O futuro das clínicas: agenda online e prática

É impossível prever o futuro, mas podemos ter certeza de alguns elementos que estarão presente nele. Quando falamos do futuro no setor de saúde, observamos que softwares e sites que otimizam os processos de trabalho são alguns desses elementos. A agenda online é o exemplo mais notório.

Como consequência da facilidade e do barateamento dos serviços de saúde, mesmo as clínicas pequenas se deparam com dificuldades no agendamento. A demanda de ligações é bastante alta, e, se não há uma estrutura adequada para atender a elas, as reclamações dos pacientes serão constantes.

Para evitar linhas ocupadas, demora no retorno e horários restritos, as empresas estão entrando no mundo da agenda online. Isso é evidenciado pelo número de serviços disponíveis atualmente. Existem diversos pacotes, formatos, com os mais variados recursos, que atendem empresas de todo porte.

Por que a agenda online é tendência

Embora novo no Brasil, o sistema cresce rapidamente. Só os sites de agenda online já possuem mais de 4 mil profissionais cadastrados apenas em São Paulo. O sistema demonstrou, em uma pesquisa feita pela YepDoc, em 2012, que ele eleva a taxa de comparecimento. No agendamento tradicional, 12% dos pacientes não comparecem na hora marcada. No online, apenas 2%.

O número de benefícios de uma agenda online é alto. O primeiro é a própria eficiência em modernizar a tarefa. Há casos em que mesmo contando com mais de um profissional e dois telefones, a clínica não consegue suprir as demandas.

Além disso, é impossível ter uma atendente disponível ao telefone durante todas as horas do dia. Normalmente, essas profissionais precisam realizar outras atividades, como o atendimento presencial e o esclarecimento de dúvidas em outros canais.

Possibilidades oferecidas pela agenda online

A clínica que deseja modernizar o sistema de agendamento tem algumas opções. Ela pode contar com uma agenda online, disponibilizada em sites, pode comprar um software que armazena os dados em nuvem ou ainda pode contratar uma empresa terceirizada que possui uma agenda compartilhada.

Em qualquer forma, todos os horários disponíveis do médico – e dos demais especialistas que atendem no consultório – estarão disponíveis para os pacientes. O nível de reclamação despenca e os clientes se sentem mais confortáveis podendo marcar o próprio horário.

O sistema de agenda online permite a atualização em qualquer lugar, a qualquer hora, apenas utilizando a internet. Os profissionais e pacientes poderão acessar o site do smartphone. Isso gera benefício a todos, mas principalmente à empresa.

O índice de comparecimento nas consultas aumenta, porque o paciente é lembrado da sua consulta pelo sistema, via e-mail ou SMS. A liberdade dada a ele melhora a imagem da sua empresa e ajuda-o a fidelizar clientes. Eles podem solicitar o melhor horário sem precisar esperar horas na linha do telefone.

A clínica ganha mais tempo para os profissionais se dedicarem a outras tarefas. Em longo prazo, ela pode até obter novos pacientes, pois o sistema tende a garantir mais espaço na agenda. Isso sem mencionar os ganhos com economia de telefone e de funcionários, que costumam pesar no agendamento tradicional.

Para conhecer mais sobre agenda online e outros métodos que otimizarão seu negócio, leia outros artigos do site!

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