Facebook, Instagram, Youtube… As mídias sociais fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas. Percebe-se que, nos dias atuais, as interações humanas são cada vez mais dinâmicas e instantâneas. Os acontecimentos ao redor do mundo são vistos em milésimos de segundos. Nos profiles dos usuários são encontrados desde jovens, adultos e até idosos. Incluem-se também profissionais de diversas áreas e segmentos. São vistos, inclusive, páginas de pequenas, médias e grandes empresas na rede.
É compreensível perceber que a era da informação digital é agora. Ser conectado às novas tecnologias é uma grande chance para que os médicos, consultórios e profissionais da saúde possam garantir visibilidade nos negócios e manter a estabilidade em um mercado altamente competitivo. Além da interação social, utilizar as mídias sociais é uma oportunidade ímpar para divulgar serviços, conquistar clientes e levar informações úteis aos cidadãos.
Muitos médicos e profissionais da área de saúde encontram resistência a respeito da inserção dos seus serviços nas mídias sociais, devido às inúmeras questões que envolvem os princípios éticos. Porém, é possível conciliar a utilização destas redes seguindo os preceitos estabelecidos pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina – CFM. Os médicos conectados garantem mais proximidade e interação com os pacientes, além de encontrar possibilidades de aumentar a clientela e de utilizar este meio de comunicação com o intuito de levar informações relevantes sobre promoção à saúde e prevenção de doenças.
Aquele velho dito popular que diz “quem não é visto não é lembrado” se insere perfeitamente neste contexto. Clínicas, consultórios e profissionais de saúde que não se encaixam neste padrão tecnológico é bastante prejudicado, pois perdem relevância perante à concorrência e não possuem destaque diante do cenário digital. Além disso, o risco de perder clientes e fechar, definitivamente, as portas da empresa é tremendo.
Uma agenda lotada é o sonho de muitos médicos, não é mesmo? Porém, como dito anteriormente, caso o profissional de saúde não se encaixar neste meio tecnológico, pode adquirir sérios problemas no exercício de sua profissão e correr o risco de ter o consultório cada vez mais vazio. Para manter seu negócio estável e não passar o final do mês no vermelho, a dica é tornar seu consultório cada vez mais digital. Ou seja, “as Clínicas Digitais são aquelas que estão preparadas para aproveitar as oportunidades que se abrem com todas essas mudanças de mercado e de tecnologia”, afirma o Dr. Raphael Trotta, em seu livro Clínicas Digitais.
Ainda de acordo com Dr. Raphael, estas clínicas ganham cada vez mais espaço, dominam o mercado e consolidam seus serviços, independente da especialidade médica. É notável que a concorrência entre as clínicas tradicionais e as Clínicas Digitais é absurdamente desigual. Percebe-se que os médicos que já se adequaram ao crescimento tecnológico fazem parte de uma nova era de profissionais da saúde.
É de suma importância que os profissionais de saúde, inseridos na era tecnológica, trabalhem de maneira adequada que não prejudique sua imagem perante ao público alvo e diante do Código de Ética profissional. Ao utilizar as mídias sociais de forma correta, os resultados superam as expectativas. Além disso, garante visibilidade, credibilidade e confiança nos serviços prestados. Confira algumas dicas de como se portar de maneira ética nas mídias sociais:
Vale ressaltar que, antes de tudo, o profissional deve estar atento às boas práticas que seguem os preceitos éticos da medicina. Pois, quaisquer deslizes nas mídias sociais, podem comprometer a sua imagem e até mesmo gerar inúmeros conflitos, como ações judiciais, divulgação de fake news, desavenças entre os colegas, pacientes e familiares, dentre outros constrangimentos. Se ligue nas dicas abaixo para não errar nas publicações e ter credibilidade na internet:
Quer saber mais de como se portar nas mídias sociais? Acesse a Resolução CFM 1974/11 e descubra!
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Dentre tantas dicas para uma postura adequada, alguns médicos podem achar ser “trabalhoso” utilizar as mídias sociais a seu favor. Outros, poder afirmar não ter tempo para, além da rotina puxada de trabalho, ainda se dedicar a construir uma imagem positiva na web. Não é mesmo? Para isso, existem empresas especializadas em gerenciar as mídias sociais dos médicos, consultórios e profissionais de saúde. Uma delas é a iMedicina.
iMedicina é uma das 10 maiores Empresas de Tecnologia em Saúde, segundo a Distrito.me. Possui uma equipe especializada com centenas de jornalistas, profissionais de marketing e comunicação com experiência em produção de conteúdos relevantes e com linguagem acessível para pacientes e público alvo. As publicações são focadas na especialidade do médico e vão desde artigos para blog a posts para Facebook e Instagram, sem que o profissional perca seu tempo com esta função. Além das mídias sociais, os médicos e consultórios inscritos no iMedicina podem ter um site personalizado, profissional e sempre atualizado. Assim, sempre será visto no topo das pesquisas do Google, com mais chances de aumentar a credibilidade e a cartela de pacientes.
Além da criação de conteúdo para marketing médico, o iMedicina se trata de um software que conta com ferramentas e serviços que facilitam a gestão da clínica ou consultório médico. Pois há funcionalidades específicas que auxiliam a rotina do médico e profissionais da área, dentre elas, se destacam:
cada profissional da clínica ou consultório possui a sua própria agenda personalizada, para melhorar o atendimento. Esta agenda pode ser vista em conjunto por outros profissionais para acompanharem o movimento de atendimentos do estabelecimento.
o paciente não precisa apenas do contato telefônico para agendar uma consulta. O agendamento pode ser realizado via internet com facilidade para buscar horários e datas disponíveis no consultório médico. Assim, o tempo do secretariado é otimizado.
os pacientes recebem, via e-mail ou celular, mensagens automáticas de lembretes das consultas agendadas, próximo da data de atendimento. Desta forma, a taxa de faltas é reduzida.
– ao acessar o perfil do paciente, o médico e demais profissionais da clínica, acessam os dados de atendimentos, notas, arquivos anexados e comunicações enviadas. Além disso, é possível escrever notas rápidas sobre o paciente.
– o sistema possui integração ao banco de dados da Memed, que conta com mais de 60 mil medicamentos. Diretamente na tela de atendimento, é possível ter acesso aos preços e bulário, para garantir facilidade e dinamismo na prescrição médica.
– Agora ficou mais fácil acompanhar a rotina de administração financeira do consultório, pois com o software iMedicina é possível ter fácil visualização do fluxo de caixa, fazer lançamentos financeiros (diretamente da agenda) e extração simplificada de relatórios por meio de filtros personalizados. Também é possível acessar o extrato de lançamentos, fluxo de caixa, gerar planilhas e relatórios financeiros.
Agora que você viu a importância das mídias sociais para a vida profissional, aprendeu o método correto de utilização destas redes, além de conhecer um software capaz facilitar o dia-a-dia na clínica e desenvolver conteúdos voltados para o marketing médico; não há desculpas para não ficar para trás e se adequar à era digital.
Não sabe como começar? Entre em contato com o iMedicina e tenha auxílio dos profissionais de marketing que farão seu negócio expandir na web e assim, ficar no topo das pesquisas do Google, contribuir com informações úteis sobre saúde, ter credibilidade perante à concorrência e aumentar a cartela de pacientes. Acesse www.imedicina.com.br e saia na frente!
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