Marketing médico para alavancar o crescimento da clínica

crescimento da clínica

O surgimento das novas tecnologias permitiu o desenvolvimento de inúmeras ferramentas de marketing médico. Elas têm contribuído e muito para a estratégia de atração e fidelização de pacientes. Consequentemente, elas têm promovido o crescimento de clínicas e consultórios no Brasil e no mundo.

Você conhece essas ferramentas? Entende a importância das estratégias de marketing médico para o seu consultório? Sabe como implementar essa prática? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a todas essas perguntas.

O que é marketing médico?

O termo marketing pode ser descrito como toda ação realizada com o objetivo de satisfazer e atender as necessidades dos consumidores. Isso pode ser feito com a criação de processos online, ampliação da comunicação e ofertas que agreguem valor aos pacientes.

Ainda, trazendo para a realidade dos profissionais de saúde, o marketing médico possibilita a geração de valor para os pacientes. Isso é obtido com práticas que melhoram a experiência deles com o atendimento recebido na clínica.

Enfim, em um mercado cada vez mais concorrido, desenvolver estratégias de marketing médico é uma atitude essencial para a atração de novos pacientes. Não podemos esquecer, inclusive, que essa ferramenta proporciona a fidelização daqueles que já utilizam os seus serviços.

Qual a importância do marketing médico?

A transformação digital pela qual o mundo está passando trouxe, entre outras coisas, novas possibilidades de comunicação entre empresas e clientes. Alguns exemplos disso são as redes sociais, o e-mail, o site profissional, além de aplicativos de mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas.

Ainda, essas plataformas contam com milhares de usuários, o que faz com que sejam essenciais para qualquer negócio que almeja o crescimento. Assim, uma das razões que explicam a necessidade de fazer marketing médico é a ampliação do alcance de potenciais pacientes.

Além disso, essas estratégias para fidelização e atração de pacientes possibilitam o estabelecimento de novos canais de comunicação com o público, aproximando ainda mais o médico dos seus pacientes.

Outrossim, em função do grande número de usuários dos canais digitais, toda divulgação de serviços e compartilhamento de conteúdos pela clínica tem o potencial de atingir milhares de pessoas. Trazendo um ganho de visibilidade que antes era impossível.

Por fim, através da produção de conteúdos relevantes e capazes de despertar a atenção deste grande público, você constrói a sua autoridade. Ou seja, passa a ser reconhecido como uma referência na sua área de atuação.

Por essas e outras razões, a criação de estratégias de marketing médico se faz essencial para o crescimento da clínica ou do consultório. Assim, invista no fortalecimento da sua presença digital, estude o perfil dos seus pacientes e planeje suas ações.

Agora que você já sabe o que é o marketing médico e conhece a importância de traçar essas estratégias para atrair e fidelizar pacientes, precisamos falar sobre as ferramentas que você pode utilizar para iniciar a divulgação do seu negócio.

Como usar o marketing médico para o crescimento da clínica?

A grande concorrência no setor de saúde faz com que os profissionais da área estejam continuamente buscando novas maneiras de se diferenciar no mercado. Por isso, o marketing médico já não é uma novidade e vem sendo utilizado cada vez mais por clínicas e consultórios.

Neste sentido, além de iniciar essas estratégias, você precisa conhecer os principais canais e formatos disponíveis para fortalecer sua presença digital. A seguir, saiba como usar o marketing médico para promover o crescimento da clínica ou consultório.

O papel do marketing digital no crescimento da clínica

Quando falamos sobre marketing digital, estamos falando de um conjunto de estratégias realizadas em ambiente digital. Elas visam chamar a atenção das pessoas, educá-las, despertar o interesse delas e transformá-las em pacientes.

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Embora o marketing tradicional ainda seja eficiente para atrair pacientes, os canais digitais trouxeram um novo potencial de crescimento para clínicas e consultórios. Entre seus principais recursos estão as redes sociais, os sites, blogs, anúncios, e-mail e SEO. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma dessas ferramentas.

Redes sociais

Por contarem com um grande número de usuários ativos, as redes sociais precisam ser consideradas no planejamento de estratégias de marketing digital. Ademais, são excelentes canais de comunicação para se relacionar com os pacientes. Dentre as inúmeras plataformas disponíveis, as mais eficazes para os profissionais de saúde são as seguintes:

  • Instagram: rede voltada para conteúdo audiovisual, como fotos e vídeos. Por isso, pode ser utilizado para fazer vídeos curtos sobre questões de saúde, lives para conversar com outros especialistas, postagens sobre sua rotina profissional e compartilhamento de conteúdos elaborados em outras plataformas;
  • Facebook: rede mais propícia para a interação, sendo um ótimo canal para se relacionar com seus pacientes através de postagens que respondam às dúvidas mais comuns;
  • YouTube: rede destinada ao compartilhamento de vídeos. Assim, é possível produzir vídeos dando dicas de saúde e respondendo dúvidas comuns para questões da sua especialidade.

Site médico e SEO

Ter um bom site médico  otimizado para os motores de busca é uma ação essencial para quem está iniciando suas estratégias de marketing médico. Isso porque ele funciona como um cartão de visitas virtual, onde as pessoas encontram informações sobre os serviços oferecidos no seu consultório.

Além disso, o site pode ser integrado ao seu blog e redes sociais, sendo o ponto de conversão do público em pacientes. Porém, para que esses resultados sejam alcançados, você precisa oferecer recursos que permitam a interação do paciente. Isso inclui chat, agendamento online, links para WhatsApp, dentre outras ferramentas.

No entanto, para que um site médico seja funcional e atrativo, ele precisa utilizar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). O SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram a forma como a sua página é encontrada pelo mecanismos de busca, como o Google. 

E-mail marketing para o crescimento da clínica

O e-mail ainda é uma das ferramentas mais eficazes para a atração e fidelização do público. Por essa razão, é parte importante das estratégias de marketing de grandes empresas. Assim, ele não pode ser ignorado por você.

Ainda, o e-mail marketing tem grande impacto no crescimento da clínica. Então, utilize essa ferramenta para compartilhar conteúdos produzidos no seu blog. Envie orientações médicas para seus pacientes, bem como felicitações em datas comemorativas, dentre outros conteúdos.

Porém, para que a aplicação dessa estratégia não interfira na sua rotina, considere a implementação de um sistema que automatize o envio de e-mail marketing, como o oferecido pelo iMedicina.

Anúncios

O seu site médico pode receber um fluxo de visitantes de duas formas: tráfego orgânico e tráfego pago. Este último diz respeito às pessoas que encontram a sua página por meio de anúncios, seja no Google, nas redes sociais ou em outros sites.

Porém, para que você tenha sucesso, é preciso conhecer o perfil do seu público. Além disso, é importante avaliar as tendências de pesquisas no Google relacionadas à sua área de atuação, bem como acompanhar as métricas que indicam o retorno sobre o investimento (ROI).

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para profissionais de saúde. Ela consiste na oferta de informações relevantes para educar, atrair, encantar e fidelizar os potenciais pacientes.

Ainda, para obter o máximo de benefícios do marketing de conteúdo, é necessário dispor de um blog. Com isso, você passa a elaborar artigos relevantes para o seu público, sanando as dúvidas das pessoas e promovendo a saúde delas.

Outrossim, a produção de conteúdos também é capaz de melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google. Assim, ao pesquisar por uma questão relacionada à sua área de atuação, o usuário encontra sua página entre os resultados da pesquisa. 

Dessa forma, utilize o marketing de conteúdo para levar informações necessárias para seus pacientes. Isso inclui:

  • cuidados com a saúde;
  • sintomas que possam indicar uma doença tratada por você;
  • alternativas de tratamentos eficazes e que são realizadas na sua clínica, dentre outros.

Porém, nem sempre é possível encontrar tempo disponível para planejar e executar essa estratégia. Por isso, procure por empresas especializadas em produção de conteúdos na área de saúde, como o iMedicina.

Enfim, como você pode perceber, a transformação digital trouxe recursos que ampliaram as possibilidades para atrair e fidelizar pacientes. Então, se você deseja ver o crescimento da clínica, aproveite as novas oportunidades e invista em marketing médico. Baixe aqui nosso guia completo sobre marketing médico e coloque em prática imediatamente!

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