Com o avanço das tecnologias, consultórios médicos têm adaptado seu funcionamento e atendimento aos pacientes com o uso de gestores online que facilitam as tarefas rotineiras. Até mesmo você que está lendo este artigo pode ser um profissional que já se sente tentado a usar um software de gestão médica.
Os recursos são inúmeros, logo na porta de entrada do atendimento: o agendamento online. Prático, instantâneo e acessível, o agendamento online dispõe de total comodidade aos clientes. Por ser uma tecnologia atual, os pacientes mais novos se sentem mais à vontade com esse novo mecanismo. Mas e os pacientes mais velhos? Como convencê-los de que esse método é melhor para eles e também para a clínica? Algumas dicas podem te ajudar a orientar essas pessoas e a enxergarem que essa é uma alternativa que veio facilitar a vida deles também.
A primeira oportunidade é informá-los do método de agendamento online quando eles ligarem para a clínica. Informe-os e seja objetivo na troca de informações. Fale sobre o site da clínica (se houver), como é o procedimento do agendamento online e ressalte sempre os benefícios da ação.
Entretanto, os pacientes mais velhos têm um costume bem mais comum do que os mais novos. Eles geralmente vão ao contato direto, frente a frente, para ter mais segurança e por isso, vão logo direto à clínica o que traz o risco de causar esperas para atender outros pacientes e até trazer insatisfação a eles mesmos.
Trabalhe na confecção de cartões de visita com mini-instruções de como agendar consultas online. Entregue-os quando forem ao consultório e de forma bem simples, converse sobre as vantagens do serviço e como usá-lo para favorecer o uso da ferramenta na próxima vez que quiserem agendar uma consulta.
Quando esses pacientes estiverem no consultório para outros propósitos, como a realização de exames, por exemplo, redirecione-os para a plataforma online sobre mais informações sobre como funciona o exame, detalhes sobre o preparo e a entrega dos resultados. Havendo uma boa comunicação entre eles, a fluidez no consultório irá aumentar e a utilização e valorização da ferramenta também.
Como alguns pacientes, inclusive os mais velhos, reclamam da falta de comunicação da clínica quando há alguma alteração ou inconveniência, utilize ferramentas como o Whatsapp para noticiar sobre a implantação do sistema na clínica e as vantagens que eles poderão obterão ao utilizá-lo. Dê um enfoque sobre a otimização do tempo, a facilidade de marcar uma consulta e realizar outras ações, e a liberdade que eles terão em escolher qual o melhor horário disponível para ser atendido ou realizar um exame, por exemplo.
Os ganhos são variados quando se há um esforço em convencê-los do uso do agendamento online. A redução de custos, diminuição de erros de agendamento, maior seguridade na prestação dos serviços médicos e a satisfação do paciente são alguns desses benefícios proporcionados ao uso dessa ferramenta. Conheça mais sobre seus pacientes mais velhos e dedique-se a informá-los sobre essa tecnologia e eles ficarão agradecidos e mais fiéis ao seu consultório.
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