O que o paciente espera quando entra na minha clínica de fisioterapia?

Clínica de fisioterapia: o que meus pacientes esperam da minha clínica?

A fisioterapia é um método de tratamento e de prevenção de doenças e lesões, por meio de massagens, exercícios e estímulos realizados com aparelhos específicos. Com uma rotina cada vez mais agitada e ao mesmo tempo monótona, as pessoas estão submetidas a funções extremamente repetitivas em seus ambientes de trabalho que, a longo prazo, podem resultar em lesões de diferentes intensidades nas articulações e nos músculos.

Para tratar dessas lesões, ou ainda preveni-las, a fisioterapia traz exercícios que são capazes de estimular os movimentos, da forma adequada, trazendo de volta o funcionamento correto da estrutura do nosso corpo. Diante de uma grande demanda, os profissionais da fisioterapia migraram dos grandes centros médicos e atendem, em maioria, em clínicas voltadas apenas para essa especialidade, no caso, as clínicas de fisioterapia.

Quando resolvem abrir uma clínica de fisioterapia, ou até mesmo quando já têm uma clínica montada há algum tempo, é comum que os profissionais fiquem em dúvida em relação ao que oferecer aos seus pacientes. A grande pergunta é: o que meus pacientes esperam da minha clínica?

A primeira, e mais óbvia resposta é: um tratamento satisfatório para seus problemas. No entanto, não é apenas isso. Na verdade, um bom tratamento é resultado de uma série de fatores, que, em conjunto, fazem com que seu paciente saia satisfeito.

Portanto, para oferecer um bom tratamento, é preciso, antes de tudo, saber o que está fazendo, ou melhor, estar preparado para atender. Além de possuir os conhecimentos necessários para realizar o tratamento, o paciente também espera que a sua clínica tenha os equipamentos mínimos necessários para realizar as atividades durante as sessões de fisioterapia.

O que fazer para não decepcionar o meu paciente na minha clínica de fisioterapia?

Para conquistar e conseguir fidelizar seus pacientes, é preciso oferecer um pouco mais do que equipamentos e tratamento adequado para os problemas. Outros detalhes devem fazer parte da sua rotina para satisfazer, por completo, todas as pessoas que você se dispõe a atender.

Dessa forma, para não decepcionar seus pacientes, invista em um local aconchegante e confortável. Pode parecer apenas um detalhe, mas chegar em um espaço bem estruturado, faz toda a diferença. Como se trata de um ambiente de tratamento e de recuperação, uma boa ideia é apostar nas cores mais claras, que dão a sensação de tranquilidade.

Como a qualidade do espaço interfere no bem-estar de seus pacientes?

Além do espaço, é importante que você também ofereça um bom atendimento em sua clínica de fisioterapia. Para isso, treine bem seus funcionários, principalmente as secretárias, que farão o primeiro contato com os pacientes. Um atendimento atencioso, a fim de solucionar todas as possíveis dúvidas dos pacientes, faz parte do tratamento e contribui para que o cliente se sinta mais à vontade dentro da sua clínica.

Por fim, separe um espaço dentro da sua clínica de fisioterapia também para descanso e recuperação. Após algumas sessões, os pacientes podem se sentir cansados e talvez precisem de um espaço para descansar. Por isso, ter uma sala de espera, com poltronas confortáveis, revistas e TV pode ser uma boa opção para agradar e satisfazer ainda mais seus pacientes.

 Para ser um bom profissional da área da saúde, não é só na medicina que você precisa se aprofundar. Se você está pensando em abrir o seu próprio consultório ou deseja ampliar seus resultados e o número de pacientes, você também precisa entender sobre gestão e marketing médico!

Aqui no iMedicina nós disponibilizamos uma universidade de cursos sobre gestão, marketing e planejamento estratégico para profissionais da área da saúde! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Confira outros artigos sobre este e outros assuntos em nosso blog. Acesse!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos