Precisar de uma consulta médica nem sempre é muito agradável. Em geral, as pessoas não gostam de ir ao médico, pois, na maioria das vezes, isso está ligado a algum problema que estão enfrentando, a não ser quando se trata de alguma consulta de rotina, com viés estético ou algo do gênero.
Por essas circunstâncias, é preciso deixar esse momento mais leve para o paciente, a fim de que ele se sinta à vontade e mais tranquilo. Por isso, uma abordagem mais humanizada bem como a formação pensada nessa área é crucial para o atendimento do paciente.
Se você deseja que o paciente agende sua consulta sempre com você, crie uma relação amistosa e respeitosa com ele e cultive essa relação. Confira algumas dicas para melhorar o atendimento prestado e garantir que o paciente retorne e te recomende por aí.
Tratar o paciente de forma mais humanizada é crucial para que ele se sinta seguro. Ele vem até você, pois está com alguma doença ou suspeita dela, por isso, está fragilizado. Dessa forma, todas as perguntas devem ser feitas com cuidado e as explicações precisam ser claras para que o paciente não tenha nenhuma dúvida.
Se for necessário, explique diversas vezes para que a pessoa compreenda exatamente o diagnóstico e o tratamento. Além disso, use sempre uma linguagem simples e deixe a médica para os livros e para debates com outros médicos. O paciente se sente frustrado quando não entende algum termo e nem sempre perguntará o que é. Se possível, use analogias para plena compreensão.
Na hora em que o paciente estiver explicando os sintomas, preste atenção e olhe nos seus olhos. Direcione a conversa de vocês para descobrir o problema e converse calmamente.
Fale sobre outros temas, amenidades, pergunte sobre os familiares do seu paciente. Isso gera uma proximidade saudável e torna o atendimento ainda mais humanizado, garantindo que o paciente agende sua consulta.
Pode ser que o paciente queira debater o diagnóstico com você por conta de outros profissionais que consultou ou por informações que teve acesso via internet. Tenha cuidado ao explicar para ele que é diferente e mostre evidências para isso. Conteste, mas de maneira cuidadosa.
A demora no atendimento, por exemplo, faz com que o paciente não agende sua consulta novamente, ainda mais se isso for uma prática constante. Esperar por alguns minutos é natural, mas, por vezes, a demora excede uma hora, o que frustra o paciente.
Além disso, tenha cuidado ao marcar as consultas respeitando o tempo entre elas e possíveis imprevistos. Garanta que a equipe de atendimento também realize adequadamente esse primeiro contato com o paciente a fim de que ele agende sua consulta.
O relacionamento pode se estender a partir de informações colhidas no atendimento, como enviar um SMS de felicitações quando for aniversário do paciente. Esses detalhes geram um contato mais próximo e saudável com o paciente, garantindo sua assiduidade e que ele sempre agende sua consulta.
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