Abrir o consultório é sempre um momento de “frio na barriga”, certo? Será que vou conseguir novos pacientes? As contas irão fechar? As pessoas conhecerão meus serviços? Não se preocupe, vamos te apresentar uma estratégia que te possibilitará ter respostas positivas para as perguntas acima: a estratégia de marketing médico.
Para evitar esses problemas e criar um negócio que tende ao lucro, prosperando mais a cada dia, é preciso organização e planejamento.
Para que você tenha bastante sucesso aplicando a estratégia de marketing, vamos te explicar a importância do marketing na área da saúde, quais são as etapas para a criação um planejamento estratégico e como você irá colher os furtos de uma comunicação bem-sucedida.
Então, mãos à obra para conquistar o seu merecido espaço ao sol.
Qual a importância da estratégia do marketing médico?
Existe uma dica do mundo dos negócios que pode parecer meio estranha à primeira vista:
Não basta ser. Também é preciso parecer ser.
Mas antes de torcer o nariz, deixe que eu explique o que quero dizer com essa frase.
Você fez uma faculdade, participa de grupos de estudo, cursos de pós-graduação, entre outros. Além disso, procura sempre ler revistas e periódicos na sua área, para estar antenado com as descobertas e tendências no seu universo de atuação. Isso é ser.
Para “parecer ser” você deve investir também em atitudes que reforcem a visibilidade do seu esforço em ser um profissional de qualidade.
Pendurar os diplomas na parede é uma ótima forma de mostrar parte de seus esforços. A cópia de matérias em jornais colocadas no consultório e no seu site também são uma publicidade positiva.
Há, ainda, o seu bloco de receituário, que pode conter suas titulações (mestrado, doutorado, pós-doutorado, especializações) em universidades de peso no Brasil e no exterior. Tudo isso é permitido e ajuda a criar uma imagem de autoridade em seu meio de atuação.
No entanto, quem nos dera se só isso resolvesse nossos problemas, não é mesmo?
Essas pequenas ações que mostram seu valor acabam gerando um burburinho e possivelmente uma indicação positiva sobre suas referências e seu trabalho. Dessa forma você faz com que seus pacientes fiquem satisfeitos com o atendimento e o indiquem para o seu círculo de amigos, colegas e familiares.
Mas atualmente, somente as indicações não são suficientes. Temos todo um novo ambiente no qual nos posicionar: a internet. Já que as pessoas ficam horas e horas navegando pela internet, nada mais importante do que marcar presença por lá por meio do marketing digital.
Estabelecendo uma estratégia robusta de marketing médico, você poderá não somente ser, mas também parecer, só assim mais pessoas te conhecerão. Construindo uma marca poderosa e demonstrando tudo o que você sabe você poderá alcançar ótimos resultados para seu consultório!
Quais as principais etapas da estratégia do marketing médico?
Provavelmente a seguinte dúvida esteja passando por sua mente no momento: “como eu faço o meu plano de marketing na saúde?”. Separamos abaixo as principais etapas com uma explicação de como elas funcionam, confira:
Analise sua situação atual
Para sabermos que estamos avançando na direção correta, precisamos primeiro, avaliar nosso ponto de partida:
- Como andam seus negócios?
- Qual a porcentagem de pacientes que não retornam depois da primeira consulta e como anda o fluxo de novos pacientes?
- Como você lida com os horários vagos?
- Como faz a gestão de sua cartela de pacientes?
- O que faz para que seus pacientes mantenham o acompanhamento em seu consultório?
Ao colocar na ponta do lápis todas as informações sobre o cenário atual, fica mais fácil perceber os erros e acertos para começar a traçar os caminhos rumo ao sucesso.
O primeiro passo que deve ser feito é, sem sombra de dúvidas, um bom planejamento. E isso é tão importante, que a sua falta representa a principal causa de falência das pequenas empresas, nos primeiros anos de operação, segundo o SEBRAE.
Um dos documentos mais importantes que faz parte do início de operação de qualquer empresa é o plano de negócios. E, em pesquisa com profissionais de saúde, descobrimos que menos de 1% desses profissionais fizeram o plano de negócios do próprio consultório.
Muitos não sabem nem por onde começar!
Vamos mudar isso agora?
Conheça seu público-alvo
Dependendo da sua especialidade, fica mais fácil saber quem são os seus pacientes e como se comportar e se colocar.
Exemplo clássico? Consultórios que atendem crianças que contam com brinquedos na sala de espera e apostam num ambiente mais descontraído até mesmo dentro da sala de consulta.
Não só os pequenos saem ganhando, mas também os tomadores de decisão, responsáveis pelos pacientes, acabam preferindo quem sabe e entende as necessidades de suas crianças.
Conhecer o público-alvo profundamente é fundamental para que você norteie suas campanhas e o seu tom para conversar justamente com quem você quer por perto. Se seu público é mais jovem, use um tom mais informal e descontraído. Se é um paciente com idade avançada, lance mão de um tom mais próximo e acolhedor.
Criar a persona (estereótipo do seu paciente ideal) é simplesmente fundamental para qualquer consultório que se preze! Com o público-alvo bem identificado, fica muito mais fácil encontrá-lo no meio da multidão (e mais barato também!)
Analise a concorrência
Partindo do exemplo acima, de consultório de atendimento infantil, podemos entender também sobre a concorrência. Os brinquedos e a personalização da sala de consulta são até um diferencial entre quem lida com crianças, mas é preciso estudar tudo o que os outros médicos da mesma especialidade oferecem.
Verifique horários de atendimento, a forma de marcação de consultas, o acompanhamento da espera via internet… Assim, é possível estabelecer a média de preços de consulta, benefícios, quem atende cada plano de saúde e etc.
Conhecer a concorrência é um passo estratégico para organizar o seu posicionamento de marca. Faça as seguintes perguntas referentes ao seu negócio:
- Como você quer ser conhecido?
- O que você faz de diferente?
- Por que deveríamos marcar uma consulta com você ao invés de marcar com o seu concorrente?
Um bom posicionamento de marca é o que fará você ser lembrado por quem mais interessa: seu público-alvo ideal.
Defina as estratégias e ações
Alguns passos mais próximos de executar a estratégia de marketing médico, está na hora de desenhar o planejamento. Vale, aqui, praticar o exercício empático de se colocar no lugar do paciente para poder mudar o ponto de vista e oferecer as melhores soluções.
Realizar pesquisas de satisfação podem ajudar muito a te ajudar a oferecer a melhor experiência para o paciente. E, com essas informações em mãos, começamos a destrinchar os melhores caminhos e formas de atuação.
Com base nas respostas e em outras informações que você poderá coletar por meio de pesquisas, escolha: o tom de voz – ou a maneira de se comunicar – que será usado site, como se comunicar com os pacientes, quais os assuntos mais interessantes para abordar em conteúdos digitais para o site ou blog e como quais as facilidades oferecer para os nossos seguidores.
Aqui é importante listar todas as ideias de ações que você tiver, levantando custos e investimentos necessários. Como você irá aplicá-las? E quando?
Estabeleça um cronograma
Um passo importante para garantir que essas ações listadas sejam realizadas é programá-las.
Pensar nos prazos para cada uma delas é essencial.
Portanto, separe as metas entre curto, médio e longo prazo e veja quais é preciso priorizar para alcançar os resultados desejados.
Lembre-se: os erros fazem parte. Portanto, ter paciência para alcançar os resultados e acompanhar a performance de cada ação são medidas importantes a se tomar.
Avalie a eficácia e reoriente a estratégia do marketing médico
Depois de aplicar as ações e acompanhar o desenrolar das mesmas: quais os resultados essas estratégias estão te trazendo?
Sem medir os resultados, todo o trabalho feito pode ter sido em vão. Lembra que, logo no início, você fez uma análise de ambiente repleta de números essenciais?
Compare com o cenário atual, levante o que não deu certo, o que foi sucesso e prepare-se para a próxima rodada.
Caso seja preciso, não hesite em testar novas ações, mudar alguns pontos, o importante é fazer ações efetivas de marketing médico para seu negócio.
Uma estratégia de marketing médico boa deve ter qualidade e continuidade.
Tudo que foi explicado acima, pode ser trabalhoso, mas vale a pena. Aos poucos, você verá que muitos dos esforços iniciais vão promover melhorias, inclusive na forma de realizar a parte burocrática do trabalho, permitindo que você tenha mais tempo para fazer o melhor: oferecer o melhor atendimento ao paciente.
O marketing médico serve para isso: ajudar você a trabalhar o quanto quiser e com mais qualidade. Portanto, invista nele para crescer!
O iMedicina pode te ajudar nessa jornada de marketing e relacionamento com pacientes! Contamos com serviços exclusivos de gerenciamento de marketing digital, que foram desenvolvidos com foco nas suas necessidades aí do consultório.
Conheça mais sobre a nossa solução: clique aqui e fale com um de nossos consultores!