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Pixel do Facebook: o que é e quais os benefícios para o marketing médico

Você que tem uma clínica ou consultório, enquanto médico empreendedor, já sabe que precisa investir em alguns recursos de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes, certo?

Estratégias como conteúdo em redes sociais e anúncio patrocinado nessas mídias são ações do marketing médico que não podem ficar de fora da sua estratégia.

Patrocinar links nas redes sociais pode gerar um grande alcance, com um custo mais em conta. No entanto, para que isso leve os pacientes à marcação de consultas de fato, não basta apenas impulsionar o post e esperar por um milagre. É preciso acompanhar o resultado, melhorar o que está funcionando e rever o que não está fazendo sentido.

Um detalhe importante, que muitos não conhecem e que pode ajudar demais a acompanhar essas métricas, é o Pixel do Facebook.

Primeiramente, falar sobre pixel do Facebook pode parecer um assunto estritamente técnico e difícil de entender. Mas a ferramenta já não é mais novidade e pode ser muito fácil e simples de usar a seu favor. Basta conhecer os benefícios do uso e entender como funciona, que tudo fica mais interessante. 

Ainda, saiba que usando essa ferramenta, você pode aprender mais sobre o comportamento online dos seus pacientes e usá-lo como estratégia para atrair sucesso para o seu negócio. Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre o que é e como usar o pixel do Facebook. Acompanhe!

O que é o Pixel do Facebook?

Trata-se de uma ferramenta que pode auxiliar muito o marketing médico, sendo um bom aliado para a conversão de usuários do Facebook em potenciais pacientes para o seu negócio. 

Um post patrocinado no Facebook ou Instagram deve sempre levar o usuário a realizar uma ação. No caso das páginas de médicos, indicamos sempre levá-los a conhecer o site, que deve estar linkado no anúncio. Entretanto, o objetivo ainda pode ser visualizar um vídeo, agendar um procedimento, etc.

Nesse sentido, o pixel do Facebook analisa e permite mensurar a eficácia dos desses anúncios de publicidade, levando em consideração a ação que o paciente toma, a partir do anúncio. Isso quer dizer que ele mostra se o paciente navegou pelo site ou assistiu o vídeo, por exemplo.

Com o pixel, o Facebook consegue avaliar melhor o comportamento das pessoas que se engajam com seus anúncios para escolher aquelas que têm mais propensão em realizar a ação que você deseja e assim atingir o melhor público.

Por exemplo, se você faz um anúncio para tráfego no site, a plataforma escolhe mostrar os anúncios a quem está mais propenso a visitar o seu site. Se o patrocínio é para realizar um agendamento online, ela escolhe pessoas com propensão a realizar essa ação.

Aliado a boas estratégias de marketing médico, essa ferramenta pode fazer toda a diferença para te ajudar a acompanhar os resultados.

Sendo assim, você pode usar o pixel para:

  • garantir que seus anúncios estão sendo mostrados às pessoas certas;
  • encontrar novos pacientes ou visitantes do seu site;
  • gerar mais marcação de consultas configurando a ferramenta;
  • medir os resultados de seus anúncios;
  • compreender melhor o comportamento dos seus pacientes no seu site.

Como instalar o Pixel?

Antes de mais nada, para começar a instalação, você precisa criar um site para a sua clínica ou consultório. Nesse contexto, o Plano Premium do iMedicina oferece o benefício de criação site médico, o que já facilita muito essa tarefa.

Logo depois da criação do pixel, você poderá inserir o código no site de seu consultório ou clínica. Siga os passos abaixo para criar o seu pixel :

  • acesse o Gerenciador de Eventos do Facebook;
  • clique em Conectar fontes de dados e selecione Web;
  • selecione Pixel do Facebook e clique em Conectar;
  • adicione o Nome do pixel;
  • insira a URL do site para encontrar opções fáceis de configuração;
  • clique em Continuar.

Depois de adicionar o código de base do pixel do site de seu consultório ou clínica, você poderá configurar eventos para mensurar as ações que seus pacientes fazem e que interessam a você, como realizar o agendamento da consulta .

Além disso, é possível fazer isso instalando manualmente o código ou usando a ferramenta Configuração de eventos de apontar e clicar. Logo depois, confira se o pixel está funcionando corretamente. 

Assim que configurar o pixel do Facebook, ele será acionado quando alguém realizar uma ação no seu site, como clicar em um botão específico ou navegar pelo conteúdo.

Mais detalhes sobre o Pixel do Facebook

A ferramenta pode ser usada por qualquer usuário do Facebook Ads, não importa qual seja o tipo de site que tenha. Então, não importa se você é pessoa física, empresa ou agência, por exemplo. Basta ter acesso ao código do site para saber como inseri-lo e poder medir resultados dos anúncios do Facebook Ads fora da rede social.

Para que serve o Pixel do Facebook?

Basicamente, é uma forma de refinar sua estratégia de publicidade nas redes sociais. Assim, as informações que você coleta poderão ser utilizadas de diferentes modos.

Entender os dados de evento

Com o pixel, é possível entender todos os dados de evento dos visitantes das páginas monitoradas. Você pode ver os caminhos que os pacientes fazem até o cumprimento do objetivo, planejar o marketing digital para acertar mais em suas ações e atender às necessidades e interesses dos seus pacientes. 

O que são os eventos?

Eventos podem ser qualquer ação realizada dentro de um site,como adicionar informações de pagamento, adição ao carrinho, iniciar ou concluir um cadastro, comprar algo, doar, agendar a consulta, visitar um conteúdo específico, etc.

Rastrear conversões

Se seu paciente fizer cadastros em newsletter ou agendar uma consulta, essas ações podem ser acompanhadas assim que acontecerem, ou seja, imediatamente. 

Otimizar anúncios

A rede passa a analisar as suas conversões e a identificar perfis semelhantes para que seus anúncios gerem melhores resultados e alcancem mais público. 

Acessar informações do público

Aqui, você pode ter acesso a informações sobre o público que visita seu site, sabendo qual o impacto que os anúncios têm no público que você selecionou. Assim, é possível conferir: 

  • dados demográficos, como idade, nível educacional, profissão, relacionamento, entre outros;
  • dispositivos mais usados;
  • frequência de atividades, como curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • localização.

Por fim, escolha uma estratégia de marketing médico para seguir e adote o Pixel do Facebook para otimizar seus investimentos de publicidade

Quer saber mais sobre marketing médico e redes sociais? Baixe o Guia Definitivo de Redes Sociais para Consultório.

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Escrito por
Equipe iMedicina