Tecnologia

O passo a passo para criar uma estratégia de marketing do ZERO com o seu prontuário eletrônico

Novos consultórios surgem diariamente aqui no Brasil. Na maioria dos casos, esses novos consultórios são abertos por profissionais recém-formados. Normalmente, após sua formação, o profissional se junta com outros colegas ou opta por trabalhar sozinho, compra todos os equipamentos, implementa um software de prontuário eletrônico para agilizar os processos e torce para que tudo dê certo.

No entanto, outro ponto importante que, normalmente, não é dominado pelos profissionais de saúde é esquecido: o marketing médico. O marketing é o grande responsável pelo sucesso de qualquer negócio, especialmente os que estão começando. Entretanto, como é uma área que não faz parte da grade de matérias dos cursos voltados a saúde, muitos profissionais não o executam e, quando tentam executá-lo sozinhos, não conseguem obter resultados satisfatórios.

Resumidamente, o marketing é qualquer atividade que direciona o seu negócio a um objetivo em específico. Esses objetivos podem ser dobrar o faturamento através da obtenção de novos pacientes, manter presença no mercado, diferenciar-se da concorrência ou preparar o público para a inserção de novos serviços.

E com as diversas opções para fazer marketing hoje em dia, você pode enfrentar dificuldades para encontrar uma estratégia que realmente direcione o seu negócio para os seus objetivos. Por mais que pareça ser um objetivo simples, como divulgar os seus serviços e atrair mais pacientes, anunciar o seu consultório no jornal e distribuir panfletos na rua não trará resultados tão satisfatórios assim, pois o velho marketing, aquele que estávamos acostumados há anos, já não é tão eficiente como antes.

Portanto, para que você consiga atrair mais pacientes e, consequentemente, dobrar o seu faturamento, você precisa criar uma estratégia de marketing do ZERO totalmente personalizada para o seu negócio (sim, o seu consultório também é um negócio!). E a boa notícia é que o software de prontuário eletrônico pode lhe ajudar nisso.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e veja o nosso passo a passo de como criar uma estratégia de marketing do zero com o seu software de prontuário eletrônico e executá-la perfeitamente. Vamos lá?

 

A Internet é um bom lugar para fazer marketing

O número de brasileiros com acesso à Internet está aumentando cada vez mais, ultrapassando os 100 milhões. 98% desses usuários são expostos ao menos uma vez por dia a algum tipo de publicidade, seja ela direta ou indireta. Então, você deve, definitivamente, utilizar a Internet ao seu favor, especialmente pelo fato de que potenciais pacientes buscam diariamente pelos mesmos serviços que você oferece, mas como você não está lá, estão encontrando os seus principais concorrentes.

Outro dado relevante sobre a Internet é que, das compras que são realizadas no mundo off-line – até mesmo em serviços de saúde –, 80% delas foram influenciadas por pelo marketing executado na Internet, seja no Facebook, YouTube, Google, etc.

Hoje, antes mesmo de ir a um médico, as pessoas costumam utilizar o Google para terem uma noção antecipada dos possíveis problemas que elas podem ter. Ao digitar no Google o que você está sentindo, o sistema automaticamente já lhe apresenta possíveis problemas relacionados ao seu sintoma. É claro que, o sistema não é preciso. Ao buscar por uma simples dor de cabeça, por exemplo, o sistema pode lhe retornar com resultados relacionados a câncer. No entanto, as pessoas continuam utilizando-o!

A ideia por trás de utilizar a Internet para expor os seus conhecimentos é que, através dela, você poderá ajudar essas pessoas esclarecendo suas dúvidas, criando assim confiança e, consequentemente, transformando-as em novos pacientes.

O marketing em si, quando bem aplicado, pode proporcionar resultados incríveis para o seu negócio. No entanto, já pensou em unir o marketing e a Internet? Dois meios de atrair mais pacientes em uma única estratégia? Imagine só: você expondo o seu consultório para milhões de pessoas que buscam pelos serviços que você oferece?

 

Marketing digital: o marketing da Internet!

O marketing digital é o marketing da Internet. Nele as empresas utilizam estratégias através da Internet para promoverem produtos e serviços, mas sem forçar a barra.

Através dele você conseguirá fazer a divulgação do seu consultório e atrair potenciais pacientes. Isso com um gasto menor e talvez até nulo, pois basta ter acesso à Internet e utilizar uma estratégia de marketing bem elaborada. Além disso, o seu potencial cliente passará ver você como uma referência em sua área e, consequentemente, compartilhar o seu conteúdo. O que exatamente passa a ocorrer aqui é uma interação maior e mais sincera com seus potenciais pacientes, já que você estará focado em ajudá-los para então, posteriormente, oferecer seus serviços de forma natural.

E nós, como grandes conhecedores da nossa área de atuação, descobrimos que o marketing digital para consultórios se resume em 3 estratégias, as quais coincidentemente ou não são utilizadas pelos consultórios e clínicas mais bem-sucedidos do mundo. São, basicamente, ferramentas de comunicação que irão potencializar o seu marketing e, consequentemente, atrair a atenção de potenciais pacientes para que você finalmente pare de depender de pacientes conveniados.

 

1. Site e Blog

Vivemos numa era conectada e, sem dúvidas, esse mundo virtual nos influencia a cada dia, oferecendo tecnologias que beneficiam a nossa vida e que facilitam o nosso dia-a-dia. Hoje em dia, as pessoas utilizam a Internet para buscar por produtos e serviços específicos, especialmente serviços de saúde. Então, por que não criar um site médico para o seu consultório e atrair esses potenciais pacientes que vivem conectados?

Uma das estratégias mais populares utilizada nas grandes empresas espalhadas pelo mundo é a criação de um site integrado a um blog. E a boa notícia é que você pode adaptar toda a estratégia e adotá-la em seu consultório médico ou clínica.

A maior vantagem em fazer um site médico é que ele agregará valor a sua estratégia de marketing digital sem aumentar absurdamente os custos. É uma estratégia barata.

Seu site servirá como uma vitrine virtual, onde seu trabalho ficará exposto para que potenciais pacientes conheçam o seu consultório e vejam o quão profissional você é.

Ao atrair pessoas para o seu site médico e alimentá-las com conteúdo de qualidade a partir de um blog integrado ao site principal, você fará com que potenciais pacientes criem confiança em você, de modo que assim que eles precisarem de algum serviço médico, lembrem imediatamente do seu consultório médico e dos seus serviços.

Quanto a parte do blog integrado, você pode utilizá-lo para executar o marketing de conteúdo, estratégia a qual iremos abordar no item 3 ao decorrer deste post.

Um site médico com um blog integrado lhe ajudará a atrair, conquistar e reter novos pacientes. É, definitivamente, uma estratégia incrível utilizada por grandes empresas espalhadas pelo mundo, como a própria Google e o Facebook, por exemplo. E o melhor de tudo isso é que você pode utilizá-la em seu consultório ou clínica!

 

2. Sistema de Agendamento Online no Prontuário Eletrônico

O sistema de agendamento online está sendo utilizado mais do que nunca nesta era conectada e, se você ainda não o utiliza em seu consultório médico, você está ficando para trás, pois com certeza os seus concorrentes já implementaram esse recurso.

O sistema está se popularizando cada vez mais, afinal, além de facilitar a vida do paciente oferecendo-lhe a opção para marcar uma consulta online e sem precisar ao menos realizar uma chamada, o sistema contribui para a melhor organização da agenda do médico, reduz a taxa de faltas e, principalmente, atrai mais pacientes para o consultório médico ou clínica, especialmente os mais jovens e amantes da tecnologia.

O sistema de agendamento online é, como o seu próprio nome diz, um sistema no qual o paciente pode marcar uma consulta utilizando um computador, celular e qualquer outro dispositivo conectado à Internet. Normalmente, em softwares mais modernos, você pode encontrar esse sistema integrado ao recurso de prontuário eletrônico.

O sistema de agendamento online não só facilitará a vida dos seus pacientes, mas a sua também! Você poderá acessar instantaneamente a sua agenda online e verificar como andam os seus horários, podendo assim se programar para o seu dia-a-dia.

Além disso, oferecer a opção de agendamento online lhe ajudará a poupar tempo. Não é só o seu paciente que ganhará tempo com o fato de não precisar ligar para o seu consultório para marcar uma consulta. Ao ter acesso mais rápido a sua agenda médica, você economizará tempo, tempo o qual poderá ser dedicado a outras tarefas.

 

3. Marketing de Conteúdo

Conteúdo de qualidade e relevante é um dos aspectos mais importantes para se gerar bons resultados a partir de uma estratégia de marketing digital. E, com o marketing de conteúdo, você pode utilizar o blog do seu consultório para atrair mais pacientes.

O que o seu público quer ler? Quais são as suas principais dúvidas? E como você pode ajudá-los através da elaboração de posts em seu blog? Ao responder essas perguntas, você saberá que tipo de conteúdo criar para ajudá-los em suas principais dificuldades.

Se você é dono de um consultório odontológico e oferece um serviço de clareamento dental, por exemplo, você pode elaborar um post ensinando maneiras caseiras de clarear os dentes. Desta forma, você atrairá pessoas que querem clarear seus dentes, ou seja, o perfil de paciente ideal para o seu consultório, já que você oferece a solução para o problema em questão. Você apresenta o problema, as possíveis soluções e, por fim, apresenta a solução ideal para o problema apresentado no post.

O problema: dentes amarelados.

As possíveis soluções: produtos naturais para clarear os dentes.

A solução ideal: o seu serviço de clareamento dental.

Entendeu como funciona, a princípio, o marketing de conteúdo? Não é uma estratégia de marketing complicada, mas para funcionar perfeitamente você precisa de outras informações para executá-lo com excelência. Continue conosco…

 

Ok, mas como criar uma estratégia de marketing de sucesso?

Agora que você já sabe que a nossa estratégia de marketing inclui a criação de um site médico e blog, a integração de um sistema de agendamento online e o marketing de conteúdo, vamos lhe mostrar como aplicá-la com excelência em seu negócio.

Para que a sua estratégia de marketing criada do zero gere resultados, você precisa baseá-la em algumas coisas antes de colocá-la em prática. Portanto, certifique-se de realizar os passos que citaremos abaixo antes de colocar a sua estratégia em prática.

 

Conheça o perfil do seu paciente ideal

Para que a sua estratégia de marketing funcione, primeiramente você precisa conhecer o perfil do seu paciente para poder direcionar toda a estratégia.

Portanto, antes de qualquer coisa, procure encontrar e listar as principais dificuldades dos seus pacientes, quais são as suas necessidades, comportamentos, bem como o que eles esperam de um consultório ou clínica além de, claro, um excelente atendimento.

Você pode analisar as fichas e prontuários dos seus pacientes a fim de colher essas informações, bem como fazer algumas perguntas pessoais durante o atendimento. Ao ter em mãos essas informações sobre os seus pacientes, você consegue direcionar melhor o seu marketing, atingindo o paciente no momento certo e na hora certa.

Isso também contribui diretamente para a sua estratégia de marketing de conteúdo, pois uma vez que você conhece perfeitamente quais os problemas que o seu público enfrenta, você pode criar conteúdos relevantes para ajudá-los.

 

Faça um planejamento detalhado!

Antes de executar uma estratégia de marketing em seu consultório, você precisa fazer um planejamento, afinal, tudo nessa vida é sempre bom planejar com antecedência e quanto ao marketing do seu consultório não seria diferente. Portanto, defina quais são os objetivos que você quer alcançar com sua estratégia.

Se você lida diariamente com pacientes conveniados e trabalha mais do que devia, por exemplo, provavelmente o seu objetivo será atrair pacientes particulares a fim de parar de depender do convênio.

Uma vez que você identificar o público ideal para o seu consultório e estabelecer os objetivos que você quer alcançar, você estará pronto para o marketing digital.

 

Mas enfim, como realmente criar uma estratégia de marketing digital do zero com o seu software de prontuário eletrônico?

Agora que você já sabe que pode unir a Internet e o marketing em uma estratégia só, entendeu como funciona o marketing digital e viu que para aplicá-lo de forma eficaz é preciso conhecer o perfil dos seus pacientes e realizar um planejamento, chegou a hora de lhe mostrar como um software médico, mais especificamente o prontuário eletrônico do iMedicina, pode ajudá-lo a unir todas essas estratégias em uma só!

O mercado de prontuário eletrônico abriu as portas para sistemas inovadores e hoje esses softwares, assim como o iMedicina, dominam o mercado. Hoje, além do recurso comum e, talvez, até principal de prontuário eletrônico, os sistemas médicos oferecem recursos extras, os quais agora também auxiliam a criar uma estratégia de marketing do zero a partir do módulo de marketing. Sim, é exatamente isso que você leu! Agora, ao adotar um software de prontuário eletrônico, você não só pode gerir melhor o seu consultório, mas também pode aperfeiçoar todo o marketing do seu negócio.

E nós, do iMedicina – nosso prontuário eletrônico –, oferecemos tudo o que você precisa para criar do zero uma estratégia de marketing digital personalizada para o seu consultório ou clínica. E sabe qual a melhor parte de tudo isso? Unindo todas as estratégias discutidas aqui no post (site médico e blog, agendamento online e marketing de conteúdo) em uma só! Incrível, não é?

Em nosso módulo de marketing você poderá criar um site e blog para seu consultório sem sair do software. Além disso, temos um sistema de agendamento online, o qual será integrado em seu site médico. E, por fim, oferecemos uma Universidade de Cursos, local no qual você terá a sua disposição diversos cursos (sem ter que pagar mais). Você terá a sua disposição cursos sobre planejamento estratégico, e-mail marketing, gestão financeira e administrativa, gestão de consultórios e, principalmente, marketing digital. É através desses cursos que você aprenderá a como criar uma estratégia de marketing profissional para o seu consultório e executá-la perfeitamente para atrair mais pacientes particulares e dobrar seu faturamento.

Uma vez que você adotar o iMedicina como o principal sistema de gestão do seu consultório, você não só vai facilitar a organização do histórico médico dos seus pacientes, mas também aprenderá passo a passo de como criar uma estratégia de marketing do zero e executá-la perfeitamente para atrair mais pacientes particulares.

E aí? Quer começar a atrair mais pacientes através de uma estratégia de marketing digital? Então, conheça o iMedicina agora! Fale aqui com um de nossos consultores

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Escrito por
Equipe iMedicina