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Atenção ao atendimento: 5 erros que espantam os pacientes na clínica

Manter uma clínica de saúde funcionando é um desafio para qualquer profissional, especialmente quando tantos fatores entram na equação. Além dos conhecimentos em medicina, é preciso ter noções de gerenciamento de empresas e equipes, marketing, gestão financeira, entre outros. Por sorte, você pode contar com ajuda para lidar com diversas dessas áreas, por meio de softwares de gestão como o iMedicina, que é próprio para consultórios médicos.

Porém, nem tudo se resolve sem alguns ajustes pessoais. Um dos aspectos principais no caminho para o sucesso é o atendimento, o primeiro e mais importante contato do paciente com o seu trabalho.

Os erros de cada clínica

1. Atendimento ruim ao telefone
Grande parte dos novos pacientes só chegará ao seu consultório depois de ter colhido informações pelo telefone. Se eles sentirem que foram mal atendidos, que a espera foi muito grande ou que não houve um bom preparo do atendente, o relacionamento já começa de forma errada – se é que começa. Por isso, ofereça um bom treinamento para os funcionários que cuidam das ligações, mas não esqueça que um lado não pode comprometer o outro: se o atendimento telefônico for atrapalhar o presencial, considere contratar mais alguém para dar suporte ou mesmo cuidar apenas do telefone, se a demanda for alta.

2. Falta de distrações
Na sala de espera, o clima pode ficar exaustivo se não houver nada para distrair os pacientes. Você pode sempre recorrer à televisão ou às revistas na mesinha de centro, mas não pare por aí. Se possível, ofereça canais pagos e, principalmente, Wi-Fi gratuito. A espera por uma consulta não precisa ser uma lembrança desagradável para quem frequenta sua clínica.

3. Desinteresse dos atendentes
Isso é um grande erro presente em todo tipo de negócio. A desatenção do funcionário pode facilmente ser confundida com descaso pelo cliente, então é importante que todos os atendentes estejam cientes de como estão se portando. Faça com que parte do treinamento inclua exercícios de simpatia e paciência, mesmo quando estiverem ocupados. É claro que eles terão de lidar com todo tipo de pessoa, mas cabe a você orientá-los sobre como agir em situações adversas.

4. Abandonar o paciente sem explicações
Esse é um problema bem presente em clínicas de saúde e se aplica não só aos funcionários da recepção, mas aos próprios médicos durante as consultas: sair do ambiente sem informar o que será feito. É desconfortável para qualquer um ter de esperar sem saber por que. Se for necessário deixar o recinto, explique rapidamente o motivo e evite uma situação embaraçosa.

5. Desorganização e falta de limpeza
É um conselho básico, mas precisa ser dado. A impressão do consultório diz muito sobre ele, o que inclui a limpeza de todos os ambientes e a organização geral, desde as revistas na sala de espera até as fichas nas mãos da recepcionista.

Fique atento a sua clínica

Por mais que esses pontos possam parecer óbvios para alguns, no dia a dia e na correria da clínica, eles são facilmente deixados de lado. Por outro lado, se o seu atendimento estiver garantido, serão poucos os transtornos com pacientes para lidar.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do profissional da área da saúde. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da clínica médica e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

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Escrito por
Equipe iMedicina