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Médicos e consultórios: dicas de como usar as mídias sociais

Facebook, Instagram, Youtube… As mídias sociais fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas. Percebe-se que, nos dias atuais, as interações humanas são cada vez mais dinâmicas e instantâneas. Os acontecimentos ao redor do mundo são vistos em milésimos de segundos. Nos profiles dos usuários são encontrados desde jovens, adultos e até idosos. Incluem-se também profissionais de diversas áreas e segmentos. São vistos, inclusive, páginas de pequenas, médias e grandes empresas na rede. 

É compreensível perceber que a era da informação digital é agora. Ser conectado às novas tecnologias é uma grande chance para que os médicos, consultórios e profissionais da saúde possam garantir visibilidade nos negócios e manter a estabilidade em um mercado altamente competitivo. Além da interação social, utilizar as mídias sociais é uma oportunidade ímpar para divulgar serviços, conquistar clientes e levar informações úteis aos cidadãos. 

Ética e responsabilidade são fundamentais

Muitos médicos e profissionais da área de saúde encontram resistência a respeito da inserção dos seus serviços nas mídias sociais, devido às inúmeras questões que envolvem os princípios éticos. Porém, é possível conciliar a utilização destas redes seguindo os preceitos estabelecidos pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina – CFM. Os médicos conectados garantem mais proximidade e interação com os pacientes, além de encontrar possibilidades de aumentar a clientela e de utilizar este meio de comunicação com o intuito de levar informações relevantes sobre promoção à saúde e prevenção de doenças. 

Aquele velho dito popular que diz “quem não é visto não é lembrado” se insere perfeitamente neste contexto. Clínicas, consultórios e profissionais de saúde que não se encaixam neste padrão tecnológico é bastante prejudicado, pois perdem relevância perante à concorrência e não possuem destaque diante do cenário digital. Além disso, o risco de perder clientes e fechar, definitivamente, as portas da empresa é tremendo. 

Seja uma Clínica Digital

Uma agenda lotada é o sonho de muitos médicos, não é mesmo? Porém, como dito anteriormente, caso o profissional de saúde não se encaixar neste meio tecnológico, pode adquirir sérios problemas no exercício de sua profissão e correr o risco de ter o consultório cada vez mais vazio. Para manter seu negócio estável e não passar o final do mês no vermelho, a dica é tornar seu consultório cada vez mais digital. Ou seja, “as Clínicas Digitais são aquelas que estão preparadas para aproveitar as oportunidades que se abrem com todas essas mudanças de mercado e de tecnologia”, afirma o Dr. Raphael Trotta, em seu livro Clínicas Digitais. 

Ainda de acordo com Dr. Raphael, estas clínicas ganham cada vez mais espaço, dominam o mercado e consolidam seus serviços, independente da especialidade médica. É notável que a concorrência entre as clínicas tradicionais e as Clínicas Digitais é absurdamente desigual. Percebe-se que  os médicos que já se adequaram ao crescimento tecnológico fazem parte de uma nova era de profissionais da saúde. 

Tenha boas práticas nas mídias sociais

É de suma importância que os profissionais de saúde, inseridos na era tecnológica, trabalhem de maneira adequada que não prejudique sua imagem perante ao público alvo e diante do Código de Ética profissional. Ao utilizar as mídias sociais de forma correta, os resultados superam as expectativas. Além disso,  garante visibilidade, credibilidade e confiança nos serviços prestados. Confira algumas dicas de como se portar de maneira ética nas mídias sociais:

  1. Certifique-se que o material publicado tenha fontes confiáveis e científicas.
  2. Publique dicas válidas sobre prevenção de doenças.
  3. Informe o público alvo sobre tipos doenças existentes e tratamentos específicos, que tenham a ver com sua especialidade.
  4. Dê informações sobre promoção à saúde e qualidade de vida, desde que sejam comprovadas cientificamente.
  5. Mantenha uma postura reservada sobre sua vida pessoal.
  6. Tenha cuidado com a superexposição na rede.
  7. Mantenha contato com os pacientes e esclareça, no meio virtual, apenas pequenas dúvidas.
  8. Valorize a importância do atendimento presencial para o tratamento do paciente.

 

Atente-se ao que NÃO pode ser publicado nas mídias sociais

Vale ressaltar que, antes de tudo, o profissional deve estar atento às boas práticas que seguem os preceitos éticos da medicina. Pois, quaisquer deslizes nas mídias sociais, podem comprometer a sua imagem e até mesmo gerar inúmeros conflitos, como ações judiciais, divulgação de fake news, desavenças entre os colegas, pacientes e familiares, dentre outros constrangimentos. Se ligue nas dicas abaixo para não errar nas publicações e ter credibilidade na internet:

  1. Não prometer resultados. Fotos “Antes X Depois” são inadequadas, pois cada ser humano é único e o processo de tratamento é diferenciado para cada indivíduo.
  2. Não utilize as mídias sociais para autopromoção, como por exemplo, intitular a si ou o procedimento como “o melhor”, “o mais moderno”, etc.
  3. Cuidado ao publicar conteúdos sensacionalistas, como por exemplo, imagens de pessoas feridas ou com doenças graves.
  4. Não prescreva medicamentos, diagnósticos ou realize consultas online. É importante valorizar o atendimento presencial.
  5. Não exponha seus pacientes em tratamento, com publicações de fotos ou vídeos, por exemplo.
  6. Cuidado com as selfies: não tirar autorretratos em momentos de atendimento ou procedimento cirúrgico.
  7. Não anunciar aparelhagem ou a utilização de técnicas exclusivas como método de se agraciar como um profissional diferenciado no mercado.

Quer saber mais de como se portar nas mídias sociais? Acesse a Resolução CFM 1974/11 e descubra!

Conte com o apoio de uma startup de Marketing Médico

Dentre tantas dicas para uma postura adequada, alguns médicos podem achar ser “trabalhoso” utilizar as mídias sociais a seu favor. Outros, poder afirmar não ter tempo para, além da rotina puxada de trabalho, ainda se dedicar a construir uma imagem positiva na web. Não é mesmo? Para isso, existem empresas especializadas em gerenciar as mídias sociais dos médicos, consultórios e profissionais de saúde. Uma delas é a iMedicina. 

iMedicina é uma das 10 maiores Empresas de Tecnologia em Saúde, segundo a Distrito.me. Possui uma equipe especializada com centenas de jornalistas, profissionais de marketing e comunicação com experiência em produção de conteúdos relevantes e com linguagem acessível para pacientes e público alvo. As publicações são focadas na especialidade do médico e vão desde artigos para blog a posts para Facebook e Instagram, sem que o profissional perca seu tempo com esta função. Além das mídias sociais, os médicos e consultórios inscritos no iMedicina podem ter um site personalizado, profissional e sempre atualizado. Assim, sempre será visto no topo das pesquisas do Google, com mais chances de aumentar a credibilidade e a cartela de pacientes. 

Software iMedicina: facilidade para o dia-a-dia

Além da criação de conteúdo para marketing médico, o iMedicina se trata de um software que conta com ferramentas e serviços que facilitam a gestão da clínica ou consultório médico. Pois há funcionalidades específicas que auxiliam a rotina do médico e profissionais da área, dentre elas, se destacam:

Agenda Médica

cada profissional da clínica ou consultório possui a sua própria agenda personalizada, para melhorar o atendimento. Esta agenda pode ser vista em conjunto por outros profissionais para acompanharem o movimento de atendimentos do estabelecimento. 

Agendamento Online

o paciente não precisa apenas do contato telefônico para agendar uma consulta. O agendamento pode ser realizado via internet com facilidade para buscar horários e datas disponíveis no consultório médico. Assim, o tempo do secretariado é otimizado. 

Lembretes para pacientes

os pacientes recebem, via e-mail ou celular, mensagens automáticas de lembretes das consultas agendadas, próximo da data de atendimento. Desta forma, a taxa de faltas é reduzida. 

Prontuário eletrônico

ao acessar o perfil do paciente, o médico e demais profissionais da clínica, acessam os dados de atendimentos, notas, arquivos anexados e comunicações enviadas. Além disso, é possível escrever notas rápidas sobre o paciente.

Prescrição rápida e bulário Memed

o sistema possui integração ao banco de dados da Memed, que conta com mais de 60 mil medicamentos. Diretamente na tela de atendimento, é possível ter acesso aos preços e bulário, para garantir facilidade e dinamismo na prescrição médica. 

Finanças para consultórios

Agora ficou mais fácil acompanhar a rotina de administração financeira do consultório, pois com o software iMedicina é possível ter fácil visualização do fluxo de caixa, fazer lançamentos financeiros (diretamente da agenda) e extração simplificada de relatórios por meio de filtros personalizados. Também é possível acessar o extrato de lançamentos, fluxo de caixa, gerar planilhas e relatórios financeiros. 

Tá esperando o que? Seja um médico digital agora mesmo!

Agora que você viu a importância das mídias sociais para a vida profissional, aprendeu o método correto de utilização destas redes, além de conhecer um software capaz facilitar o dia-a-dia na clínica e desenvolver conteúdos voltados para o marketing médico; não há desculpas para não ficar para trás e se adequar à era digital. 

Não sabe como começar? Entre em contato com o iMedicina e tenha auxílio dos profissionais de marketing que farão seu negócio expandir na web e assim, ficar no topo das pesquisas do Google, contribuir com informações úteis sobre saúde, ter credibilidade perante à concorrência e aumentar a cartela de pacientes. Acesse www.imedicina.com.br e saia na frente!

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Escrito por
Equipe iMedicina