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Não tenha medo de ousar: o agendamento eletrônico é parte do sucesso das clínicas modernas

Uma clínica não é nada sem seus pacientes. Por isso, além de oferecer um atendimento médico de qualidade, é preciso focar em transformar a experiência dos pacientes em algo simples, prático e até agradável. O agendamento eletrônico é uma das ferramentas que melhoram a experiência do paciente e facilitam o trabalho das secretárias nos consultórios e clínicas.

O agendamento eletrônico é um sistema que permite que o próprio paciente agende uma consulta, ao contrário do agendamento tradicional, feito por telefone ou na própria clínica.

A modernização na forma de agendar consultas e outros procedimentos já é realidade e quem reluta em acompanhar essa tendência corre o risco de ficar para trás, não só no campo da tecnologia, mas também no gosto dos clientes, cada vez mais acostumados a fazerem tudo on-line, aonde quer que estejam.

O agendamento eletrônico oferece diversas vantagens

O agendamento digital oferece muitos benefícios para a sua clínica e para os pacientes. Ele está acessível o tempo todo, de qualquer parte, é preciso apenas ter uma conexão de internet. Seus pacientes podem marcar consultas do conforto dos seus lares depois de um longo dia, durante o trabalho (muita gente não pode fazer ligações pessoais durante o expediente) e até na rua, pelo celular, ao se lembrar de que precisa ir ao médico ou assim que sentir dor.

O fato de ser um agendamento sem espera é um dos aspectos mais atraentes dessa ferramenta. Não é preciso perder tempo indo até a clínica ou tentando ligar para saber os horários disponíveis. Enquanto uma secretária ou recepcionista pode atender uma pessoa, o agendamento eletrônico ocorre de modo simultâneo por diversos pacientes, é fácil e rápido. Isso também facilita o trabalho das secretárias, que passam boa parte do seu tempo atendendo telefonemas e cuidando da agenda. Assim, sua equipe pode se dedicar a outras tarefas e receber com calma os pacientes que estão na clínica para serem atendidos.

Toda a equipe pode ter acesso ao sistema, cada um com seus próprios dados de acesso. É possível utilizar a ferramenta em qualquer lugar ou dispositivo conectado à internet, o que torna a rotina da clínica mais ágil e prática. Além disso, o sistema armazena um histórico de todos os agendamentos, que você pode acessar a qualquer momento e usar para gerar relatórios que vão dar informações específicas da sua clínica.

Por fim, o agendamento eletrônico reduz drasticamente as chances do paciente esquecer que marcou uma consulta. O motivo disso é que você pode programar o software para mandar lembretes para os pacientes sobre a consulta. Isso também faz com que a secretária não precise ligar para confirmar o comparecimento de cada pessoa, economizando tempo e energia que podem ser aplicados em outras tarefas.

O agendamento eletrônico é uma ferramenta segura

Tudo o que é novo gera uma desconfiança inicial, mas o agendamento on-line funciona de forma segura e eficiente, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esse sistema trabalha em conjunto com o site do seu consultório ou clínica. Ao acessar a página, o paciente poderá escolher a melhor opção de data e horária para ele, dentre as disponíveis no sistema, sem grandes complicações ou ligações demoradas. Mas, e se o paciente precisar mudar sua consulta? Ele mesmo pode modificar o agendamento no site, de acordo com os dias e horários disponíveis.

Os médicos e outros funcionários autorizados da equipe também podem realizar modificações nos agendamentos, facilitando quando é necessário fazer mudanças na agenda ou se surgir uma emergência que tomará muito tempo e impedir a realização de consultas. O paciente será avisado da alteração através de uma mensagem e terá a opção de reagendar seu atendimento.

Integração do agendamento eletrônico com outros recursos de gestão

O agendamento on-line tem mais uma vantagem: ele pode ser integrado a outras ferramentas utilizadas na gestão médica. Isso simplifica consideravelmente o trabalho e a rotina de uma clínica. É possível, por exemplo, integrá-lo a um software de gestão financeira e aos prontuários eletrônicos, criando assim uma visão mais ampla e completa do seu estabelecimento, de forma fácil e automática.

Com uma visão holística da sua clínica, você consegue saber qual é o seu público-alvo, quais são as épocas do ano em que mais atende pessoas, qual a procura para cada especialidade, quais horários e profissionais são mais requisitados, quais procedimentos têm mais procura, ou seja, você pode ver o que está dando certo, o que é preciso trabalhar e qual deve ser sua estratégia. Se à primeira vista o agendamento eletrônico pode parecer uma simples forma de marcar consultas, com um olhar aprofundado você perceberá que ele é muito mais do que isso, é parte fundamental de uma gestão eficiente e moderna.

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Escrito por
Equipe iMedicina