Como o iMedicina otimiza sua estratégia de marketing médico?

estratégia de marketing médico

O marketing é uma ferramenta essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. E acredite: com consultórios e clínicas não é diferente. Nesse caso, porém, chamamos de estratégias de marketing médico – um termo específico para o marketing de saúde, devido às particularidades deste segmento.

Aqui, no iMedicina, nós atuamos à frente do marketing de milhares de consultórios e clínicas. Um trabalho minucioso, que vai desde a atração, conversão, agendamento de consulta, até a fidelização do paciente nas clínicas que utilizam nossos produtos e serviços.

Quer entender como funciona todo esse processo? Nós explicamos! Mas, antes, entenda melhor sobre o que se trata o marketing médico.

O que é marketing médico?

O marketing médico se baseia em teorias e princípios tradicionais do marketing, com a aplicação de estratégias ligadas à prevenção, promoção e proteção da saúde. Ainda, existe uma total preocupação com os preceitos éticos da Medicina. Isso porque existem práticas normalmente realizadas no marketing em geral, mas que não devem ser feitas na área da saúde. 

Ou seja, o profissional responsável pela marketing de consultórios, clínicas e hospitais deve conhecer todas as barreiras e limitações inerentes à publicidade médica. Do contrário, o profissional de saúde em questão poderá sofrer graves punições do Conselho de Medicina. 

Assim, o marketing médico, ou marketing de saúde, diz respeito ao processo de comunicação e alcance estratégico projetado para atrair pacientes, guiá-los em sua jornada em busca de um atendimento e mantê-los engajados com os serviços de saúde. 

Todas as estratégias de marketing médico integram ações tanto no on, quanto no off-line. Também é possível refinar o público-alvo das ações de marketing de forma muito eficiente. Com isso, é possível garantir o crescimento do negócio em saúde de forma surpreendente.

Por que você precisa de estratégia de marketing médico?

Em 2020, fomos testemunhas de mudanças bruscas no mercado da saúde. Além das alterações tecnológicas, principalmente em telemedicina, também vimos transformações no comportamento dos pacientes. Os consumidores de serviços de saúde estão mais ativamente envolvidos em seus cuidados do que nunca, tomando decisões importantes ao longo de sua jornada de compra.

Além disso, você já deve estar ciente sobre o alto volume de pesquisas sobre saúde na internet. Quando falamos de pesquisas online sobre sintomas e doenças, logo nos vem à mente o “Dr. Google”. Este tem ganhado cada dia mais autoridade, devido às constantes atualizações do motor de busca.

No momento em que você lê este artigo, existem milhares de pessoas buscando por diagnósticos, lendo artigos médicos e até mesmo comparando preços de consultas. Contudo, antes de uma consulta acontecer de fato, o paciente passa por uma longa jornada de pesquisas, online e offline. 

Essas mudanças no comportamento do consumidor são um fator-chave para o aumento da importância do marketing médico. Ou seja, um marketing bem alinhado com as expectativas do paciente deve privilegiar a acessibilidade das informações de saúde. 

Portanto, vivemos na era em que cada médico deve oferecer um atendimento voltado para o paciente. Atendimento que educa, atrai e, ao mesmo tempo, que possibilite a sua fidelização.

Como o iMedicina facilita a sua estratégia de marketing médico?

O iMedicina oferece as ferramentas certas para os profissionais que buscam mais pacientes. Se lembra de que seu potencial paciente pode estar buscando por um médico na internet neste momento? Então, nós garantimos que esse profissional seja encontrado! 

Em suma, nossas ações em marketing médico giram em torno de três pilares: atração, atendimento e fidelização.Entenda como isso funciona!

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Google Meu Negócio

Configuramos a conta do profissional de saúde no Google Meu Negócio. Assim, sempre que alguém pesquisar por um especialista em determinada região, o Google mostra o endereço e o contato do médico cadastrado. Esta é uma poderosa ferramenta de captação de pacientes!

Site médico

Após o atendimento de milhares de médicos de todo o Brasil, o iMedicina descobriu a melhor fórmula e o padrão para os melhores sites médicos. Além de páginas da web esteticamente adequadas para cada especialidade médica, nós criamos sites otimizados para os motores de busca, como o Google.

Além disso, toda a página é feita pensando-se na melhor experiência do usuário que navega pelo site. Com a estratégia que utilizamos, as chances de que um usuário se converta em um paciente são maiores!

Artigos otimizados para motores de busca

Em nosso plano Premium, médicos e demais profissionais de saúde recebem artigos produzidos por jornalistas e por profissionais de marketing treinados. Esses conteúdos são criados com técnicas que possibilitam que os artigos sejam ranqueados nas primeiras páginas de busca do Google.  

A entrega de artigos produzidos pelo iMedicina atende a duas expectativas: ter conteúdos personalizados e ter artigos padronizados, que podem ser contratados por mais de um médico. 

No primeiro caso, você recebe um conteúdo produzido especialmente para você. Este tipo de conteúdo pode ser adquirido em nosso marketplace de fornecedores, exclusivo para clientes do iMedicina. Para encontrar um fornecedor de serviços de marketing em nossa plataforma exclusiva, basta procurar o tipo de serviço que você precisa. 

Já no segundo caso (artigos padronizados e feitos para diferentes especialidades), basta fazer uma pesquisa em nosso marketplace de artigos, escolher a especialidade e os tópicos desejados.

Nos dois casos, no entanto, a contração dos artigos é totalmente online!

Peças para redes sociais

As redes sociais não ficaram de fora! Aqui, você encontra conteúdos e peças para publicação nas redes sociais (Facebook e Instagram). Todos os conteúdos são criados com o objetivo de educar os pacientes sobre sintomas, doenças e tratamentos. 

Neste tópico, também oferecemos opções semelhantes aos artigos: posts personalizados e posts padrão, seguindo a mesma lógica de contratação. Os posts personalizados podem ser contratados exclusivamente em nosso marketplace de fornecedores, enquanto os conteúdos padrão são encontrados em nosso marketplace de redes sociais

No último caso, basta escolher a especialidade e o tópico desejado. Todos os serviços são exclusivos para clientes do iMedicina!

Google Ads

Para garantir ainda mais a presença digital dos profissionais de saúde, o iMedicina também prepara campanhas de anúncios no Google Ads! Assim, asseguramos que quem busca por um “dermatologista em Belo Horizonte” encontre o especialista mais próximo dele! 

Fluxos de e-mail personalizados

Precisa de ajuda para a criação de fluxos de e-mail marketing informativos, que te ajudam a se manter próximo do seu paciente de forma automatizada? Nós preparamos tudo, para garantir a fidelização dos seus pacientes. 

O iMedicina é mais do que um software médico. Nós oferecemos soluções essenciais para clínicas e consultórios, incluindo um trabalho completo em marketing médico!

Quer saber mais sobre o assunto? Agende um horário e tire todas as suas dúvidas sobre estratégia de marketing médico com um consultor iMedicina!

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