Como definir os objetivos do Marketing Médico

Marketing Médico

Segundo conceito da American Marketing Association, o Marketing é “o conjunto de processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. 

Conceitualmente, pode se perceber que é um termo muito amplo, pois faz referência a diversas estratégias e ferramentas. Por isso, para saber qual o melhor caminho para a sua empresa, é necessário definir aonde quer chegar. 

Em se tratando de Marketing Médico não é diferente! Cada profissional tem uma carreira e ambições distintas. Conhecer a trajetória do especialista é parte fundamental da elaboração de um bom plano de Marketing.

Leia o artigo a seguir para saber mais sobre os principais objetivos médicos que podem ser almejados e conheça descubra algumas dicas para alcançá-los. 

Entenda quais são os objetivos do marketing médico que você pode definir

Atrair mais pacientes

Atrair novos pacientes não significa, necessariamente, encher ainda mais a sua agenda. Pode  consistir, também, em mudar o perfil do seu público e conquistar novos pacientes particulares, em vez de obter apenas agendamentos de planos de saúde.

Para esse objetivo ser alcançado, é importante investir na sua visibilidade. E, não só isso: você precisa ser encontrado pelo público-alvo que deseja atingir.

Uma maneira de fazer isso é investir em anúncios no Google, por exemplo. Através deles, o seu nome será destacado quando alguém buscar pela sua especialidade, local de atendimento ou área de atuação. 

Para que a ação seja realmente eficaz, é preciso ficar atento a alguns detalhes: ao clicar no link anunciado, o paciente deve ser redirecionado para um site de conversão. Ou seja, um site em que ele seja estimulado a agendar uma consulta. 

Nesses casos, o agendamento online é muito valioso, uma vez que agilizará e facilitará o processo de marcação de consultas. 

Fidelizar pacientes

Quando o assunto é fidelização de pacientes, seu foco deve ser em prestar um atendimento de excelência. E não se limite a realizar apenas uma consulta primorosa. A experiência do paciente, no caso de clínicas e consultórios, começa na hora do agendamento. 

Por isso, convém avaliar a cortesia e a gentileza das secretárias, quando a marcação é feita por telefone e se o agendamento é simples e descomplicado, no caso de agendamento online

Outro detalhe que deve ser muito bem pensado, é o conforto da sua sala de espera. Oferecer café, água e biscoitos é uma ação muito bem-vista.

Além disso, não se esqueça que por mais agradável que seja o local, ninguém gosta de esperar. Portanto, seja pontual. 

Já durante a consulta, é importante que você individualize e humanize o atendimento, ouvindo pacientemente detalhes da queixa do paciente. Ser apressado, embora uma prática comum, exprime ao paciente uma imagem de desinteresse e desprezo pela sua dor. 

Faça o paciente sentir-se acolhido e cuidado. Assim, com certeza, ele voltará ao seu consultório. 

Por último, mas não menos importante, encontra-se o pós-consulta. Manter a proximidade com o paciente mesmo após o terminado o atendimento fará com que ele se senta lembrado e querido, aumentando ainda mais a fidelização e, em conjunto às outras boas-práticas, tornando-o um paciente promotor, que recomenda e ajuda a divulgar o seu trabalho. 

Ser reconhecido como referência na sua área de atuação

Tornar-se referência exige um trabalho árduo e contínuo de aprimoramento, estudos e investimento em sua imagem pessoal. 

Mas, depois de alcançado, esse objetivo proporciona agendas sempre cheias e a possibilidade de você cobrar um valor mais elevado nas consultas. Isso porque as pessoas farão questão de serem consultadas por você, uma vez que te veem como a melhor em sua especialidade.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O que fazer para ser reconhecido?

Para alcançar esse objetivo, o principal foco deve ser trabalhar o seu Marketing Pessoal e demonstrar que você detêm muito conhecimento e excelentes resultados práticos quanto aos tratamentos que oferece. 

Para isso,é bom construir uma presença digital. Você pode utilizar-se de redes sociais, blog profissional e realizar um trabalho com Relações Públicas, para veicular sua imagem nas mídias tradicionais, como televisão, rádio e jornais impressos. 

O trabalho em redes sociais deve ser feito de forma cuidadosa, uma vez que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem normas rígidas em relação à forma de realizar publicidade médica. 

Não é permitido, por exemplo, anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada ou expor a figura de seu paciente como forma de

Outras infração comum é divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo.

O ideal é fazer um bom trabalho de Marketing de Conteúdo através de material audiovisual e textos e responder dúvidas de internautas. 

Você pode ainda, eventualmente, publicar fotos suas na clínica, antes de cirurgias ou ao lado da sua equipe, para fixar a sua imagem. 

O blog é outra ferramenta que deve ser muito bem utilizada. Nele, você deve publicar artigos para diversos públicos: desde o mais leigo até o seu colega de profissão.

Assim, você demonstrará que detém um conhecimento aprofundado sobre a sua especialidade e conseguirá atingir um público mais amplo e diversificado. 

Assim como o trabalho online, o gerenciamento de carreira com o Relações Públicas deve ser pensado a longo prazo. 

A assessoria de comunicação deve ser pensada como forma de ampliar ainda mais o seu campo de divulgação, falando com públicos cada vez maiores e divulgando o seu trabalho através de entrevistas, participações em rodas de discussão, dentre outros. 

O que você deve focar, nesse caso, é na disseminação de conhecimento técnico relacionado à sua especialidade.  

Educar as pessoas 

Levar educação sobre saúde de maneira simples e descomplicada é fundamental para a prevenção de doenças, ainda mais em países como o Brasil, em que o acesso a consultas periódicas com especialistas é tão comum.

O objetivo de educar pessoas pode ser alcançado através de ações voltadas à publicação periódica de informações, tanto no seu blog, quanto em suas mídias sociais, através de conteúdo audiovisual e textos. 

A linguagem em que você realizará as postagens deverá se adequada ao público que quer atingir. Por exemplo, se a sua meta for falar com pessoas mais carentes, você deve comunicar-se de maneira simples e direta. Já se deseja falar com um público que detém mais informações, você pode usar uma linguagem mais técnica e detalhada. 

Coloque em prática o Marketing Médico

Agora que você conhece alguns objetivos da carreira médica e sabe como é possível alcançá-los, é hora de colocar em prática as dicas recebidas para alavancar a sua carreira. 

Embora algumas tarefas exijam dedicação e empenho, o resultado a longo prazo é muito compensador! Não perca tempo e comece agora mesmo a definir os objetivos do seu Marketing Médico.  

Quer aprender mais sobre o assunto? Faça download do e-book gratuito Clínicas Digitais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.