Em outubro de 2020 o Instagram completou 10 anos de nascimento. De lá para cá, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente ao redor do mundo. Cerca de 80% de todas as contas seguem um perfil comercial. Esses números já ilustram por que é interessante investir em um perfil de Instagram para médicos. Você já possui a sua conta profissional?
Se você pretende iniciar ou aprimorar a sua presença como profissional de saúde no Instagram, confira nossas dicas, que irão ajudá-lo a construir uma marca forte na rede social.
Mais alguns dados revelados pelo próprio Instagram indicam o poder dessa ferramenta para quem busca expandir seus negócios na internet.
Se você está disposto a contar histórias que estejam relacionadas com a sua especialidade, esta pode ser MAIS uma ferramenta estratégica para a obtenção de novos pacientes. Criando conteúdos relevantes, que priorizem imagens de alta qualidade e impacto, você pode ser descoberto por novos seguidores por meio da aba “Explorar”.
A aba “Explorar” foi criada para expandir o alcance de publicações para usuários que ainda não seguem um perfil. Portanto, você só vê publicações que estejam relacionadas com os tópicos pelos quais tem o costume de curtir na rede social.
Um adendo: a aba Explorar funciona apenas para contas com perfil público.
O primeiro passo é criar uma conta comercial no Instagram, ou transformar o seu perfil pessoal em comercial. Ter uma conta profissional na rede é importante para que você tenha acesso às métricas de todos os seus posts, stories, além de poder criar anúncios.
Para isso, siga o passo a passo:
Pronto! Agora, você possui uma conta profissional no Instagram. O próximo passo é planejar os conteúdos que serão publicados. Vejamos isso no próximo tópico.
Antes de sair postando conteúdos sem critério, é necessário fazer um bom planejamento do Instagram médico. E, para planejar, é preciso ter clareza sobre o público que se busca atingir com os conteúdos, ou a persona que melhor representa o perfil dos seus pacientes.
A persona é uma representação fictícia do seu melhor paciente. Para criar a persona do seu consultório, você deve ter em mente quais são as principais características do seu paciente. Anote as respostas para a pergunta: a maior parte do seu paciente?
Outras perguntas que ajudarão a esclarecer sua persona:
Por fim, o objetivo de se estabelecer uma persona ideal é entender os principais hábitos e costumes da maior parte dos seus pacientes. Com essas informações em mãos, agora, você criará uma história que ilustra todo o perfil comportamental da sua persona. Por exemplo:
A Larissa pode ser a persona de diversos consultórios e clínicas médicas! Agora, você deve criar a sua persona, como no exemplo acima, para entender em quais momentos você poderá fisgar um novo paciente no Instagram!
Você já sabe que o Instagram é uma rede que conquista pelos olhos! As imagens são o principal recurso desta rede, por isso, busque imagens e ilustrações em alta resolução. Para isso, você pode contar com bancos de imagens gratuitos, como o Unsplash.
Quantas vezes por semana você pretende postar no Instagram? Crie um calendário editorial para as suas postagens com detalhes sobre:
Além de organizar o que você pretende publicar, o calendário editorial será muito útil quando você não souber mais o que postar. Nesse momento, dar uma olhada no que já foi publicado poderá trazer luz para novos e criativos conteúdos para o seu Instagram. Por isso, fique sempre atento às métricas de cada post publicado e entenda o que tem gerado mais engajamento.
Tenha em mente o seguinte fato: quanto mais alcance tiver um Instagram médico, mais interações isso irá gerar. Ou seja, os usuários enviarão perguntas por Direct ou pelos comentários do post.
Sendo assim, é necessário investir algum tempo do dia para responder a essas dúvidas. Afinal, você está se posicionando como uma fonte de informação, portanto, informe!
Nunca habilite respostas automáticas! Isso gera muita frustração em quem espera ter um retorno real na rede.
O CFM estabelece regras para que a publicidade médica não se compare com anúncios de produtos e serviços. Portanto, o Conselho deixa claro que, ao participar de programas de TV, eventos, ou mesmo no uso das redes sociais, como o Instagram, o foco deve ser o esclarecimento e educação da sociedade.
Por isso, é estritamente proibido usar desses recursos midiáticos para o sensacionalismo, autopromoção, ou promoção de outro, bem como divulgar informações sem comprovação científica.
As regras e critérios para a publicidade médica foram enumeradas na Resolução CFM Nº 1.974/2011, que recebeu duas alterações em 2015. Há uma lista extensa de proibições na gestão de conteúdos para redes sociais, anúncios e entrevistas. Por isso, é fundamental estudar o texto com atenção para se resguardar contra penalidades.
Dentre as proibições mais impactantes, e que nem sempre são respeitadas pela classe médica, é o uso de expressões de autopromoção, como:
A norma também proíbe a publicação de imagens de “antes e depois” de procedimentos cirúrgicos ou estéticos. O artigo 13 da mesma resolução é dedicado exclusivamente ao uso das mídias sociais por médicos.
Art. 13 As mídias sociais dos médicos e dos estabelecimentos assistenciais em Medicina deverão obedecer à lei, às resoluções normativas e ao Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).
§1º Para efeitos de aplicação desta Resolução, são consideradas mídias sociais: sites, blogs, Facebook, Twiter, Instagram, YouTube, WhatsAppe similares.
§2º É vedada a publicação nas mídias sociais de autorretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.
§ 3º É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.
§4º A publicação por pacientes ou terceiros, de modo reiterado e/ou sistemático, de imagens mostrando o “antes e depois” ou de elogios a técnicas e resultados de procedimentos nas mídias sociais deve ser investigada pelos Conselhos Regionais de Medicina. ((alterado pela Resolução CFM n. 2.126/2015).
Se você pretende estender a sua estratégia de marketing, criando um Instagram para Médicos, mas está inseguro ou não tem tempo para fazer todo o planejamento editorial, então, conte com o marketing médico do iMedicina Premium!
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