Economia no consultório: 4 dicas para reduzir os custos

economia no consultório

Independente do ramo, é fundamental ter um plano de economia para diminuir os custos nos negócios, principalmente em épocas de crise. Na área da medicina, por exemplo, essa falta de gerenciamento pode afetar a saúde financeira do consultório, gerando desperdícios e reduzindo os lucros.

Se você quer começar a economizar nas despesas, confira abaixo algumas dicas simples e poderosas para cortar gastos e auxiliar na sobrevivência e crescimento do seu negócio.

Como fazer economia no consultório?

As vezes estamos tão habituados com nossa estrutura e processos no consultório, que nem percebemos o quanto simples ajustes podem evitar o desperdício de tempo e dinheiro.

Acompanhe as dicas a seguir, implemente no seu dia a dia e veja como é possível economizar!

1 – Dê mais atenção às finanças

É importante estar por dentro de todas as finanças no consultório, conhecer as entradas e saídas detalhadamente para entender onde há possíveis gastos desnecessários.

Para isso, faça uma análise completa das despesas e tenha sempre um documento para esse controle.

Anote todas as informações – aluguel, salários, material de escritório e hospitalar, contas de luz, água e gás, produtos alimentícios, trocas de equipamento, contratações, entre outros. Registre valor, fornecedor e item comprado para cada despesa.    

Diversos softwares médicos com módulo de finanças facilitam o acompanhamento do fluxo financeiro da sua clínica ou consultório. Utilizando um sistema, além de obter relatórios mais precisos das entradas e saídas, o controle fica mais organizado, permitindo decisões mais assertivas.

2 – Corte o desperdício

Identificados os gastos através da sua análise, verifique os que possam ser dispensados. Invista em fornecedores com melhor custo-benefício em seus produtos e serviços. Os gastos com materiais e suprimentos para consultório, em geral, somam juntos uma parcela significativa das despesas.

Solicite, para isso, representantes de outras empresas e compare os valores e a qualidade, a fim de escolher o que garantam maior economia. É claro, sem prejudicar o atendimento aos pacientes.

Além dos materiais médicos, revise os contratos de fornecimento de internet e telefone, material de recepção, suprimento alimentar, como água e café e chás e materiais de limpeza.

3 – Substitua sua impressora

Apesar desse modelo a laser ser mais caro, o custo de impressão é bem menor. Veja só, enquanto um toner tem capacidade para imprimir de 10 a 12 mil páginas, um cartucho pode imprimir, em média, 200 folhas. Portanto, é uma troca que compensa, em longo prazo, não é mesmo?

Uma saída para economizar na quantidade de impressões – gasto que, no final do mês, afeta o orçamento de uma empresa – é a digitalização de documentos.

Uma vez que os documentos estão armazenado em servidores, é possível economizar também com a quantidade de papel utilizada no consultório e com o espaço para armazenamento físico dos documentos.  

4 – Utilize a tecnologia a seu favor

Independentemente de reduzir custos com o software médico, um sistema completo com todas as ferramentas que o seu consultório necessita, é fundamental para o seu negócio crescer.

Usufruindo de uma ferramenta própria para esse fim, os médicos, gestores de saúde e secretárias terão muito mais facilidade nas atividades do dia a dia, que é cada vez mais agitado.

Mas como exatamente uma plataforma médica pode auxiliar nas finanças?Continue a leitura para saber mais sobre a aplicação dessa tecnologia na sua rotina.

Benefícios de um software médico para economia no consultório

Um software médico é um programa que pode ser usado tanto em computadores, quanto em smartphones e tablets. Nesse caso, é desenvolvido para facilitar as atividades rotineiras de um consultório médico.  

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Uma excelente opção, por exemplo, é o iMedicina gratuito, que pode ser utilizado sem custo, por clínicas ou consultórios. Com essa ferramenta, o profissional terá agenda, prontuário eletrônico, agendamento online e telemedicina. Tudo isso com muita segurança e praticidade.

Além da gratuidade, que por si só já é uma boa economia, softwares médicos como esse ainda traz outras ventagens. Veja:

Acessibilidade

O fácil acesso às informações é um dos principais pontos, uma vez que o gestor tem 100% de controle do que é cadastrado no sistema, mesmo que não esteja no local onde atende.

As secretárias têm acesso organizado aos cadastros dos pacientes e às agendas médicas dos profissionais, que estão sincronizadas em uma mesma tela, para facilitar ainda mais a visualização e organização dos atendimentos. 

Todas as informações estarão disponíveis de forma rápida e segura. Além disso, é possível fazer um atendimento à distância – muito útil nesses tempos de pandemia e isolamento -, permitindo que o médico faça atendimento por telemedicina, acessando os dados do paciente no conforto de sua casa, por meio do prontuário eletrônico.

Mobilidade

O fato de conseguir acessar essa ferramenta sem sair de casa traz muito mais conforto e segurança para os profissionais. Isso porque o médico pode consultar sua agenda do próprio celular e não precisa mais ficar ligando ou mandando mensagens para a secretária, só para saber quais os compromissos marcados naquele dia. 

Segurança

Perder fichas, cadastros e outras informações importantes pode gerar um grande transtorno, atrapalhando na gestão e rotina dos profissionais.

No software, tudo fica armazenado digitalmente, evitando qualquer perda ou extravio.

Ainda, elimina também rasuras ou interpretações incorretas por falta de organização ou legibilidade. 

Organização

Com essa mecanismo, o profissional tem todas as informações de que necessita para gerir o seu negócio reunidas em um só lugar, otimizando a gestão e facilitando o acompanhamento diário.

Como a rotina é corrida, muitas vezes por descuido ou falta de tempo, algumas coisas acabam ficando em segundo plano, como acompanhar as despesas, entender o que pode ser melhorado e o que está dando certo. Com essa solução, é possível aprimorar tarefas e economizar tempo. 

Automatização de tarefas

É possível automatizar certas funções, que antes eram feitas pela secretária. Alguns exemplos são: marcar atendimentos, ligar confirmando consultas, mandar e-mails de retorno ou com outros assuntos relacionados, ligar novamente na véspera da consulta para relembrar o paciente, etc.

Todas essas situações, que sempre demandaram certo tempo da equipe de atendimento, agora são rapidamente resolvidas com o uso do sistema.

Hoje em dia, com agendamento online, é possível que o próprio paciente visualize a agenda do médico, os convênios e valores, sem ficar dependendo de uma ligação.

Além disso, dá mais autonomia para que ele agende a consulta no momento em que preferir, já que a ferramenta fica online 24 horas no dia. 

Em resumo, é indispensável para médicos que atendem no setor privado, em uma clínica ou em consultório próprio, um mecanismo de gestão que permite o acompanhamento efetivo do negócio.

Ter um software médico é uma opção inteligente para economia no consultório e uma boa gestão financeira. Isso porque possibilita aos médicos empreendedores que dediquem seu tempo ao que mais importa: atendimento de qualidade e excelência e garantia de satisfação dos pacientes.  

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o crescimento do sue consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: