Como Definir Os Objetivos Do Marketing Médico

Marketing Médico

Segundo a Associação de Marketing Americana (AMA) o Marketing é “o conjunto de processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.  

Conceitualmente, pode se perceber que é um termo muito amplo, pois faz referência a diversas estratégias e ferramentas. Por isso, para saber qual o melhor caminho para a sua empresa, é necessário definir um objetivo claro no qual se quer chegar. 

Em se tratando de Marketing Médico não é diferente!  

Cada profissional tem uma carreira e ambições distintas. Entender cada trajetória, suas especificidades, é parte fundamental da elaboração de um bom plano de Marketing. 

Leia o artigo a seguir para saber mais sobre os principais objetivos que podem ser almejados no marketing médico e descubra dicas para alcançá-los. 

Objetivos do marketing médico que você pode adotar

Atrair mais pacientes

 

Atrair novos pacientes não significa, necessariamente, encher ainda mais a sua agenda. Pode consistir, também, em mudar o perfil do seu público e conquistar novos pacientes particulares, em vez de obter apenas agendamentos de planos de saúde. 

Para esse objetivo ser alcançado, é importante investir na sua visibilidade. E, não só isso: você precisa ser encontrado pelo público-alvo que deseja atingir. 
 
Uma maneira de fazer isso é investir em anúncios no Google, por exemplo. Através deles, o seu nome será destacado quando alguém buscar pela sua especialidade, local de atendimento ou área de atuação.  

Para que a ação seja realmente eficaz, é preciso ficar atento a alguns detalhes: ao clicar no link anunciado, o paciente deve ser redirecionado para um site de conversão. Ou seja, um site em que ele seja estimulado a agendar uma consulta.  

Nesses casos, o agendamento online é muito valioso, uma vez que agilizará e facilitará o processo de marcação de consultas. 

Fidelizar pacientes com o marketing médico

Quando o assunto é fidelização de pacientes, seu foco deve ser em prestar um atendimento de excelência. E não se limite a realizar apenas uma consulta primorosa. A experiência do paciente, no caso de clínicas e consultórios, começa na hora do agendamento.  

Por isso, convém avaliar seus processos e deixá-los claros para todos os envolvidos, como as secretárias. Quando a marcação de consultas é feita por telefone, é eficiente?  Há opção de agendamento online? Qual atende melhor seus pacientes?   

Outro detalhe que deve ser muito bem pensado, é o conforto da sua sala de espera. Oferecer café, água e biscoitos é uma cortesia muito bem-vista e demonstra carinho em relação aos pacientes.  
 
Além disso, não se esqueça que por mais agradável que seja o local, ninguém gosta de esperar. Portanto, seja pontual.  

Já durante a consulta, é importante que você individualize e humanize o atendimento, ouvindo pacientemente detalhes da queixa do paciente. Ser apressado, embora uma prática comum, exprime ao paciente uma imagem de desinteresse e desprezo pela sua dor.  

Faça o paciente sentir-se acolhido e cuidado. Assim, com certeza, ele voltará ao seu consultório.  

Por último, mas não menos importante, encontra-se o pós-consulta.  

Manter a proximidade com o paciente mesmo após o terminado o atendimento fará com que ele se senta lembrado e querido, aumentando ainda mais a fidelização e, em conjunto às outras boas-práticas, tornando-o um paciente promotor, que recomenda e ajuda a divulgar o seu trabalho.

Ser reconhecido como referência na sua área de atuação

Tornar-se referência exige um trabalho árduo e contínuo de aprimoramento, estudos e investimento em sua imagem pessoal.  

Mas, depois de alcançado, esse objetivo proporciona agendas sempre cheias e a possibilidade de você cobrar um valor mais elevado nas consultas. Isso porque as pessoas farão questão de serem consultadas por você, uma vez que te veem como a melhor em sua especialidade. 

O que fazer para ser reconhecido?

Para alcançar esse objetivo, o principal foco deve ser trabalhar o seu Marketing Pessoal e demonstrar que você detém muito conhecimento e excelentes resultados práticos quanto aos tratamentos que oferece 

Para isso, é importante construir uma presença digital. Você pode utilizar-se de redes sociais, blog profissional e realizar um trabalho com Relações Públicas, para veicular sua imagem nas mídias tradicionais, como televisão, rádio e jornais impressos.  

O trabalho em redes sociais deve ser feito de forma cuidadosa, uma vez que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem normas rígidas em relação à forma de realizar publicidade médica.  

Não é permitido, por exemplo, anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada ou expor a figura de seu paciente como forma de 

Outra infração comum é divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo. 
 

O ideal é fazer um bom trabalho de Marketing de Conteúdo através de material audiovisual e textos e responder dúvidas do público.  

Você pode ainda, eventualmente, publicar fotos suas na clínica, antes de cirurgias ou ao lado da sua equipe, para fixar a sua imagem.  

O blog é outra ferramenta que deve ser muito bem utilizada. Nele, você deve publicar artigos para diversos públicos: desde o mais leigo até o seu colega de profissão. 

Assim, você demonstrará que detém um conhecimento aprofundado sobre a sua especialidade e conseguirá atingir um público mais amplo e diversificado.  

Assim como o trabalho online, o gerenciamento de carreira com a pessoa que cuida de suas Relações Públicas deve ser pensado a longo prazo.  

A assessoria de comunicação deve ser pensada como forma de ampliar ainda mais o seu campo de divulgação, falando com públicos cada vez maiores e divulgando o seu trabalho através de entrevistas, participações em rodas de discussão, dentre outros.  

O que você deve focar, nesse caso, é na disseminação de conhecimento técnico relacionado à sua especialidade.   

 

Educar as pessoas pelo marketing médico

Levar educação sobre saúde de maneira simples e descomplicada é fundamental para a prevenção de doenças, ainda mais em países como o Brasil, em que o acesso a consultas periódicas com especialistas é tão comum. 

O objetivo de educar pessoas pode ser alcançado através de ações voltadas à publicação periódica de informações, tanto no seu blog, quanto em suas mídias sociais, através de conteúdo audiovisual e textos.  

É importante que a linguagem utilizada nas postagens seja adequada ao público que quer atingir. 

Por exemplo, se a sua meta for falar com pessoas mais jovens, você deve comunicar-se de maneira despojada e informal. Já se deseja falar com um público mais velho, você pode usar uma linguagem mais robusta, formal e detalhada. 

Agora que você conhece alguns objetivos que podem ser conquistados pelo marketing médico, é hora de colocar em prática as dicas recebidas para alavancar a sua carreira.  

Embora algumas tarefas exijam dedicação e empenho, o resultado a longo prazo é muito compensador! Não perca tempo e comece agora mesmo a definir os objetivos da sua estratégia de marketing médico.   

Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Faça download do e-book gratuito Clínicas Digitais. 

 

 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: