Perder pacientes é uma realidade no consultório? Entenda os motivos

Doctor greeting patient with a handshake at the hospital and medical insurance agent standing there

A procura por serviços de saúde é contínua, pois, sempre há a necessidade de consultar-se com um médico. Dessa forma, é possível afirmar que perder pacientes não deve ser uma rotina no consultório, sendo um problema motivado por erros no atendimento e no planejamento estratégico do negócio.

Quer saber quais são os motivos que costumam levar os pacientes a buscarem outros profissionais? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, descubra se algum desses erros estão sendo cometidos no seu consultório.

Principais erros que te faz perder pacientes

Mau atendimento

Independente do tipo de serviço oferecido, o atendimento é determinante para a satisfação de um cliente. Com os profissionais de saúde não é diferente. Ao procurar por assistência médica, as pessoas desejam receber a atenção necessária e além.

Isso porque, na maioria das vezes, essa busca é ocasionada pela presença de algum sintoma que traz desconforto, ansiedade e angústia ao paciente. Por isso, você precisa garantir que ele se sinta acolhido ao entrar no seu consultório.

Quando não há essa preocupação, e o paciente não recebe um atendimento satisfatório, é normal que ele procure por outro profissional. Neste sentido, é possível afirmar que o mau atendimento é um dos principais motivos que levam a clínica ou consultório a perder pacientes.

Ademais, a qualidade do atendimento não é percebida apenas pela forma como o paciente é recepcionado pela secretária ou pela facilidade na marcação de consultas. Esta qualidade é percebida, inclusive, pela atenção dedicada pelo médico durante a consulta e por sua capacidade técnica.

Então, para evitar que essa situação afete a sua lucratividade e a imagem do consultório, é preciso investir na capacitação de toda a equipe. Com essa atitude, os seus pacientes ficarão mais satisfeitos com o atendimento humanizado prestado.

Falta de diferenciais do consultório 

Com um número cada vez maior de médicos no mercado, o setor da saúde é hoje um dos mais concorridos. Assim, para conseguir atrair e fidelizar pacientes para o consultório, é necessário investir em diferenciais competitivos.

Além disso, com a popularização da internet e o fácil acesso à informação, surgiu um novo tipo de público: os pacientes digitais. Esse conceito define o perfil de indivíduos que pautam a escolha de um médico por avaliações na internet. Da mesma forma, eles avaliam a autoridade profissional nas redes e a oferta de recursos que facilitem a sua rotina de saúde.

Dessa forma, para ser capaz de atrair os pacientes digitais, você precisa investir na implementação de tecnologias que otimizam a rotina do consultório. Isso inclui:

Porém, além de atraí-los, também é necessário desenvolver processos que ajudem a conquistá-los. Assim, para fidelizar pacientes digitais, construa sua presença digital, melhore o seu relacionamento pós-consulta e amplie a oferta de canais de comunicação online.

Métodos de agendamento ineficazes podem levar o consultório a perder pacientes

Outra situação que pode levar o consultório a perder pacientes é a dificuldade no agendamento de uma consulta. Essa sempre foi uma das queixas mais frequentes dos pacientes. Além disso, este é um dos principais desafios encontrados por profissionais de saúde.

Durante muito tempo, a forma mais viável de um paciente marcar uma consulta era pelo contato telefônico com o consultório. Porém, a dependência do atendimento telefônico pode impossibilitar o agendamento, levando o paciente a procurar outro profissional.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, surgiu o sistema de agendamento online. Essa é uma das ferramentas que mais impactaram positivamente o setor de saúde. Agora, o paciente passa a ter total liberdade para agendar sua consulta, sem a necessidade de intermediários.

Isso porque, para efetuar a marcação, é necessário apenas acessar o site do profissional de saúde, verificar a disponibilidade da agenda e selecionar o dia e hora mais viável. Todo o processo pode ser feito de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Além disso, ao dispor da integração dessa ferramenta com um software médico, o paciente passa a receber SMS para lembrá-lo sobre a proximidade da consulta. Tudo de forma automática. Então, se você não deseja perder pacientes em função da dificuldade de agendamento, invista nessa funcionalidade.

Dificuldade para encontrar uma data para consulta

Além da dificuldade para conseguir marcar um horário, outra razão que costuma levar o consultório a perder pacientes é a falta de horários disponíveis. Diferente de outros serviços, nem sempre é possível esperar para ter a assistência médica necessária.

Ainda, o incômodo provocado por um possível sintoma faz com que o paciente procure por atendimento emergencial e não tenha condições de aguardar pela disponibilidade de um profissional. 

Entretanto, ao ter o seu problema solucionado, mesmo que de forma paliativa, são grandes as chances dele continuar a se consultar com o médico responsável pelo atendimento. No entanto, esse problema é uma situação de difícil resolução.

Contudo, para evitar ou reduzir a recorrência da indisponibilidade de horários, instrua seus colaboradores a estabelecerem uma rotina de verificação dos horários disponíveis. Assim, a agenda médica irá refletir a realidade do consultório.

Ademais, otimize o processo de confirmação de consultas com a implementação de um software de gestão, que ofereça tal funcionalidade. Com isso, você diminui o número de faltas e cancelamentos, além de permitir que os pacientes remarquem o agendamento de forma antecipada.

Perder pacientes pela dificuldade de contato

Com o advento dos canais de comunicação digitais, não há mais motivo para perder pacientes em função da dificuldade de contato. Ao dispor apenas do telefone como alternativa de contato, você transmite a imagem de atraso e de obsolescência.

Ainda, manter um bom relacionamento com o paciente é fundamental para fidelizá-lo. Porém, quando não há uma comunicação ativa do profissional, dificilmente ele continuará sendo fiel ao seu trabalho.

Então, amplie a oferta de canais para comunicação com os pacientes, privilegiando as plataformas digitais. Assim, além de modernizar seus processos, você demonstra para o público que está disponível.

Neste sentido, os melhores canais para manter o relacionamento e engajamento do paciente são:

  • Whatsapp ou Telegram;
  • e-mail marketing;
  • site médico;
  • blog;
  • redes sociais, em especial o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Contar apenas com indicações

O sucesso de um consultório médico está diretamente ligado à sua capacidade de conquistar e fidelizar pacientes. Porém, ao não desenvolver ações de marketing médico, e contar apenas com as indicações como estratégia de atração, dificilmente você alcançará o crescimento do negócio.

Embora as recomendações indiquem a satisfação dos pacientes com o seu trabalho, nem sempre elas são suficientes para manter a agenda lotada. Além disso, ao perder pacientes, o número de indicações tende a diminuir, trazendo prejuízos financeiros para o negócio.

Então, como você pode perceber, é possível adotar diversas medidas para evitar a baixa frequência no consultório. Apenas com essa mudança de atitude você estará preparado para lidar com os pacientes digitais.

Portanto, com a leitura deste artigo, você conheceu as principais alternativas para não levar o consultório a perder pacientes. Com isso, esse problema não será mais uma realidade presente na sua rotina.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe gratuitamente o Guia Indispensável para Gestão e Fidelização de pacientes de clínicas e consultórios. Você vai conhecer o que faltava para que o seu negócio ser destaque no mercado!

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