O Ministério da Saúde, em parceria com várias instituições, oferece diversos cursos online (gratuitos) cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento da qualificação de profissionais da saúde de todo o país, através de conteúdos de capacitação disponibilizados virtualmente.
Com a praticidade da modalidade de educação à distância (EAD), a ideia é fazer com que o acesso aos cursos seja o mais difundido possível, permitindo que os profissionais de saúde, mesmo com rotinas tão cheias, não deixem de se manter atualizados, desenvolvendo e aperfeiçoando aptidões para a concretização de ações de atenção à saúde da população.
As inscrições, quando necessárias, são feitas através do portal do Ministério da Saúde, onde os profissionais também encontram informações sobre carga horária e público-alvo específico de cada curso, que, na maioria dos casos, confere certificação.
Abordando tópicos relacionados a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico e vigilância, além de análise de casos clínicos e atualização dos profissionais quanto aos protocolos nacionais para o tratamento das doenças, as capacitações preparam para o trabalho com a febre de chikungunya, o Zika vírus, a dengue, a vacinação contra HPV, a tuberculose, a influenza e a leishmaniose. As metodologias utilizadas envolvem vídeo-aulas, dramatizações, hipertextos e glossários.
Também são disponibilizados pelo Ministério da Saúde online, através da plataforma Telelab, vários cursos que têm foco em diagnóstico e monitoramento e oferecem certificação expedida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No Telelab, os profissionais da saúde online podem encontrar cursos que descrevem em detalhes procedimentos laboratoriais relacionados a baciloscopia, diagnósticos de hepatites virais, sífilis, HIV, Doença de Chagas e Neisseria gonorrhoeae.
Além disso, são detalhadamente apresentados os passos para realização de procedimentos como o Teste Rápido com Fluido Oral para detecção do anticorpo anti HIV 1/2, técnicas de coloração de Gram, Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos (AEQ-TR) e procedimentos que envolvem utilização e conservação de equipamentos de Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública.
Coleta de sangue com foco em diagnóstico e monitoramento de DST, AIDS e hepatites virais, bem como boas práticas de biossegurança em laboratórios relacionados a essas patologias e manejo da coinfecção tuberculose-HIV (TB-HIV), também são questões nas quais os profissionais de saúde podem se atualizar através dos cursos disponibilizados.
Os interessados podem assistir aos conteúdos online, fazer download de todo o material para assistir sem precisar estar conectado à internet ou ainda receber em casa, através de envio gratuito pelos correios, os conteúdos completos dos cursos em DVD.
A oferta de cursos é bastante variada, dividida em categorias como atenção domiciliar, oftalmologia, eventos agudos, saúde sexual, saúde reprodutiva, saúde auditiva, saúde da criança, saúde da pessoa idosa, saúde da população negra e saúde das populações do campo, da floresta e das águas.
Também são abordados temas como política de saúde LGBT, doenças endócrino-metabólicas, gestão pública em saúde, gestão local de desastres naturais para a atenção básica e muitas outras áreas que podem ser conferidas pelos profissionais de saúde online.
Este artigo foi útil para você? Não deixe de comentar conosco e conferir outros artigos em nosso blog!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment