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Como fidelizar pacientes em meu consultório?

O sucesso de um consultório está diretamente ligado à capacidade de fidelização de seus clientes, pois manter seus pacientes é mais fácil e barato do que investir nos procedimentos necessários para a captação de novos clientes, além de garantir a indicação de pessoa para pessoa, atingindo diretamente seu público alvo sem custos.

Para que se consiga fidelizar seus pacientes é fundamental que se atente principalmente aos detalhes em cada etapa do processo de atendimento, de modo com que estes pacientes tenham facilidade no contato com o consultório e se sintam importantes para os profissionais que lhes atenderão, proporcionando-lhes assim a sensação de atendimento personalizado.

Desta maneira, com algumas adaptações simples a serem realizadas, seu consultório poderá conquistar a fidelidade de seus pacientes, garantindo melhores resultados em pouco tempo.

Facilidade de agendamento e pré-atendimento

Uma das maiores reclamações dos pacientes com relação a alguns consultórios é a dificuldade de conseguir realizar agendamento para consultas, o que significa que oferecer-lhes uma facilidade neste quesito já será um diferencial importantíssimo em seu favor.

Além dos meios tradicionais de agendamento, pessoalmente ou por telefone, disponibilizar outras formas de realizar este atendimento pode garantir seu consultório como a primeira opção aos pacientes. O agendamento por e-mail, ou através de aplicativos de mensagens, como whatsapp ou telegram, são alternativas simples e fáceis de serem implementadas, podendo ter resultado amplamente positivo.

Também com relação à agenda de atendimentos, um ponto que pode ser estudado e colocado em prática é garantir ao menos dois horários livres por dia para que possam ser realizados atendimentos de emergência, fazendo assim com que os pacientes não fiquem sem atendimento nestes casos específicos, o que poderá contribuir significativamente para sua fidelização.

Outro detalhe que pode fazer com que se ganhe a confiança e simpatia dos clientes é enviar-lhes uma mensagem ou lhes telefonar alguns dias antes da consulta para confirmá-la, evitando assim que os pacientes venham a esquecer de seus horários marcados devido a quaisquer problemas de seu cotidiano. Desta maneira, além de demonstrar preocupação com os clientes, também se evita a perda de um horário disponível, que poderá ser utilizado para outros atendimentos caso não seja confirmado o atendimento.

Pós-atendimento e acompanhamento

Mesmo após o paciente deixar o consultório depois de realizada a consulta ainda se pode trabalhar em sua fidelização, buscando cativá-lo como cliente. Um modo de se fazer isto é enviando-lhe e-mail ou mensagem após alguns dias, caso não tenha marcado uma nova consulta, demonstrando assim interesse em seu desenvolvimento e preocupação para com este paciente.

Desta maneira, é fundamental que se mantenha sempre uma lista de contatos atualizada de todos os clientes, o que tornará sempre possível este contato da empresa, seu consultório, com o cliente, diferentemente do tradicional modo de apenas aguardar o contato do paciente.

Unindo estes detalhes a um atendimento profissional bem realizado haverá a fidelização de seus clientes, que buscarão sempre seu consultório como primeira e única opção não apenas pela qualidade do atendimento, mas também pela forma como são atendidos.

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Escrito por
Equipe iMedicina