A beleza está diretamente ligada ao bem estar e a autoestima. Quando uma pessoa busca um procedimento em uma clínica estética, ela visa se sentir melhor, mais adequada àquela aparência que ela deseja ter e acaba se sentindo melhor em todos os aspectos da vida, como trabalho e família.
O Brasil é o terceiro país no mundo no mercado da beleza. E o investimento só aumenta a cada ano, com mais pessoas dispostas a gastar em procedimentos estéticos e produtos. O que estimula pesquisadores e a indústria a encontrar soluções para beleza e rejuvenescimento cada vez mais modernos.
Sob essa ótica, uma clínica de estética é um conglomerado da vaidade do brasileiro, dos mais promissores do mercado. Porém, não basta abrir uma clínica estética e aguardar a clientela, já que mesmo com o setor em expansão, a concorrência é acirrada. Profissionais capacitados e atenção constante às tendências são fatores importantes, mas sem diferenciais que atendam a demanda não haverá o destaque almejado.
A partir de 2000, o país começou a formar especialistas em estética de nível superior. Profissionais com formação apenas em cursos livres hoje já não são mais aceitos em boa parte dos Estados, o que vem exigindo conhecimento técnico mais profundo. A carreira é ligada a área de saúde e os alunos utilizam os mesmos ambientes e algumas matérias que os estudantes de medicina, farmácia e nutrição. O contato e a troca permitem um salto no conhecimento, que vai muito além de manipulação de produtos e maquinário.
Uma clínica que não se preocupa com a qualidade de seus profissionais está não só fadada ao insucesso, mas até a se envolver em situações mais graves. Ter profissionais graduados e pós-graduados são ótimas referências para se destacar no mercado.
O local também é muito importante. Mesmo que seja pequeno, precisa ser funcional, dinâmico e charmoso. O cliente precisa se sentir numa clínica estética, onde a beleza é o foco principal. E beleza não cabe em locais desorganizados, sujos, com mobiliário velho e antiquado.
Toda a equipe deve estar envolvida na busca por novidades. Como o mercado estético é muito rápido, estar sempre a frente ajuda a causar impacto entre os clientes. Procedimentos estéticos como peeling em lenços, laser em creme para tratamento antirrugas, autopreenchimento cutâneo em capsulas são novidades hoje que ficarão obsoletas muito em breve. Há sempre novas variações de ações, para trazer um resultado ainda mais eficaz, menos doloroso e mais duradouro.
As clínicas de estética também estão investindo no mercado masculino. Mesmo que a maioria da clientela seja composta de mulheres, os homens estão muito mais vaidosos com o passar dos anos. Eles querem tratar a pele da acne e suas marcas, tirar manchas faciais, fazer depilação, tratar a calvície, massagens etc. O homem do século XXI usa filtro solar, se maquia com base para esconder imperfeições, faz mechas no cabelo e escova, redução de medidas, laser contra estrias, sem que sua masculinidade seja prejudicada. Ele também quer se sentir bonito, se adequar a sociedade e se destacar na conquista feminina.
Toda clínica de estética possui limpeza de pele, peeling, procedimentos par tirar manchas entre outros. E por mais que tudo seja o mais moderno, ainda fica restrito ao básico. Buscar outros serviços e pacotes pode fazer os lucros saltarem. Listamos algumas sugestões para ganhar mais destaque e clientes:
– Buscar empresas de diversos ramos para vender pacotes de serviços básicos para seus funcionários, em dias e horários pré-determinados em contrato. A empresa arca com o custo inteiro ou parcial das atividades, como forma de melhoria na interação entre os funcionários. A clínica estética pode destacar um ou mais profissionais para irem ao local por determinada hora e fazer massagens, limpeza de pele, depilação entre outros.
– O espaço da clínica de estética pode ser oferecido para chás de panela, chá de lingerie ou um simples encontro de amigas que desejam passar o dia juntas cuidando da beleza. Os pacotes vendidos podem incluir petiscos, bebidinhas (com ou sem álcool), docinhos e alguns de seus procedimentos estéticos.
– O Dia da Noiva também é a que mais se desenvolve no mercado. Tudo porque o mercado de casamento também cresce em grande velocidade, com toda infraestrutura para o evento dos sonhos. Esse tipo de serviço não precisa de um espaço muito grande, mas ter uma boa logística para disponibilizar os funcionários. Massagens relaxantes, depilação, limpeza de pele, manicure e pedicure, sobrancelhas, maquiagem, cabelo e local para que ela se vista ali e vá direto para a cerimônia.
Para as dicas funcionarem é preciso saber muito bem o perfil do seu cliente. Isso ajuda a fazer a melhor escolha dos novos serviços. Procure não introduzir todas as novidades juntas, dando tempo suficiente pra que ela possa conquistar seu público e se estabilizar.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
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