Consultório médico: 3 ferramentas para ganhar visibilidade online

consultório ferramentas

Para que seu consultório médico fique sempre com a agenda cheia, é muito importante trabalhar a divulgação dele. Existem muitos meios diferentes de fazer isso.

Ações digitais de marketing médico são as que mais estão ganhando força. Sites, redes sociais e softwares médicos são alguns exemplos que podem ajudar você a divulgar os seus serviços.

Ao longo do texto, vamos falar sobre essas ações muito úteis para os profissionais da Medicina. Assim, você terá mais recursos para saber o que é melhor para atrair e fidelizar pacientes. Vamos lá!

Consultório médico precisa de divulgação

A grande verdade é que nenhum médico deve apenas contar com a sorte para ser encontrado, concorda? Indicações entre pacientes são ótimas! Mas, além delas, o profissional deve ser ativo na divulgação. A prospecção é ideal para qualquer tipo de atividade econômica.

Em outras palavras, a saúde financeira e administrativa de uma clínica depende de um fluxo de pacientes. Isto é, devemos considerar que toda semana o consultório está aberto, ainda que seja com atendimento por telemedicina.

Por isso, médicos precisam manter os antigos pacientes e conquistar os novos, certo?

Atração para o consultório médico

As ações de comunicação têm como objetivo alguns pontos:

  • gerar visibilidade para o consultório médico;
  • atrair as pessoas para o agendamento;
  • fidelizar por meio da experiência do paciente;
  • melhorar o relacionamento com eles.

Com isso, hoje em dia as estratégias de Marketing Digital são muito válidas para a Medicina. Devemos levar em conta que grande parte das pessoas faz pesquisas online e está presente nas redes sociais.

Ou seja, a presença digital do médico significa que ele está por dentro das necessidades do público. Assim, ele está onde as pessoas podem encontrá-lo.

3 ferramentas para divulgar o consultório médico

Agora que já está clara a necessidade das ferramentas para divulgar seu consultório médico, é hora de falar mais detalhadamente sobre algumas delas. Acompanhe!

1. Instagram e Facebook

O brasileiro ama redes sociais e passa uma média de 3 horas e meia por dia acessando essas ferramentas, conforme um relatório de 2020 da Hootsuite. Já Instagram e Facebook são duas das mais fortes, e vamos falar delas.

Muitos dos consultórios médicos estão presentes em ao menos uma delas, não é mesmo? O interessante é que o profissional pode publicar posts para promover um alcance orgânico ou mesmo patrocinar conteúdos para direcionar melhor o alcance.

Posts e anúncios

Para explicar melhor o ponto anterior, vale relembrar como funciona essa questão de posts patrocinados.

Na verdade, o médico pode publicar de forma gratuita tanto no Instagram quanto no Facebook. Mas as redes sociais trabalham com algoritmos que fazem com que uma porcentagem de seguidores veja o conteúdo.

Para driblar isso, uma estratégia é criar anúncios, ou seja, pagar para promover um direcionamento mais certeiro das publicações. A vantagem de fazer isso é a possibilidade de segmentar os usuários por meio de suas características, interesses, localização, entre outros fatores.

Ao vivo

Outra ação para divulgar o consultório por meio das redes sociais é a realização de lives. Essa é uma maneira de aparecer ao vivo para os seguidores.

Como estratégia de divulgação, as lives são de grande valia, pois servem como oportunidades para esclarecer dúvidas. É um momento para mostrar o conhecimento do médico, o que transmite credibilidade e confiança.

Prontuário Eletrônico Gratuito

O ao vivo ganhou muita força com a pandemia de Covid-19, pois tornou-se um recurso para aproximar profissionais da saúde ao público.

2. Google

O maior buscador do mundo precisa fazer parte das estratégias de divulgação da clínica médica. Isto é, as pessoas procuram constantemente respostas sobre questões de saúde que estão vivenciando.

Ou seja, quando alguém sente algum sintoma, corre lá no Google para tentar entender o que está enfrentando, não é mesmo? Por isso, encontrar conteúdos de qualidade ajuda muito o paciente a procurar ajuda.

Site do consultório médico

Para que você seja fonte de informação para seus pacientes e futuros pacientes, é interessante que seu site e blog contem com boas práticas de SEO, que são os mecanismos de otimização de busca.

Tudo deve ser pensado com palavras-chave específicas e recursos que facilitem a navegabilidade, a leitura e o consumo dos conteúdos.

Além disso, manter a rotina das publicações é primordial para favorecer seu ranqueamento nas primeiras posições. Aliado a isso, lançar mão de anúncios, ou melhor, Google Ads, também deve fazer parte da estratégia.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que não pode ser esquecido, pois ajuda muito na divulgação da clínica.

O médico pode cadastrar o consultório nessa ferramenta para que, quando houver uma busca no Google pelo profissional, o resultado apareça já com informações de contato e endereço.

3. YouTube

Conteúdos em vídeo são uma ótima forma de engajar as pessoas. Hoje em dia, esse formato facilita muito a orientação de quem tem dúvidas.

Por isso, apostar no YouTube é uma maneira bem relevante para divulgar seu consultório médico.

Um grande buscador

Vale lembrar que essa rede funciona também como um grande buscador, isto é, os usuários digitam palavras-chave e expressões que remetem a algum problema, doença ou questão de saúde.

Assim, médicos com vídeos explicativos, orientações e demais respostas para múltiplas necessidades são os que mais se destacam no YouTube.

Palavras-chave

Um ponto importante de ser reforçado é que as descrições dos vídeos dessa rede social devem ser muito bem preenchidas, para que os pacientes consigam encontrar realmente o que estão buscando.

Além disso, manter o perfil com informações atualizadas é essencial para que todos saibam a quem pertence.

Outro ponto para reforçar são as formas para entrar em contato e fazer o agendamento online ou pelo meio que sua clínica oferece.

Ainda que o YouTube seja forte para a sua divulgação, ele pode exigir mais investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Gravar materiais de qualidade exige certos equipamentos e recursos de edição de vídeo. Afinal, seu canal merece ter um visual profissional, não é mesmo?

Para concluir, seja qual for a sua escolha para mostrar o seu trabalho, o importante mesmo é que você encontre estratégias de divulgação. O seu consultório médico é relevante para a população, então, precisa ser conhecido.

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