mais propenso a postagens e anúncios mais longos, o Instagram para imagens, como antes e depois, o Snapchat para vídeos demonstrativos curtos, o Twitter para uma interação mais direta e o Google para postagens mais sérias, como as de cunho institucional. É respeitando o propósito da rede social e oferecendo informações e interações relevantes que as redes sociais de sua clínica estética atingem seus propósitos.
Portanto, neste artigo pudemos ver três estratégias de marketing digital para que sua clínica estética obtenha mais clientes: produção de conteúdo de qualidade, meios de divulgação deste conteúdo e uso das redes sociais. É preciso frisar que essas são apenas algumas de diversas estratégias de marketing digital que sua clínica estética pode utilizar.
O que realmente importa é que você e a equipe da clínica estética discutam e definam, de forma colaborativa, objetivos claros e possíveis planos para alcançá-los.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
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