Conheça os principais nomes poro trás dos Conselhos Regionais de Medicina

Conheça algumas das principais personalidades das instituições reguladoras da profissão!

O exercício da profissão médica é regulamentado e fiscalizado pelo Conselho Federal de Medicina, com o auxílio das subdivisões estaduais deste órgão, ou seja, cada estado tem o seu Conselho Regional de Medicina. A ação destas entidades de cunho constitucional foi estabelecida pela Lei nº 3.268 de 1957. Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre as principais figuras que atuam nestes conselhos. A exposição será dividida pelas regiões do Brasil para facilitar a compreensão.

Conselho Regional de Medicina no Norte e no Nordeste

No estado do Acre, o CRM é comandado pela pediatra Dilza Teresinha A. Ribeiro. A profissional se formou na Faculdade de Medicina de Passo Fundo (RS) em 1979 e construiu sua carreira no Acre.

No Amazonas, quem comanda o CRM é o ortopedista e traumatologista Júlio Rufino Torres. O médico é formado na Universidade Federal de Pernambuco, da turma de 1966.

O CRM do Pará é comandado por Hideraldo Luiz Cabeça. O neurologista se formou pela Faculdade de Medicina do Estado do Pará em 1991 e é profissional concursado no Hospital Geral de Belém, sendo membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia.

No Amapá, o Conselho Regional fica por conta de Maria das Graças Salgado. Formada na Universidade Federal do Pará em 1980, é especializada em nefrologia. Desempenha funções no CRM-AP desde 2009.

O CRM-Alagoas é comandado por Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti. O médico é formado desde 1977 pela Escola de Ciências Médicas do Alagoas.

O CRM do estado da Bahia é presidido por Jecé Freitas Brandão. Profissional formado na Universidade Federal da Bahia em 1975, Brandão atuou em clínica médica e gastroenterologia.

No Ceará, o conselho fica a cargo de Lucio Flávio Gonzaga Silva. É graduado pela Universidade Federal do Ceará, turma de 1977. Tem especializações em urologia, cirurgia e farmacologia. Integra o CRM-CE desde 1983.

No Maranhão, o conselho tem a presidência de Abdon José Murad Neto. Especialista em cirurgia clínica, Neto desempenha atividades no CRM-MA desde 1988 e sua carreira é ligada à saúde pública.

No estado da Paraíba, quem preside o CRM é Dalvélio da Paiva Madruga. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, tem residência em cirurgia geral e especialização em administração hospitalar.

O presidente do Conselho Federal de Medicina veio de Pernambuco. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima é clínico geral e tem pós-graduação em medicina ocupacional.

No Piauí, a presidência é de Leonardo Sérvio Luz. É o conselheiro efetivo mais jovem do país, nascido em 1979. Se graduou em 2003 pela Universidade Federal do Piauí e tem residência em psiquiatria.

No Rio Grande do Norte, a chefia é de Jeancarlo Fernandes Cavacante. O médico se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem residência em cirurgia torácica.

Em Rondônia, José Hiran da Silva Gallo representa o Conselho Regional de Medicina. Gallo é formado pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará desde 1979, com especialização em ginecologia e obstetrícia

Em Roraima, Wirlande Santos da Luz assume a presidência. Ele se formou na Universidade Federal do Pará em 1981 e é especializado em pediatria.

No Sergipe, a responsabilidade é de Henrique Batista e Silva. O médico é formado pela Universidade Federal do Sergipe, da turma de 1970 e é especializado em cardiologia.

Conselho Regional de Medicina no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul

No Distrito Federal, o conselho é presidido por Rosylane Nascimento das Merces Rocha, que é natural do Rio de Janeiro e se graduou ainda no Rio em 1994. É especialista em medicina do trabalho.

Celso Murad comanda o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo. É formado na Universidade Estadual do Espírito Santo e especializado em pediatria.

Em Goiás, a chefia fica a cargo de Salomão Rodrigues Filho. É psiquiatra e se formou pela Universidade Federal de Goiás em 1971.

No estado do Mato Grosso, comanda José Fernando Maia Vinagre, que se formou na Faculdade de Medicina de Teresópolis em 1975 e possui especialização em pediatria.

No Mato Grosso do Sul, a responsabilidade é de Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Também formado no Rio de Janeiro, em Petrópolis, tem residência em cirurgia geral.

Em Minas gerais, o CRM está a cargo de Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen. Hermann, que se formou na Emercan em 1974 e é especialista em medicina interna e terapia intensiva.

No estado do Paraná, comanda Donizetti Dimer Gianberardino Filho. O médico é formado pela Universidade Federal do Paraná desde 1977 e é especialista em nefrologia e pediatria.

No Rio de Janeiro, o conselho é de responsabilidade de Sidnei Ferreira. Pediatra e pneumologista, Ferreira se formou pela Universidade Federal Fluminense em 1977.

No Rio Grande do Sul, preside o CRM Cláudio Balduíno Souto Franzen. Cláudio se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1965 e tem especialidade em medicina física.

No estado de São Paulo, a chefia é do cirurgião geral Jorge Carlos Machado Curi. Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1979.

Em Santa Catarina, o CRM é comandado por Anastácio Kotzias Neto, doutor em ortopedia e traumatologia. O profissional se formou pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1977.

Por fim, no Tocantins, preside o CRM Nemésio Tomasella de Oliveira. Formado em 1986 pela Universidade do Vale do Sapucaí, ele enfatiza seu trabalho na área de medicina intensiva.

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos