O que É Consultório Online e Como Funciona?

Consultório Online
Powered by Rock Convert

Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a internet mudou os hábitos de consumo da sociedade. Por isso, para usufruírem dos benefícios do mundo virtual, os profissionais de saúde precisam ampliar a sua forma de atendimento, implantando o consultório online.

Neste sentido, preparamos este artigo com todas as informações mais relevantes sobre essa nova forma de trabalho.

Entenda mais sobre consultório online

Trata-se de um consultório no qual todas ou grande parte dos serviços estão disponíveis na internet, tais como, marcação de consultas, prontuário do paciente, pesquisa de medicamentos e até o atendimento remoto.

Ainda, ter um consultório online é uma forma de se diferenciar da concorrência e oferecer a melhor experiência aos seus pacientes. Os benefícios são percebidos em curto, médio e longo prazo.

Quais são as vantagens?

Existem muitas vantagens em contar com essa tecnologia. Uma delas é a economia de tempo obtida, tanto para o paciente quanto para os funcionários. Geralmente, ao tentar marcar uma consulta no modelo tradicional, nem sempre o paciente tem sucesso na primeira tentativa.

Assim, com o agendamento online, ele não precisa aguardar e pode fazer a marcação de qualquer lugar, em qualquer hora e de qualquer dispositivo conectado à internet. 

Da mesma forma, como as agendas são integradas, os horários selecionados são automaticamente bloqueados para os profissionais de saúde, sem que a secretária precise registrá-los manualmente nas respectivas agendas.

Outrossim, com um bom software médico, o tempo gasto preenchendo fichas e prontuário é reduzido. Com campos e abas bem organizadas, o prontuário digital permite que o médico dedique sua atenção ao relato do paciente.

Outra vantagem é o envio automatizado de lembretes das consultas. Com isso, você reduz as chances do cliente esquecer o agendamento e, consequentemente, diminui o número de cancelamentos, faltas e remarcações.

Além disso, em um consultório online todos os documentos são digitalizados. Assim, a prescrição de medicamentos e os laudos de exames podem ser visualizados e impressos em casa, sem precisar se deslocar até o endereço do médico.

Como ele funciona?

Agora que você já conhece alguns dos benefícios desse formato de consultório, é provável que queira saber como colocar em prática. Para isso, será necessário alterar a execução de vários dos seus processos internos. Dentre as principais iniciativas, estão:

Site médico

O primeiro passo para ter um consultório online e marcar presença na internet é desenvolver o seu site médico, que funcionará como um cartão de visitas para os usuários da rede. Ao dispor de uma página, os seus serviços podem ser encontrados em uma pesquisa no Google, por exemplo.

Por isso, é importante que o seu site tenha um bom design, uma boa identidade visual e seja  otimizado. A otimização de uma página diz respeito a um conjunto de técnicas para deixá-la mais atrativa e funcional para os pacientes e para que seja melhor ranqueada pelo buscador.

Assim, com um site bem desenhado e ranqueado no Google, é possível aumentar consideravelmente o número de agendamentos realizados. Ademais, o site também permite que você interaja mais com seus pacientes.

Por meio dessa página, você pode oferecer um SAC virtual para tirar as dúvidas dos usuários, preparar artigos sobre saúde para informá-los e levar notícias importantes do setor.

Portanto, ao iniciar o planejamento da migração do seu consultório para o ambiente virtual, lembre-se que ter um site médico otimizado é essencial para alcançar bons resultados

Agendamento online

Uma reclamação recorrente entre os pacientes é a grande dificuldade que têm para marcar uma consulta médica, seja porque o telefone está sempre ocupado, pela indisponibilidade da agenda do profissional ou pela dificuldade em contactar a secretária.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Neste sentido, a realidade de um consultório online é completamente diferente, pois o paciente não precisa perder tempo para tentar a marcação. Isso porque ele tem a possibilidade de agendar as suas consultas pela internet, um serviço disponível 24h por dia.

Dessa maneira, para concluir o agendamento, o paciente precisa apenas acessar o seu site, avaliar a sua disponibilidade e efetuar a marcação. Ao disponibilizar esse recurso, você oferece comodidade ao seu paciente, melhorando a experiência dele com o seu serviço.

Ademais, com o agendamento online, a secretária dispõe de mais tempo e pode dedicar a sua atenção aos pacientes que estão na sala de espera e na recepção.

Outra vantagem dessa funcionalidade é o envio de lembretes de consultas via e-mail, SMS ou WhatsApp para o paciente, evitando que ele cancele ou falte à consulta.

Prontuário eletrônico

Em um mundo cada vez mais digital e sustentável, o uso indiscriminado do papel se tornou uma prática obsoleta. Porém, em um consultório não informatizado, os prontuários clínicos, as fichas de anamnese e receituários estão todos impressos. 

Com isso, você passa uma mensagem negativa para seus pacientes, pois ainda adota processos ultrapassados e não se mostra preocupado com a questão ambiental. Essa é uma situação que não ocorre em um consultório online, em razão de utilizarem o prontuário eletrônico.

Trata-se de uma ferramenta que contribui para tornar mais dinâmico o dia a dia de um consultório médico, agilizando ações que antes demandavam muito esforço e tempo da equipe, como, por exemplo:

  • modelos pré-configurados de prontuário médico, atestados, prescrições de medicamentos ou tratamentos e anamnese;
  • salvamento automático das informações inseridas;
  • centralização dos dados dos pacientes;
  • prontuário conta com campos de preenchimento automático, importando dados obtidos de outros documentos;
  • integração com bancos de dados de medicamentos;
  • maior segurança dos dados pessoais do paciente;
  • maior controle do acesso às informações.

Redes sociais

De acordo com pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 40% dos brasileiros que fazem automedicação também tem o hábito de se autodiagnosticar pela internet. 

Embora seja preocupante, essa estatística também mostra uma grande oportunidade de manter a população informada. Para isso, é preciso investir em conteúdos de qualidade para um blog e para as redes sociais.

Ainda, essa é uma prática que faz parte da rotina de um consultório online, que faz uso dessas plataformas para divulgar e compartilhar postagens relevantes para seus seguidores. 

De acordo com outra pesquisa, realizada pelo site We Are Social, o Facebook e o Instagram são as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Então, crie páginas atrativas nessas plataformas, fortaleça a sua presença digital e veja o aumento da sua base de pacientes.

Bulário eletrônico

Outro recurso muito utilizado nos consultórios online é a prescrição de medicamentos e tratamentos digital. Com isso, são eliminadas as recorrentes confusões causadas pela difícil compreensão da letra do médico.

Ademais, você também conta com o acesso ao bulário eletrônico, uma plataforma que possui uma base com milhares de medicamentos cadastrados. Assim, ao realizar a prescrição, você pode consultar a posologia, contraindicações, dosagem adequada, entre outros.

Contudo, a prescrição digital não é uma ferramenta que pode ser adquirida a parte. Para dispor dessa funcionalidade, você precisa implementar um prontuário eletrônico na sua empresa. 

Plataforma de telemedicina

A telemedicina é uma nova modalidade de atendimento médico, sendo realizado à distância por meio de uma plataforma. Embora seja uma novidade no Brasil, é uma prática muito comum em outros países, como EUA, Japão e China.

Ainda a telemedicina é regulada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da resolução n.º 1.463/2002 e restringe o uso amplo desse recurso. 

Um consultório online que dispõe dessa plataforma, tem todas as ferramentas necessárias para melhorar a relação médico-paciente, atraindo e fidelizando-os. 

Enfim, após a leitura deste artigo, temos certeza de que você entendeu o conceito de consultório online e o seu funcionamento. Então, caso deseje implementá-lo, procure por boas soluções digitais que ofereçam os recursos mencionados.

Quer aprender mais sobre a informatização do seu consultório? Faça download do ebook Clínicas Digitais.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: