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Instagram para Médicos: como fazer o seu perfil ganhar notoriedade?

Em outubro de 2020 o Instagram completou 10 anos de nascimento. De lá para cá, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente ao redor do mundo. Cerca de 80% de todas as contas seguem um perfil comercial. Esses números já ilustram por que é interessante investir em um perfil de Instagram para médicos. Você já possui a sua conta profissional?

Se você pretende iniciar ou aprimorar a sua presença como profissional de saúde no Instagram, confira nossas dicas, que irão ajudá-lo a construir uma marca forte na rede social.

Por que você deve utilizar o Instagram profissionalmente?

Mais alguns dados revelados pelo próprio Instagram indicam o poder dessa ferramenta para quem busca expandir seus negócios na internet. 

  • mais de 200 milhões de contas visualizam um perfil comercial todos os dias;
  • um terço dos stories mais visualizados são de empresas;
  • atualmente, existem 25 milhões de perfis empresariais na rede.

Se você está disposto a contar histórias que estejam relacionadas com a sua especialidade, esta pode ser MAIS uma ferramenta estratégica para a obtenção de novos pacientes. Criando conteúdos relevantes, que priorizem imagens de alta qualidade e impacto, você pode ser descoberto por novos seguidores por meio da aba “Explorar”. 

A aba “Explorar” foi criada para expandir o alcance de publicações para usuários que ainda não seguem um perfil. Portanto, você só vê publicações que estejam relacionadas com os tópicos pelos quais tem o costume de curtir na rede social. 

Um adendo: a aba Explorar funciona apenas para contas com perfil público.

Instagram para médicos: como começar?

O primeiro passo é criar uma conta comercial no Instagram, ou transformar o seu perfil pessoal em comercial. Ter uma conta profissional na rede é importante para que você tenha acesso às métricas de todos os seus posts, stories, além de poder criar anúncios. 

Configure sua conta comercial no Instagram

Para isso, siga o passo a passo:

  • toque nas três barras do canto superior direito, no seu perfil;
  • selecione Configurações ;
  • toque em Conta;
  • vá para a opção “Mudar para conta profissional”;
  • escolha Empresa;
  • se quiser criar uma página empresarial no Facebook, basta seguir as etapas indicadas pelo Instagram;
  • informe as características da sua empresa, como a categoria na qual ela se enquadra, além de informações de contato;
  • toque em concluir.

Pronto! Agora, você possui uma conta profissional no Instagram. O próximo passo é planejar os conteúdos que serão publicados. Vejamos isso no próximo tópico.

Planeje seus conteúdos

Antes de sair postando conteúdos sem critério, é necessário fazer um bom planejamento do Instagram médico. E, para planejar, é preciso ter clareza sobre o público que se busca atingir com os conteúdos, ou a persona que melhor representa o perfil dos seus pacientes. 

Criando a persona do Instagram para médicos

A persona é uma representação fictícia do seu melhor paciente. Para criar a persona do seu consultório, você deve ter em mente quais são as principais características do seu paciente. Anote as respostas para a pergunta: a maior parte do seu paciente?

  • é homem / mulher;
  • é jovem / adulto / idoso;
  • é de baixa renda / é de alta renda;
  • mora na cidade / mora no interior;
  • é formado / não tem muito instrução;
  • prefere as mídias tradicionais, como a TV e jornais impressos / prefere consumir conteúdos da internet;
  • confia apenas nas indicações de amigos e familiares / faz uma pesquisa independente na internet, até encontrar o que procura;
  • é amante da internet / não tem muita familiaridade com a internet.

Outras perguntas que ajudarão a esclarecer sua persona:

  • quando seus pacientes te procuram?;
  • quais são as principais dores que os motivam a buscar uma consulta.

Por fim, o objetivo de se estabelecer uma persona ideal é entender os principais hábitos e costumes da maior parte dos seus pacientes. Com essas informações em mãos, agora, você criará uma história que ilustra todo o perfil comportamental da sua persona. Por exemplo:

  • Larissa tem 33 anos. É advogada e trabalha em um grande escritório no centro de São Paulo. Para ficar próxima do trabalho, Larissa reside em um apartamento alugado ao lado do escritório. Sua rotina acelerada faz com que ela odeie fazer interrupções desnecessárias ao longo do dia. Por isso, procura por produtos e serviços na internet e quase sempre encomenda seus alimentos. Mesmo com uma rotina intensa, Larissa busca exercitar-se todos os dias e faz exames de rotina anualmente.

A Larissa pode ser a persona de diversos consultórios e clínicas médicas! Agora, você deve criar a sua persona, como no exemplo acima, para entender em quais momentos você poderá fisgar um novo paciente no Instagram!

Buscando imagens para os posts

Você já sabe que o Instagram é uma rede que conquista pelos olhos! As imagens são o principal recurso desta rede, por isso, busque imagens e ilustrações em alta resolução. Para isso, você pode contar com bancos de imagens gratuitos, como o Unsplash.

Criando um calendário editorial

Quantas vezes por semana você pretende postar no Instagram? Crie um calendário editorial para as suas postagens com detalhes sobre:

  • datas e horários das publicações;
  • detalhes  sobre o formato dos posts (foto, vídeo, gif, etc);
  • etapa da jornada do paciente de cada post;
  • palavra-chave principal do post.

Além de organizar o que você pretende publicar, o calendário editorial será muito útil quando você não souber mais o que postar. Nesse momento, dar uma olhada no que já foi publicado poderá trazer luz para novos e criativos conteúdos para o seu Instagram. Por isso, fique sempre atento às métricas de cada post publicado e entenda o que tem gerado mais engajamento.

Um Instagram para médicos gera muitas interações e perguntas de potenciais pacientes. Esteja preparado!

Tenha em mente o seguinte fato: quanto mais alcance tiver um Instagram médico, mais interações isso irá gerar. Ou seja, os usuários enviarão perguntas por Direct ou pelos comentários do post. 

Sendo assim, é necessário investir algum tempo do dia para responder a essas dúvidas. Afinal, você está se posicionando como uma fonte de informação, portanto, informe!

Nunca habilite respostas automáticas! Isso gera muita frustração em quem espera ter um retorno real na rede.

Limitações éticas na gestão do Instagram para médicos

O CFM estabelece regras para que a publicidade médica não se compare com anúncios de produtos e serviços. Portanto, o Conselho deixa claro que, ao participar de programas de TV, eventos, ou mesmo no uso das redes sociais, como o Instagram, o foco deve ser o esclarecimento e educação da sociedade. 

Por isso, é estritamente proibido usar desses recursos midiáticos para o sensacionalismo, autopromoção, ou promoção de outro, bem como divulgar informações sem comprovação científica. 

As regras e critérios para a publicidade médica foram enumeradas na Resolução CFM Nº 1.974/2011, que recebeu duas alterações em 2015. Há uma lista extensa de proibições na gestão de conteúdos para redes sociais, anúncios e entrevistas. Por isso, é fundamental estudar o texto com atenção para se resguardar contra penalidades. 

Dentre as proibições mais impactantes, e que nem sempre são respeitadas pela classe médica, é o uso de expressões de autopromoção, como:

  • “o melhor”;
  • “o mais eficiente”;
  • “o único capacitado”;
  • “resultado garantido”, dentre outras.

A norma também proíbe a publicação de imagens de “antes e depois” de procedimentos cirúrgicos ou estéticos. O artigo 13 da mesma resolução é dedicado exclusivamente ao uso das mídias sociais por médicos. 

Art.  13 As  mídias  sociais  dos  médicos  e  dos  estabelecimentos  assistenciais  em  Medicina deverão obedecer à lei, às resoluções normativas e ao Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).

§1º Para efeitos de aplicação desta Resolução, são consideradas mídias sociais: sites, blogs, Facebook, Twiter, Instagram, YouTube, WhatsAppe similares. 

§2º É vedada a publicação nas mídias sociais de autorretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.

§ 3º  É  vedado  ao  médico  e  aos  estabelecimentos  de  assistência  médica  a  publicação  de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.

§4º  A  publicação  por  pacientes  ou  terceiros,  de  modo  reiterado  e/ou  sistemático,  de  imagens mostrando o “antes e depois” ou de elogios a técnicas e resultados de procedimentos nas mídias  sociais  deve  ser  investigada  pelos  Conselhos  Regionais  de  Medicina. ((alterado  pela Resolução CFM n. 2.126/2015).

Se você pretende estender a sua estratégia de marketing, criando um Instagram para Médicos, mas está inseguro ou não tem tempo para fazer todo o planejamento editorial, então, conte com o marketing médico do iMedicina Premium!

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Escrito por
Equipe iMedicina